análise de dados dos clientes

Como a análise de dados dos clientes pode ajudar você a vender mais no marketplace?

A análise de dados dos clientes, caso feita da maneira correta, traz diversas vantagens competitivas para as empresas. Ela é fundamental pra qualquer negócio permanecer relevante no mercado — em especial no ambiente online.

A partir de informações de usuários, é possível entender melhor a jornada do consumidor, ou seja, desde o momento que ele desperta o interesse pelo produto até o fechamento da compra. Com isso, fica mais fácil mapear e criar estratégias de vendas pra alcançar mais consumidores, concorda?

Ficou curioso e quer saber mais sobre como a análise de dados dos clientes pode ajudar a vender mais no marketplace? Então, continue a leitura e veja o artigo que o Magalu preparou!

O que é análise de dados dos clientes?

A análise de dados dos clientes consta do cruzamento de um grande número de registros deixados pelos visitantes de um site. Com isso, é possível fazer uma avaliação desses usuários, chegando a um perfil ideal de consumidor que se interessa por determinado produto.

Ou seja, com a análise de dados dos clientes, é possível analisar quais são aqueles com maior adesão aos seus produtos, e com isso, você pode entender melhor o que ele procura, quando e como. Dessa forma, dá pra otimizar toda a sua estratégia de marketing.

Uma das vantagens da análise de dados dos clientes é que é possível evitar, por exemplo, questões que envolvem riscos pra lucratividade do negócio.

Qual é a importância de analisar dados dos clientes?

Como você pode perceber, a análise de dados dos clientes é fundamental pra que você tome decisões mais acertadas com relação ao futuro do negócio.

Isso porque as decisões passam a ser realizadas em cenários concretos, baseados em históricos de comportamento e de compra. Pra que isso seja possível, é preciso manter uma constância na análise desses dados, com um trabalho embasado em dados numéricos reais, combinado? Assim, as decisões com relação ao negócio serão mais acertadas e eficazes em curto, médio e longo prazo.

Quando nos referimos ao marketing para as plataformas digitais, a análise de dados dos clientes é ainda mais importante, já que a internet permite fazer a análise de métricas e acompanhamento de dados via relatórios. Mas, pra que a análise de dados seja de fato efetiva, é importante saber como usar essas informações estrategicamente.

Portanto, ao ter uma estratégia para as informações coletadas, é possível que esses dados deem origem a ideias pra melhorar os processos das empresas. Pra isso, é preciso se manter atento às possibilidades oferecidas pelas soluções e ferramentas do ambiente digital.

Como fazer a análise de dados dos clientes?

Pra fazer a análise de dados dos clientes, você vai precisar de algumas ferramentas de automação de dados, criadas pra identificar uma série de comportamentos no ambiente digital. É bem fácil procurar ferramentas fazendo uma busca no Google por “ferramentas de automação de dados”.

Com o cruzamento desses dados, você consegue identificar quem está visitando a página do seu e-commerce e melhorar a gestão de loja virtual. Dessa forma, fica mais fácil montar um perfil completo do usuário, que pode vir a se tornar um cliente.

O que pode ser analisado?

Esse processo de análise de dados dos clientes tem o nome de Big Data, que é o apanhado de ferramentas capazes de coletar informações mesmo de visitantes anônimos. Essas ferramentas podem identificar, por exemplo, informações como gênero, idade, profissão, estado civil e até mesmo histórico de relacionamento do cliente com a sua marca. Incrível, não é?

Powered by Rock Convert

Em alguns casos, ainda é possível traçar o perfil sobre o histórico financeiro do consumidor, o que também ajuda a criar estratégias de marketing mais certeiras para o seu negócio.

Com relação à análise de comportamento do consumidor na web, é possível descobrir quais foram as páginas que ele visitou, formulários preenchidos, links clicados e outras informações.

Dessa forma, torna-se mais fácil fazer o acompanhamento do comportamento do consumidor, bem como traçar quais serão as estratégias que a sua empresa pode seguir pra aumentar as vendas online.

Quais os benefícios de realizar a análise de dados dos clientes?

Essa análise concede uma série de benefícios pra empresas e também para os clientes. Isso acontece porque, caso você saiba quem visita o seu e-commerce, quais os riscos que envolvem a comercialização de produtos pra cada tipo de cliente em potencial e o comportamento dos consumidores ao lidar com a marca, é possível otimizar diversas estratégias e rotinas, tornando-as mais inteligentes.

Mas os benefícios de fazer a análise de dados dos clientes vão além. Confira a seguir!

Planejamento mais robusto

Ao saber exatamente o que o seu cliente procura e como ele faz isso, fica muito mais fácil entender o caminho que ele percorre pra chegar até o seu e-commerce. Com isso, você pode fazer um planejamento mais robusto e eficiente, com menor chance de desperdício de recursos. Ou seja, todo o seu investimento é otimizado, com a garantia de que você fala com o cliente certo.

Menor risco operacional

Quando você conhece profundamente as necessidades dos seus clientes, as chances de oferecer o que ele precisa nas condições ideais são aumentadas. Com isso, você eleva as chances de atendê-lo com qualidade e preço, fatores primordiais pra conquistar a preferência do consumidor.

Campanhas de marketing mais eficientes

Ao conhecer muito as necessidades do seu consumidor, você otimiza a sua verba de publicidade e de outras ações de marketing pra conferir mais visibilidade para os seus produtos.

Isso é possível porque, com a análise de dados, você fica sabendo quais são as páginas mais visitadas, os produtos mais visualizados e os banners mais clicados. Com isso, você pode melhorar o seu e-commerce e também as campanhas de marketing.

Já conhece o Magalu Marketplace?

Sabia que você pode se tornar um parceiro do Magalu Marketplace? Assim, usufrui de todo o conhecimento do nosso time de especialistas em análise de dados dos clientes pra melhorar as vendas e garantir o aumento das receitas.

Isso é possível porque as plataformas pra e-commerce contam com vários recursos de análise de dados, e você ainda pode se beneficiar do grande fluxo de usuários pra divulgar seus produtos. Tudo isso de forma fácil e bastante interativa.

Diante do exposto, fica claro que a análise de dados dos clientes é uma ferramenta fundamental pra elevar as vendas no marketplace, como o Magalu, e também em outras plataformas digitais, pois permite mapear o comportamento do consumidor.

Se você gostou deste artigo sobre análise de dados dos clientes, entre em contato e veja como ser um parceiro Magalu!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa