4 dicas importantes pra recuperar seu cliente

Se algo deu errado, tem que ter iniciativa pra que ele continue confiando na sua loja.

Gente, deixar o cliente satisfeito é sempre a meta da sua empresa, mas às vezes podem acontecer exceções que fogem do controle e acabam deixando ele mais distante, né? E a reconquista desse público é fundamental! Além de ser mais em conta do que estratégias pra conquistar novas pessoas, isso deixa mais fácil prever os recursos que você vai ter pra fazer investimentos, por exemplo.

Então, que tal algumas dicas pra tentar ganhar novamente um consumidor insatisfeito? Nós aqui do Magalu vamos te ajudar!

Ouça o cliente: ouça o que eles têm a dizer pra entender o que aconteceu e como gostariam que a situação fosse resolvida! Além de ficar de olho em contatos por serviços de atendimento ao cliente via telefone ou internet, vale agir de um jeito proativo pra pesquisar o que aconteceu. Por exemplo: faça um questionário pro seu cliente após a compra.

Responda rápido: primeiro porque a demora pra resolver a situação deixa o cliente tenso, o que pode diminuir as chances de ele querer saber o seu posicionamento.

Além disso, quanto mais demorar, mais oportunidades vão aparecer pro seu consumidor falar mal do seu e-commerce! Daí, o que é uma exceção, vai aparecer pra muitas pessoas como se fosse o seu padrão de negócio. Melhor evitar, né?

Então, responda rápido, explique que o problema já teve uma solução e faça um convite pra pessoa ter uma nova experiência com a sua loja virtual!

Seja transparente: respostas prontas e genéricas são percebidas pelos clientes e costumam deixar eles de mau humor, viu? Então, se algo no atendimento não saiu como esperado, explique que sua equipe tem trabalhado pra resolver a situação. Caso sua empresa esteja com a razão, também é válido dizer!

E, mesmo se a sua loja virtual tiver certa, vale a pena pensar quais estratégias vai adotar pra deixar o cliente por perto, tá? Créditos pra uma próxima compra e a explicação franca do que aconteceu pode convencer o consumidor que a situação é uma exceção e que vale a pena aceitar a recompensa pra continuar pertinho da sua loja!

Invista em relacionamento: pode ser legal ir aos poucos na reconquista do cliente, viu? Depois de entrar em contato com ele e explicar o que aconteceu, continue em contato como puder!

Se tiver autorização da pessoa pra enviar e-mails ou fazer telefonemas, mande mensagens de promoções e datas comemorativas, por exemplo. Uma outra estratégia é fazer um anúncio de outro produto, mais em conta, e aproveitar pra destacar que fez melhorias na sua loja on-line!

Além disso, caso a pessoa faça uma nova compra, que tal aproveitar pra mandar um brinde com uma mensagem de novas boas-vindas? Isso vai fazer com que ela perceba como é especial pra sua empresa!

Ah, quer aproveitar pra ver umas dicas de como conquistar novos clientes? Dá uma lida nessa matéria aqui!

Gostou? Nós aqui do Magalu temos muitas informações legais pros nossos parceiros! Vem conferir!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa