Almoço de negócios: dicas pra ter sucesso

Gente, almoços de negócios são ótimas oportunidades pra conhecer melhor clientes, parceiros e fornecedores com os quais você quer trabalhar mais. Agora, ainda que possa ser um pouco mais leve, esse encontro tem que ser encarado como uma atividade profissional, viu? E pra você fazer dele um sucesso, nós aqui do Magalu preparamos algumas dicas bem legais. Vem conferir!

Planejando o almoço

Olha, é fundamental escolher um restaurante que não seja barulhento pra não atrapalhar a conversa, tá? E também prefira aqueles que aceitam reservas! Afinal, não dá pra pedir que seus convidados fiquem esperando. Cabe a quem convidou fazer a reserva.

E pra aumentar as chances de todos os convidados terem disponibilidade pro almoço, tem um jeito simples! Primeiro, ligue em alguns dos restaurantes que podem ser bons pro encontro e veja datas disponíveis pra reserva. Depois sugira aos convidados esses mesmos dias e horários. Se fizer o contrário, pode ter que remarcar com as pessoas e isso causa bastante confusão nas agendas!

Se tiver restaurantes que já conhece bem, melhor ainda. Daí, caso as outras pessoas fiquem em dúvida sobre o que comer, você pode sugerir! Uma dica: se possível, descubra se algum dos convidados têm restrições alimentares. Assim dá pra evitar um constrangimento na hora de fazer os pedidos.

Tem mais: procure um local de fácil acesso pros convidados. Se eles chegarem já estressados porque ficaram perdidos ou fizeram uma viagem cansativa, o clima não vai ser o ideal pra conversas sobre negócios!

Ah, e não tem uma regra de antecedência, mas não faça o convite muito em cima pra não complicar a rotina de todos, tá? Uma ou duas semanas de antecedência pode ser um bom prazo caso o convite seja apenas pra uma pessoa, por exemplo.

Ao chegar no restaurante

A primeira dica é chegar um pouco antes do horário, tá? De 15 a 20 minutos já ajuda bastante a lidar com qualquer situação, como ver se é possível mudar de mesa caso tenha pessoas barulhentas ao lado. Se não tiver como e ainda for atrasar, avise o quanto antes os convidados com as suas desculpas e veja se a pessoa prefere remarcar ou aguardar!

Além disso, caso o restaurante não conte com hostess pra orientação dos clientes e vocês não se conheçam pessoalmente, é ideal dizer que roupas vai vestir. Mesmo que já tenham visto fotos uns dos outros, isso facilita bastante na hora de encontrar alguém num restaurante cheio!

Com todos sentados e após os cumprimentos, desligue o telefone caso ainda não tenha feito isso. Se for imprescindível ficar com ele por perto e ligado, explique a situação ao convidado! Afinal, avisos frequentes do aparelho vão desviar sua atenção e isso pode ser entendido como desinteresse por parte da outra pessoa.

Durante o encontro




Notebook na mesa: só caso já conheça os convidados e o clima seja informal

O ideal é não ir direto aos negócios, sabia? Falar sobre esse assunto sem quebrar o gelo antes pode não pegar muito bem! Por isso, jogue um pouco de conversa fora no início pra descontrair, isso é importante até mesmo no mundo dos negócios. Apenas evite assuntos polêmicos e temas muito pessoais, combinado? Afinal, esse bate-papo serve pra deixar o contato menos formal, mas não íntimo demais!

Outro detalhe que você precisa saber é que quase sempre as conversas continuam durante a refeição, que é feita lentamente, tá? Afinal, a comida é um pretexto pra essa reunião, em que vai ter bastante conversa!

E mesmo quando falar sobre sua empresa e o dia a dia dela, o almoço costuma funcionar mais pra comentar temas amplos, como expectativas sobre o mercado e projetos em que tem pensado. Mostrar informações com um notebook, por exemplo, só nos casos em que conhecer bem e tiver um clima de informalidade com os convidados!

Apareceu um assunto espinhoso e é importante terminar ele? É melhor adiar pra hora da sobremesa ou pro finalzinho. Aliás, um café é perfeito pra encerrar o encontro!

Evite bebidas alcoólicas mesmo no fim, a não ser que seja só um pouquinho pra comemorar porque fecharam um negócio ou caso faça parte da cultura das outras pessoas!

Por último, se você fez o convite pro encontro, deve pagar a conta, tá? O ideal é que isso seja feito de um jeito bem discreto e, caso tenha qualquer problema, busque resolver longe do convidado!

Com essas dicas, sua empresa vai ficar bem mais próxima de clientes importantes, fornecedores ou parceiros! Agora, quer aproveitar pra saber mais sobre como preparar reuniões produtivas no seu negócio? É só clicar aqui

Fala sério, aqui no blog do Magalu tá cheio de dicas bem legais pro dia a dia do seu e-commerce, né? Vem conferir outros textos nossos que vão fazer toda a diferença pra sua empresa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa