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Black Friday Magalu: é hora de pós-venda, e a gente te mostra como fazer isso

A próxima edição da Black Friday Magalu vem aí, trazendo a oportunidade de excelentes vendas para os nossos parceiros no marketplace. Porém, não basta apenas focar no aumento dos pedidos, já que essa data especial é a ocasião perfeita para aumentar a fidelização dos clientes.

Uma falha comum após a campanha da Black Friday é não trabalhar as ações de pós-venda e garantir a satisfação dos clientes com as compras realizadas. Algumas ações são essenciais para se destacar no mercado, além de serem fundamentais para manter o movimento ao longo do ano e também o sucesso para a próxima edição!

Preparamos este artigo pra te ajudar na missão de manter a fidelidade dos clientes. Além disso, vamos mostrar algumas ações realizadas durante a Black Friday Magalu nos últimos anos e o que rolou na edição de 2020.

Vem com a gente!

Resultados da Black Friday no comércio brasileiro

A Black Friday é a data mais forte para o varejo online atualmente. Oferece uma grande oportunidade pra atrair clientes e aumentar o volume de vendas, mas não só durante a campanha. Adotando estratégias de pós-venda, você sente os reflexos positivos durante o ano todo.

Outras datas especiais, como o Natal e os dias dos Namorados, das Mães, dos Pais e das Crianças, trazem bons retornos ao comércio. Porém, a Black Friday se destaca com o seu crescimento contínuo e os bilhões de reais que movimenta todos os anos.

Pra você ter uma ideia, a campanha teve início no Brasil em 2010. Em 2015, arrecadou R$ 1,5 bilhão, com um aumento de 76% em relação a 2014. Em 2020, o retorno também foi muito bom, pois o varejo online faturou R$ 4,02 bilhões em dois dias.

O que isso tudo quer dizer? Bem, é que se você souber como aproveitar as oportunidades que foram criadas, fará ótimas vendas ao longo do ano. Ser um parceiro do Magalu Marketplace faz toda a diferença nesse caso, porque a Black Friday Magalu é sempre recheada de ações especiais pra atrair e fidelizar o público.

Ações da Black Friday Magalu

A Black Friday do Magalu Marketplace traz oportunidades únicas ao consumidor: estamos falando de descontos reais em produtos de qualidade. E os lojistas também saem ganhando, pois os parceiros têm o suporte de um time de profissionais que oferece ajuda e treinamento pra evitar problemas em cada negociação.

A fim de que os dois lados encontrem vantagens na campanha, o Magalu Marketplace desenvolve ações que fazem a Black Friday ser ainda mais especial. Temos a preocupação de buscar sempre a confiança do consumidor pra que ele saiba que, além de encontrar bons produtos, contará com a confiança de uma marca muito querida no mercado.

Nas próximas linhas, vamos te contar as estratégias mais marcantes e o sucesso da Black Friday Magalu nos últimos anos.

Foco na confiança

Apesar de a Black Friday ser uma grande campanha e oportunidade no comércio, é verdade que ela já teve sua imagem manchada por falsos descontos, levando o consumidor a reclamar junto a diversos órgãos. No caso do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), por exemplo, houve um boom de reclamações ligadas à demora da entrega e preços errados.

Indo na contramão disso, o Magalu Marketplace trabalha com base no pilar da confiança desde a primeira edição do evento. Uma das formas de fazer isso é por meio da avaliação de pesquisas de mercado, o que ajuda a entender a insatisfação do consumidor e oferecer uma solução que atenda às expectativas dele.

O Magalu acompanha de perto as ações dos parceiros pra garantir que eles consigam atender o público da melhor maneira. Com a gente, não tem “black fraude”, não. Nosso objetivo é garantir vendas saudáveis e sustentáveis, pois são negociações assim que ajudam a ganhar a confiança do consumidor.

Black Post

Uma grande aposta da Black Friday Magalu em 2018 foi o Black Post, realizado com objetivo de atrair a atenção do consumidor e ganhar sua confiança. Foi um grande divisor de águas, definindo boa parte do sucesso da campanha.

Funcionou assim: o Magalu postava nas redes sociais um produto escondido, a pessoa não sabia do que se tratava, mas era estimulada a comprar por um preço bem baixo, com base na confiança que tinha no Magalu.

Quem confiou de verdade conseguiu aproveitar ofertas incríveis, já que um dos produtos oferecidos foi uma Smart TV ultra HD, com 65 polegadas, que valia R$ 5.799, só que no Black Post ela foi anunciada por apenas R$ 999, e quem decidiu comprar saiu ganhando.

Aqueles que não participaram conferiram depois a grande repercussão do Black Post, comprovando que confiar no Magalu é realmente uma vantagem.

Bug da Lu

Bug da Lu foi, na verdade, um erro que aconteceu na plataforma durante o período de aniversário de 2019, comemorado entre setembro e outubro. Em uma madrugada, foram distribuídos vários cupons de desconto de R$ 1.000. Quem estava online naquele momento aproveitou pra fazer ótimas compras.

Apesar de ter sido um erro, o Magalu conseguiu reverter esse acontecido a seu favor, porque as pessoas acharam que os produtos comprados não seriam entregues, mas o compromisso foi honrado.

Isso acabou se tornando uma grande campanha de marketing, porque, além de o Magalu ter feito as entregas, pediu pra quem fez as compras usando o cupom postar nas redes sociais utilizando uma hashtag.

A ação contribuiu pra aumentar a confiança do público no Magalu Marketplace e permitiu atrair e engajar consumidores, com um resultado parecido com o do Black Post. Com o Bug da Lu, houve um recorde de instalação do aplicativo.

Black Friday Magalu 2020

A campanha de 2020 também foi um grande sucesso, com ofertas que trouxeram descontos de até 80%. Teve até o Show da Black, com uma super live que, além de música boa e convidados especiais, apresentou ofertas imperdíveis e a facilidade de conversar com os vendedores em tempo real.

Tudo isso fez a diferença pra atrair o público e aumentar a taxa de conversões do Magalu Marketplace. O resultado da edição 2020? Mais de um milhão de itens despachados por dia durante a Black Friday Magalu!

Dicas de pós-venda pra manter o sucesso da Black Friday Magalu

O alto volume de vendas alcançadas na Black Friday deixa qualquer lojista animado, mas é preciso ir com calma. O sucesso com a campanha não significa que o movimento vai continuar automaticamente nos demais meses.

Os clientes são atraídos pelos descontos, mas agora é o momento de você mostrar que tem mais do que bons preços a oferecer. Seu atendimento precisa ser excelente, e aqui que entram as ações de pós-venda. Elas envolvem práticas que já deveriam fazer parte da rotina de qualquer negócio.

Veja as melhores dicas pra estender o sucesso da Black Friday Magalu e evitar que os clientes desapareçam no restante do ano.

Ofereça um bom atendimento

As pessoas querem mais do que preço baixo. Receber atenção e um bom atendimento é fundamental, então, não corte o relacionamento com o cliente depois que a venda for realizada. Disponibilize canais de comunicação, responda mensagens e seja atencioso com dúvidas ou dificuldades.

Fortaleça a equipe

Por causa do aumento das vendas, talvez seja necessário fortalecer a equipe, já que a quantidade de mensagens pode aumentar. Peça ajuda para outros setores ou então contrate mais uma pessoa para dar conta. Se você trabalha com mercado de nicho, certifique-se de que a pessoa contratada tem conhecimento sobre o assunto. O importante é não deixar o cliente sem resposta.

Resolva os problemas com eficiência

Problemas podem acontecer, como erros na precificação, atrasos na entrega, necessidade de trocas e mercadoria defeituosa. Sempre que surgir alguma situação como essa, seja eficiente. Não ignore o seu cliente e resolva da melhor forma possível.

Trabalhe com transparência

Também quando surgirem problemas, trabalhe com uma visão 100% transparente. Pode ser a indisponibilidade de um produto ou um possível atraso na entrega, por exemplo. Se for possível, antecipe situações e converse com seu cliente; quando não, trabalhe com sinceridade explicando o que aconteceu e trazendo soluções.

Mantenha contato com o cliente

Não espere apenas o cliente entrar em contato. Continue fazendo contato com essa pessoa. Para isso, é importante colher dados no momento da compra, para assim criar um relacionamento próximo, que pode levar a novas oportunidades.

Elimine imprevistos antes que o cliente perceba

É comum que erros e problemas aconteçam durante a Black Friday por conta do grande volume de pedidos realizados na data. Quando o consumidor se depara com tais imprevistos e não consegue resolvê-los sozinho, isso pode prejudicar a confiança que ele tem com seu negócio.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental cuidar para que qualquer imprevisto seja identificado antes mesmo que o cliente esteja ciente do ocorrido. Dessa forma, é possível antecipar-se e corrigir o erro assim que ele acontece, demonstrando uma postura de transparência ao cliente.

Facilite trocas e devoluções

Nem sempre o consumidor fica satisfeito com a compra, especialmente quando ela é feita online. Nesse caso, é comum que a opção seja pela troca ou devolução do produto adquirido. Em datas especiais, como a Black Friday, muitas vezes o processo de troca ou devolução acaba se transformando numa experiência ruim para o consumidor, afetando a relação que ele tem com a empresa.

Por esse motivo, é importante que todo o processo seja facilitado e que o problema seja resolvido de forma rápida e conveniente. Esse tipo de atitude é indispensável pra desenvolver um laço de confiança e conquistar a fidelização do cliente.

Dê controle ao cliente

Nos dias atuais, os clientes desejam estar no controle de todo o processo de compra, principalmente se tratando de compras online. Essa autonomia do consumidor exige que ele tenha acesso a todas as ferramentas e informações necessárias na jornada de compra. Isso possibilita a tomada de decisões e a resolução de eventuais problemas que possam aparecer no caminho.

Valorize o dinheiro do cliente

Quando um cliente decide adquirir um produto, ele está confiando esse dinheiro a você. Nesse período de inflação em alta que o país enfrenta, mais do que nunca é preciso valorizar esse investimento.

Sendo assim, no caso de o consumidor desejar o reembolso do valor da compra, a dica é oferecer vantagens para que isso não aconteça. Isso pode ser feito oferecendo algumas opções como vale-compras ou receber de volta parte do valor que foi gasto — o famoso cashback.

Prepare-se estrategicamente

Como a Black Friday é uma data onde há um aumento na demanda, nada mais sensato do que preparar-se estrategicamente para lidar da melhor forma possível com esse período. No e-commerce, isso inclui desde manter uma estruturação financeira pra oferecer preços mais baixos até criar uma operação logística para a entrega dos pedidos dentro do prazo.

Que tal criar um calendário pós Black Friday? Ele deve contar com promoções exclusivas com o objetivo de manter o desejo do público em continuar comprando após a data. Uma dica são os descontos para as compras online oferecidos na segunda-feira seguinte à Black Friday, o que é conhecido como Cyber Monday.

Outras estratégias incluem a queima de determinados produtos que restaram no estoque ou preparar uma promoção especial para o início do próximo ano, quando as vendas costumam ser mais modestas.

Para ter vantagem competitiva, lembre-se de que é preciso se preocupar com todas as etapas da venda de maneira equivalente. Além disso, não se esqueça de que a Black Friday Magalu não se encerra após a conclusão do pagamento. Sendo assim, você não precisa desfrutar do sucesso dessa campanha somente no final do ano para atrair mais clientes e fidelizá-los.

Já está mais do que na hora de começar a preparar sua loja para a próxima edição da Black Friday. Por isso, confira as dicas que separamos neste post!

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