3 tendências de e-commerce que você tem que conhecer em 2020

Gente, o estudo Tendências e Previsões de Mídia, lançado pela empresa de consultoria Kantar, tá cheio de dados fresquinhos que mostram como a tecnologia vai influenciar muito a comunicação das empresas com os consumidores, viu? Agora, algumas das principais novidades dessa pesquisa falam sobre publicidade em áudio, redes móveis de internet e a aproximação entre produção de conteúdo e vendas. 

Quer ficar por dentro desses três detalhes? Nós aqui do blog vamos te contar! Vem ver!

Tecnologia de ponta: a rede 5G

A chegada da rede 5G de internet tá virando uma realidade em todo o mundo! No Brasil já tão fazendo testes desde o ano passado e, ao que parece, ela vai começar a fazer parte do dia a dia de todos já nos próximos anos!

E olha, isso vai fazer muita diferença na sua comunicação com os clientes, viu? Pra você ter uma ideia, essa rede chega a ser 20 vezes mais rápida que a internet que a maioria das pessoas tem no celular, com a tecnologia 4G. Por exemplo, vai ficar bem mais simples fazer um vídeo ao vivo e conversar ao mesmo tempo com muitos internautas, recebendo a imagem deles em tempo real. E isso é só o início!

Ficar por dentro da tecnologia 5G é importante porque ela vai aumentar as possibilidades dos produtos que vão ficar no seu e-commerce. Com o 5G, fica simples controlar de longe máquinas de lavar, cafeteiras, portões e até mesmo carros! Isso tem tudo pra mudar as características de muitos itens nos próximos anos.

Publicidade em áudio: podcasts

Quatro e cada 10 internautas brasileiros já escutaram podcast, segundo o Ibope

O podcast é mais ou menos como se fosse um programa de rádio, só que a principal diferença é que ele pode ser ouvido na hora em que a pessoa quiser! E dá pra escutar direto da internet ou então baixar num aparelho, como o smartphone. Agora, sabia que 40% dos internautas brasileiros ouvem ou já ouviram podcasts? É o que mostra um estudo do Ibope! 

Só os Estados Unidos contam com um número maior que esse! E a Kantar aponta que 63% dos profissionais de marketing pretendem aumentar o investimento de publicidade em podcast neste ano. 

A Kantar ainda mostra que, como os podcasts ainda tão ganhando destaque, não contam com tanta informação publicitária como em outros meios mais tradicionais. É uma oportunidade legal de conseguir a atenção de clientes sem tanta disputa!

Agora, os podcasts ainda precisam ter jeitos mais simples de medir a eficiência e os resultados com publicidade. Então, se quiser investir nesse segmento, precisa entender que é uma ferramenta que ainda tá em evolução, combinado?

Conteúdo: aproximação ainda maior com vendas

Olha, uma tendência bem legal apontada por esse estudo da Kantar é a compra aliada a um conteúdo. Por exemplo, é como se você tivesse vendo um vídeo numa rede social, como o TikTok, gostasse de um look e já pudesse escolher outro igual pra comprar! Prático, né?

Esse tipo de ação, segundo a Kantar, vem ajudando a fazer o e-commerce ser maior na China. Pra você ter uma ideia, esse é o país com o maior mercado de comércio virtual! Por lá, 70% dos adultos compram produtos on-line, enquanto que no restante do mundo esse percentual é de mais ou menos 47%. Uau!

E é possível encontrar várias outras novidades aparecendo no continente asiático! Um ótimo exemplo são aplicativos que mostram como um produto que aparece na sua TV vai ficar na sua sala usando realidade aumentada. E daí, se o cliente gostar, dá pra fechar a compra na hora. Muito moderno!

Mais informações da Kantar

São muitas tendências legais que tão nesse levantamento da Kantar e aqui nessa matéria aparecem aqueles que acreditamos ser os principais pra você, tá? Agora, o documento do estudo fala bastante também sobre influenciadores digitais, equilíbrio entre publicidade on-line e física, marketing social e muito mais!

Se quiser saber em detalhes tudo o que essa empresa acredita que vai acontecer no futuro do e-commerce, vale a pena dar uma lidinha na pesquisa completa! Pra ter acesso a ela, é só preencher esse cadastro aqui e fazer o download em seguida!

Ah, e nós já te falamos aqui no blog sobre influenciadores digitais e marketing social! Se quiser ver esses materiais, pode clicar aqui e aqui!

Fala sério, é bem mais simples ficar por dentro do que é importante pra sua loja virtual acompanhando as dicas aqui do nosso blog, né?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa