Logística | Inovações que ajudam no processo logístico da sua empresa

Reading Time: 2 minutes

Por Eduardo Ghisleni e Ana Carolina Pupim, Magalu.

Após o consumidor fechar o carrinho e concluir a sua compra se inicia o ciclo de expectativa do cliente para receber o produto comprado, porém entre o período da compra até o momento do recebimento do pedido, a logística têm um papel essencial em garantir a felicidade e satisfação do cliente. Dessa forma, temos visto diversas inovações para atingir esses objetivos e nesse artigo vamos falar sobre algumas delas e como elas têm impactado os clientes.

 

Eficiência na última milha

A última milha é o termo usado para denominar o momento que as mercadorias saem de um centro de distribuição para seguir ao seu destino final e ela é uma das partes mais sensíveis no transporte de cargas em virtude de motivos como insucesso de entrega, restrições de veículos de grande porte em áreas urbanas, custo entrega, entre outros.

Dessa forma, para garantir um envio rápido, eficiente e por um custo menor, a Magazine Luiza adquiriu em 2018 a startup Logbee que têm como principal diferencial realizar entregas expressas em zonas urbanas por um custo muito competitivo e com um excelente nível de serviço .Com o serviço da startup incorporado à Malha Luiza, alguns dos sellers do Marketplace do Magalu já estão usufruindo dos benefícios, que têm se mostrado um grande diferencial, reduzindo o prazo em até 60% e o custo de frete em até 80%.

Uso de analytics e big data na logística

O uso de Big Data e Data Analytics nos processos logísticos está permitindo que as empresas tomem decisões mais assertivas usando, por exemplo,  dados para antecipar períodos de pico, escassez de oferta futura e criar outras percepções para tomar decisões estratégicas a fim de melhorar posições de mercado e oferecer vantagens para o consumidor.  Ou seja, hoje é possível extrair diversos dados que podem ajudar a sua loja a se tornar mais competitiva, entretanto o grande desafio não é possuir os dados, mas sim analisá-los para tomar decisões que impactem positivamente o seu negócio.

Multicanalidade

O consumidor não se importa mais com o canal em que é realizada a compra, e sim com sua experiência com a marca no geral. Dessa forma, o Omnichannel é conceito do mercado de varejo que visa proporcionar experiência sem atritos para o cliente em qualquer interação com a marca. A integração entre lojas físicas e virtuais, têm proporcionando uma experiência mais completa para o cliente. Um exemplo de como isso funciona é o retira loja, no qual um usuário pode escolher e efetuar a compra online mas pode retirar sua encomenda em uma loja física próxima.

Outro exemplo legal de multicanalidade é que hoje, além de poder fazer o retira loja para pedidos vendidos e entregues pelo Magalu os clientes já podem comprar todo o sortimento do nosso Marketplace nas lojas físicas e a tendência é que essa integração entre o marketplace e as lojas aumente cada vez mais, trazendo novos benefícios para os nossos sellers.
Para finalizar, é importante ressaltar que é possível aprimorar os processos logísticos incorporando as novidades e melhores práticas. Por isso, fique atento às tendências e conte com a equipe do Magalu Entregas para entregarmos a melhor experiência de entrega possível para o nosso cliente.

Deixe seu comentário