4 dicas pra lidar com pessoas difíceis

Gente, empreendedores falam com muitos clientes, fornecedores, parceiros e funcionários no dia a dia, né? E por isso, podem acontecer situações desafiadoras, ainda mais quando acontece algo envolvendo pessoas difíceis de lidar! Quer umas dicas pra lidar com esse público? Nós aqui do Magalu vamos te ajudar! Vem ver!

Ajude a pessoa a pensar sobre a questão: se você tem alguma proximidade com a pessoa que tem agido de maneira mais agressiva, fazer questões sobre o que tem levado a esse comportamento pode ajudar ela a perceber que tá chegando a um limite. 

Por exemplo, procure perguntar porque ela tá ansiosa ou tensa, sabe? Ficar à disposição pra ajudar em algo se necessário também pode ser legal!

Estabeleça limites: a conversa com pessoas difíceis muitas vezes não pode ser evitada no dia a dia, né? Então, entenda quais são seus próprios limites e informe com clareza a essa pessoa o que vai levar você a interromper o diálogo quando ultrapassado.

Agora, tem que fazer isso sem agressividade, combinado? Esse alinhamento é importante pra que todos consigam exercer suas atividades com mais tranquilidade.

Daí em diante, cada vez que uma situação estressante acontecer, vale a pena se afastar com educação e retomar a conversa só quando os ânimos ficarem mais calmos. Agir de modo agressivo apenas faz com que a pessoa nervosa fique ainda mais tensa!

Tenha empatia: conviver com uma pessoa difícil pode ser complicado, mas ver as qualidades dela também contribui pra um dia a dia mais leve, viu? Isso vai ajudar vocês a construírem uma relação, o que pode facilitar na hora de resolver algum problema.

Além disso, o comportamento de cada um pode depender do que tá acontecendo na vida, né? Então, a situação atual dela pode ser por conta de um problema pessoal que não tá bem resolvido. Então, leve em conta isso e tente lidar com a situação sem levar pro lado pessoal sempre que isso não te prejudique.

Conheça mais sobre você: também é importante ter bastante autoconhecimento na hora de saber como lidar com pessoas difíceis, tá? Afinal, só assim fica mais fácil entender o que te incomoda, o que pode tirar você do sério e como contornar situações delicadas.

Ah, perdeu um cliente porque ainda não sabia lidar com pessoas difíceis e precisa de uma ajudinha pra recuperar eles? Dá uma olhada nessa matéria aqui!

Gostou? As melhores dicas pro seu e-commerce tão aqui no nosso blog do Magalu! Vem conferir!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa