3 dicas práticas pra feedback em pequenas empresas

Saiba como manter um clima tranquilo na conversa com funcionários, parceiros e sócios.

Uma das vantagens de empresas de pequeno porte é que a comunicação com toda a equipe é bem mais rápida e simples, né? Apesar disso, a proximidade muito grande entre as pessoas e o tratamento informal nesses negócios podem até dificultar um feedback sobre o que precisa ser melhorado! Quer saber como ter conversas construtivas com funcionários, sócios e parceiros do seu e-commerce? Nós aqui do Magalu temos algumas dicas bem legais pra você!

Feedback todo dia: não espere nenhum problema ficar grande demais! Aproveite que você tem contato diário com grande parte da sua equipe pra ficar de olho no trabalho e conversar sempre que necessário. Isso aumenta as chances de resolver contratempos enquanto eles ainda são pequenos e fáceis de resolver de um jeito rápido!

Fale de um jeito objetivo: e sempre de um jeito respeitoso, tá? O dia a dia de pequenas lojas virtuais pode ter uma linguagem informal e muitas vezes um funcionário, sócio ou parceiro acaba vendo aquele trabalho de um jeito bem pessoal pela dedicação que ele tem à empresa.

Então, a primeira coisa a fazer é chamar a pessoa e, em particular, explicar que a crítica construtiva é a respeito do trabalho apenas, não sobre o profissional, combinado?

Daí mostre o que tá acontecendo e não devia. Se tiver algo que comprove o que vai ser dito, é importante compartilhar com a pessoa. Destaque o que precisa ser melhorado de um modo direto e foque a conversa nessa questão, viu?

Deixe para conversar sobre outros detalhes depois, senão o feedback pode acabar não sendo muito bem entendido por quem vai ter que mudar de atitude.

Fique à disposição: faça isso tanto quanto possível. Uma solução pro problema não vai aparecer na hora do feedback, mas é importante escutar o que a outra pessoa tem a dizer pra você entender o que pode ter levado ao problema. No entanto, não confunda: não se trata de um debate!

Fale o que deseja, escute seu funcionário, sócio ou parceiro e, se ele tiver razão, peça desculpas e ajuste o que for necessário pra que o trabalho volte a fluir.

Do contrário, pergunte o que a pessoa entendeu que precisa ser feito e sugira alternativas por onde a situação pode começar a ser resolvida. Como e-commerces costumam ter equipes bem enxutas com bastante trabalho, talvez a outra pessoa não consiga parar pra pensar uma solução fora do que já é hábito dela no dia a dia.

Em alguns casos, é possível que vocês não cheguem a um consenso depois do feedback. Nesse caso, antes de qualquer decisão, é importante levar em conta todo o trabalho desenvolvido, tá? Afinal, a parceria entre seu e-commerce e essa pessoa ainda pode ser bastante benéfica apesar de algo não funcionar do jeito ideal.

Mas, seguindo essas dicas, você aumenta as chances de encontrar uma solução pra que sua empresa continue a crescer e mantenha um clima tranquilo e amigável entre todos os envolvidos com o dia a dia dela!

Ah, e lembre que também é importante dar feedbacks sobre coisas positivas! Isso ajuda qualquer pessoa a perceber o que ela tá fazendo certo, além de ser bastante motivador. E essa conversa pode ser em público! Legal, né?

Gostou? Nós aqui no Magalu ficamos sempre de olho em tudo o que pode ajudar seu e-commerce crescer cada vez mais! Fica de olho no nosso blog!

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