aumentar vendas no marketplace

Conheça 10 estratégias para aumentar as vendas no marketplace!

As vendas pela internet podem ser realizadas por meio de diferentes canais, mas o marketplace tem se popularizado por causa das suas facilidades e vantagens. Com isso, a concorrência tem ficado cada vez mais acirrada. Pra que você alcance sucesso, é preciso buscar meios de aumentar vendas no marketplace.

São estratégias e práticas que vão ajudar a oferecer um atendimento ainda melhor para os seus clientes. Elas também vão gerar um diferencial que deixará sua loja mais atrativa, se destacando das outras.

Preparamos este artigo pra mostrar as 10 principais, que você já pode começar a colocar em prática. Veja como é fácil fazer a sua loja no marketplace bombar!

1. Otimize o prazo de entrega

Um dos motivos que levam as pessoas a fazerem compras pela internet é a praticidade. Porém, quem compra quer receber o seu produto no menor tempo possível, então, o prazo de entrega faz toda diferença para aumentar vendas no marketplace.

Oferecendo prazos menores, você vai atrair a atenção do público, que dará preferência pra sua loja por causa da agilidade no atendimento. Pra que você consiga trabalhar com bons prazos, é importante que cuide da logística da sua loja e escolha muito bem a empresa que fará a entrega.

Os pedidos precisam fluir rapidamente, encurtando o tempo entre o fechamento da venda, o empacotamento e o despacho. Essa rapidez somada à eficiência da empresa de entrega é o que vai ajudar a ter um diferencial competitivo.

2. Classifique os produtos

Organize seus itens por categorias para que eles sejam localizados mais facilmente pelo consumidor. No entanto, não se esqueça de que existem muitas mercadorias que podem ser encaixadas em mais de uma classificação. Essa prática permitirá que um produto apareça em ainda mais resultados de busca.

Algumas ferramentas, por exemplo, além da categoria de ferramentaria, entram em eletrônicos e itens para casa. Então, analise cada produto para ver em quais classificações ele se enquadra e aumentar as chances de vender.

3. Invista em boas imagens

Um detalhe que você não pode esquecer é que nas compras pela internet o consumidor não consegue ver o produto pessoalmente. Sendo assim, as imagens que ilustram as mercadorias precisam mostrar todos os detalhes que ele quer saber para tomar sua decisão com mais confiança.

Se você quiser aumentar as vendas no marketplace, vai precisar investir em boas imagens. Priorize a qualidade, prefira fundos brancos para destacar a mercadoria e acrescente algumas imagens com sugestões de uso. Foque os detalhes e diferenciais, mas lembre-se de que as imagens não podem ser muito pesadas pra não demorar pra carregar.

4. Capriche no título e na descrição

A imagem tem um impacto visual forte para o cliente, mas ela não é o único fator que vai influenciar a decisão de compra. Você também vai conseguir aumentar as vendas no marketplace se caprichar no título e na descrição dos seus produtos.

Use palavras-chave que definam muito bem o item que você está catalogando. Crie um pequeno texto pra falar a respeito das características dele. Não se trata de falar só bem do produto, mas mostrar o que ele faz, suas aplicações, indicações e aspectos técnicos.

5. Ofereça preços acessíveis

Tenha atenção com os preços trabalhados em sua loja pra que eles sejam competitivos. É válido fazer uma pesquisa de mercado e verificar quais valores estão sendo praticados pelos concorrentes pra se manter na mesma margem. Um pouquinho abaixo seria ainda mais atrativo!

É claro que os preços não podem prejudicar o seu lucro, mas existe uma forma de conseguir vender mais barato sem riscos. Você pode, por exemplo, selecionar melhor os fornecedores, escolhendo aqueles que trabalham com valores mais baixos. Um frete mais em conta também chama bastante a atenção.

6. Divulgue sua loja

No marketplace, o lojista tem a grande vantagem de participar automaticamente das campanhas de marketing que a plataforma realiza. Mas essa é uma ação que envolve todos os vendedores, por isso, não coloca os seus produtos em destaque especial.

O ideal é que você faça campanhas específicas pra sua loja, pra fazer a divulgação dela com uma ênfase maior. No Magalu, os parceiros podem aderir ao Magalu Ads, recebendo o suporte de especialistas pra criar anúncios com grande destaque.

E-book Marketing para Marketplace

7. Participe de programas especiais

Também é interessante participar de programas diferenciados oferecidos pela plataforma. Quem faz vendas online no Magalu Marketplace conta com o Cliente Ouro, que garante descontos especiais para os clientes mais assíduos.

O parceiro que adere a esse programa trabalha com descontos para um público seleto, tendo a certeza de obter retornos bem interessantes, já que são consumidores que fazem compras constantemente. Eles precisam manter essa frequência de aquisições pra continuar tendo direito aos descontos.

8. Abra diversos canais de comunicação

É comum o cliente ter alguma dificuldade ou dúvida ao fazer compras pela internet. Por isso, o lojista tem que disponibilizar canais de comunicação, pra que ele possa entrar em contato facilmente.

Evite oferecer apenas um meio de contato. Trabalhe com diferentes opções pra que seus clientes possam escolher. Essa prática também aumenta a confiança já que mostra que você está de prontidão para o que for preciso.

9. Preste um bom atendimento

Agora, de nada adianta abrir diversos canais de comunicação se eles não funcionam de verdade. As mensagens ou ligações feitas pelos seus clientes precisam ser atendidas pra que eles fiquem satisfeitos.

Ofereça um bom atendimento, sempre escutando o que o público tem a dizer. Trabalhe com profissionalismo, gentileza, empatia e educação, porque as pessoas sempre preferem fazer compras onde sentem que são bem atendidas.

10. Realize ações pós-venda

Não se esqueça de que seus canais de comunicação não servem apenas pra atender os clientes com o objetivo de incentivar a compra. Eles também funcionam como um espaço pra realizar ações de pós-venda.

O atendimento ao consumidor não termina depois que o pagamento e a entrega são efetuados. Você deve continuar à disposição caso aconteça algum problema com o produto, haja necessidade de uma troca, surja alguma dúvida na hora de usar, ou qualquer outro motivo.

Esse suporte faz toda a diferença pra cativar a simpatia do cliente. Mesmo que algum problema tenha acontecido, caso ele seja resolvido com eficiência, você tem maiores chances de realizar novas vendas por ter oferecido uma atenção de qualidade.

Você pode vender ainda mais fazendo parceria com o Magalu Marketplace. Afinal, oferecemos suporte e treinamento para os nossos lojistas construírem uma loja incrível e venderem mais. Além disso, tem os diferenciais do Magalu Marketplace: Magalu Entregas, Magalu Ads e o Cliente Ouro, além das lives pra você aprender tudo sobre e-commerce.

Com essas dicas que deixamos e sendo parte do Magalu, com certeza você vai aumentar vendas no marketplace e fazer a sua loja ser um grande sucesso! Pra ter tudo isso, é fácil: você só precisa fazer o seu cadastro, publicar seus produtos e começar a vender!

Gostou da ideia? Então entre em contato e veja quais são os passos iniciais pra você se tornar um parceiro do Magalu!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa