A importância de um bom networking

Reading Time: 2 minutes

Por Amanda Bonifácio, Magalu.

Você já deve ter ouvido alguém falando sobre networking, mas você sabe o que essa palavra significa?

Networking é uma palavra que vem do inglês e significa construir uma rede de contatos para trocar experiências, informações e potencializar oportunidades através de relacionamentos. Em ambientes corporativos, é muito comum encontrar esse termo.

Porém ela não é uma palavra tão praticada quanto falada, sendo ela importante para a base da socialização do profissional com os seus pares e por muitas vezes a chave do sucesso nos negócios.

Por onde começar?

Uma dúvida que pode surgir é por onde começar, muitos pensam que é só ir para um evento, ou reunião, com um monte de cartão de visitas e sair distribuindo. Mas um bom networking é construído pelas relações de troca onde você não pode pensar apenas no benefícios que ganha, mas também no que tem a oferecer.

Uma ótima dica seria analisar o melhor local e o que as pessoas que estiverem ali podem contribuir para o seu negócio, sempre pensando no que você também poderá contribuir em troca, e após isso se aproximar para um bate-papo até chegar no momento de entregar o cartão.

Para o networking ser eficaz para você ele não envolve apenas falar, mas também ouvir. Então, escute o que o outro tem para dizer, faça as perguntas certas e demonstre interesse nas respostas.

Onde posso conseguir um bom contato?

Essa pergunta não tem uma resposta certa, qualquer lugar é bom para fazer um relacionamento. Mas existem alguns lugares estratégicos são eles: eventos, palestras e workshops. Nestes locais estão reunidas diversas pessoas com o mesmo interesse que você, sendo assim fica muito mais fácil de aumentar o sua rede de networking.

Não desperdice nenhuma nova oportunidade de fazer um bom contato, participe de todos os eventos corporativos que você achar interessante. Assim, além do conhecimento você conhecerá muitas pessoas novas e que poderão ser de grande importância para o seu negócio.

Sou tímido(a), e agora?

É possível conseguir um bom networking mesmo você sendo tímido. Tente selecionar bem as pessoas com quem você gostaria de manter contato, antes de ir diretamente. Uma outra opção é pedir para algum conhecido te apresentar ao contato, pois isso já alivia um pouco da tensão.

Com o avanço da tecnologia fazer contatos online também é uma alternativa, existem aplicativos especializados somente no meio corporativo e que poderá ajudar a fazer o primeiro contato com as pessoas de seu interesse.

Mantenha proximidade com a sua rede

É muito importante pensar nessa questão, pois ter uma agenda cheia de contatos não significa ter um bom networking. Não adianta trocar diversos cartões, endereços de e-mails e redes sociais sem estreitar relações com essas pessoas.

Se você não se manter ativo com o seu networking será muito difícil ele surtir efeito quando você precisar, por isso tente ter proximidade com a sua rede. Ligue, interaja nas redes sociais, troque e-mail, compartilhe e entre outras opções. Tome cuidado para que essa interação não fique forçada e acabe se tornando hostil e invasiva, nesses casos é importante ser cauteloso.


Deixe seu comentário