ABC do marketing digital

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Aqui tão os principais termos que você precisa conhecer pra entender melhor essa área

Gente, as vendas pela internet podem fazer toda a diferença no faturamento da sua empresa, viu? Mas, pra desenvolver as estratégias de marketing on-line ideais pro seu negócio, é importante entender alguns termos básicos de marketing digital! Daí fica até mais fácil pesquisar sobre o que interessa mais pra sua empresa, né? Dá uma olhada nessa listinha!

Alcance: é o número de pessoas que viram o seu post. Então, se você quer uma estratégia pra fazer com que mais gente veja o que você veiculou, quer aumentar o alcance do conteúdo!

Blog: esse é fácil, já que este texto aqui tá num blog, né? O legal desse tipo de site é que ele é uma chance de levar a qualquer um dos seus públicos, como clientes e parceiros, informações que possam ser úteis e interessante a eles. É muito legal!

Conversão: é o que acontece quando o cliente compra algo ou contrata um serviço no seu site ou aplicativo. É diferente de Taxa de Conversão, que vou te mostrar mais pra frente, tá?

Engajamento: engajar seu público é fazer ele participar das suas ações, viu? Por exemplo, quando uma pessoa comenta num post seu ou compartilha um vídeo da sua empresa, seu conteúdo gerou engajamento.

E-mail marketing: é uma mensagem via e-mail que quer convencer o leitor a ficar em contato com a sua empresa, seja pra comprar um produto ou conhecer mais um serviço, por exemplo. Alguns estudos dizem que pouco mais de 20% das pessoas que recebem o seu e-mail vão ler, tá?

Funil de vendas: sabe um funil, que tem a boca bem aberta e depois vai ficando fininho até direcionar um jato fino de líquido? A ideia do funil de vendas é a mesma: você acompanhar e direcionar o cliente desde que ele entra em contato com a sua empresa até ele fazer a compra. Ou, se quiser, até após ele fechar negócio pra ver se o consumidor ficou satisfeito e se tem chances de uma nova venda.

Inbound marketing: é uma estratégia de marketing que atrai o cliente por meio de redes sociais, blogs, páginas de busca na internet em vez de ir atrás das pessoas pra tentar convencer elas a fazer uma compra ou outra ação. É o contrário de Outbound Marketing, que é o marketing tradicional, sabe?

Landing page: no universo do marketing digital, a landing page é uma página que tem como foco levar o cliente a uma conversão, tá? Então, ela costuma ter poucos links pra outras páginas e todo o conteúdo, sejam fotos, vídeos e textos, costumam tentar levar o consumidor a agir do jeito que a empresa quer.

Lead: é toda pessoa que já demonstrou, de algum jeito, interesse em ser cliente da sua empresa! Se uma pessoa cadastrou o e-mail dela no seu mailing, é um lead. Na internet, geralmente o consumidor dá dados que permitem entrar em contato com ele em troca de algum conteúdo que ele quer. Você pode dar um livro digital sobre um assunto interessante, por exemplo. Pensa nisso que vale a pena, viu?

Orgânico: é o comportamento das pessoas a um lugar naturalmente, porque elas procuraram, sem que ela tenha sido levada por uma propaganda ou algo parecido. Então, se uma pessoa digita o endereço do site da sua empresa no navegador dela, em vez de clicar num anúncio, ela fez um acesso orgânico.

Page view: é o número de vezes em que alguém viu uma página.

Persona: quando você vai fazer uma campanha de marketing, precisa ter em mente quem é que vai se interessar pelo seu produto, né? A persona é como se fosse o perfil dessa pessoa que pode querer fazer a compra. Você pensa em como é o seu cliente pra ter uma ideia de como falar com ele!

Responsivo: é a qualidade do site, aplicativo ou qualquer outro conteúdo que é adaptado pra aparecer direitinho em diferentes telas, como as de smartphones, PCs ou tablets, tá?

ROI: quantos Reais você precisou investir pra ganhar R$1? Entender isso é a ideia do ROI, uma sigla americana que significa Retorno sobre Investimento. Quanto menos você precisar investir e maior for o seu retorno, sinal de que sua estratégia tá dando certo!

SEO: mais uma sigla em inglês, gente. Essa significa Search Engine Optmization e é um grupo de estratégias pra deixar o seu site mais fácil de ser encontrado em sistemas de buscas, viu? Assim, você tem mais acessos e isso aumenta as chances de vender!

Taxa de conversão: essa taxa é calculada pelo número de pessoas que entraram no seu site, aplicativo ou serviço, por exemplo, dividida pela quantidade daquelas que fizeram o que você queria, como fechar uma compra. Olha, a taxa de conversão em e-commerces brasileiros costuma ser de 1,65%, tá? Ou seja, pouco mais de uma pessoa faz o que é esperado a cada 100 que dão uma passadinha por ele!

Conhecendo essas palavras, você vai ver que fica bem mais fácil entender muitos outros textos que você vai pesquisar pra fazer sua loja virtual vender muito mais!

Ah, e se quiser aproveitar todo esse conhecimento e fazer uma promoção incrível pros seus clientes, além de lucrativa, vale dar uma lida nesse texto aqui!

Nós aqui no Magalu temos algumas dicas bem legais neste blog pros nossos parceiros terem mais sucesso, viu? Vem conferir!


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