Benchmarking: saiba como começar

Nós vamos fazer 3 textos com dicas pra você saber o que melhorar na sua empresa.

Sabia que dá pra aprender muita coisa legal fazendo um comparativo da sua empresa com outros concorrentes? Pois é! Esse estudo, chamado benchmarking, tem tudo pra deixar o trabalho da sua loja virtual ainda melhor. E nós aqui do Magalu vamos te contar como desenvolver ele em 3 etapas, cada uma abordada num texto diferente, tá?

Essa primeira matéria aqui é sobre como começar a entender em quais áreas da sua empresa são possíveis melhorias. Vem ver!

Entendendo o que é preciso melhorar

Tem vários jeitos de perceber o que é possível melhorar na sua loja on-line, viu? Uma dica é conversar com sua equipe de funcionários e parceiros pra ter algumas ideias do que mudar. Eles conhecem o seu negócio e podem ter ideias valiosas sobre detalhes que talvez você nem tenha percebido!

Também é fundamental dar uma olhada no que é falado da sua empresa nas redes sociais e na internet. Cruzando esses comentários com a opinião de quem tá por perto da sua loja no dia a dia, dá pra ter pistas incríveis sobre oportunidades que podem ser aproveitadas.

Feito isso, o próximo passo é usar essas informações pra montar uma pesquisa com seus clientes! E o legal é que tem até alguns sites gratuitos pra te ajudar com isso. Você só tem que colocar as perguntas nele e mandar um link pras pessoas. Simples, né? Alguns até preparam relatórios bem fáceis de compreender com todas as respostas. Demais!

Pesquisa com clientes

Olha, entender direitinho o que o cliente pensa da sua empresa é muito importante pra saber o que tem que ser melhorado e qual é o melhor jeito de fazer isso.

Agora, pra começar esse bate-papo, é legal ficar de olho em alguns detalhes. Por exemplo, não faça muitas perguntas de uma vez só. A pesquisa deve se concentrar naqueles pontos que você identificou seguindo os passos que te falei antes.

Um questionário longo demais cansa as pessoas e elas muitas vezes nem terminam de responder a pesquisa, viu?

Além disso, na hora de escrever cada pergunta, faça isso de um modo simples e direto. É fundamental que o seu cliente não tenha dúvidas sobre o que você quer saber. Do contrário, pode dar uma resposta que não vai ajudar sua loja a se planejar, tá?

Outra dica é colocar perguntas com opções de respostas, sabe? Daí a pessoa só clica numa das opções, o que pode deixar bem mais fácil entender o que a pessoa quis dizer.

Daí, no fim da pesquisa, vale a pena colocar um espaço pra comentários. Assim é possível identificar outros pontos que ajudam na sua decisão do que é importante mudar.

Ah, e fique de olho no melhor momento pra fazer a pesquisa. Se você quiser saber como é comprar com a sua loja, o ideal é fazer a pesquisa logo depois de um negócio ter sido fechado! Aí a experiência do cliente com a sua empresa ainda tá fresquinha na cabeça dele.

Cliente oculto

Tá procurando ainda mais detalhes sobre como aumentar a satisfação dos clientes? Então, contrate um serviço de cliente oculto! Funciona assim: uma empresa especializada nesse tipo de trabalho vai fazer uma compra igualzinho a um cliente comum, mas com um olhar profissional sobre cada etapa do atendimento.

E tudo acontece sem que a empresa seja identificada pros seus funcionários. Daí dá pra saber direitinho como é fazer um pedido na sua loja, em quanto tempo chegam as respostas sobre devolução, se todas as informações são dadas pro público de um jeito claro e muito mais!

Com tudo isso em mente, é possível saber de um jeito bem mais detalhado o que é possível melhorar na sua própria empresa.

O próximo passo é pesquisar o que seus concorrentes diretos e indiretos fazem pra prestar um bom atendimento nos pontos que você precisa melhorar. E isso é o foco do nosso segundo texto sobre benchmarking, que vai chegar em breve aqui no blog do Magalu!

Enquanto isso, tem outras dicas bem legais que nós aqui do Magalu preparamos pros nossos parceiros aqui no blog. Vem dar uma olhadinha!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa