Black Friday: mais dicas pra arrasar nas vendas!

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Gente, só falta menos de 30 dias pra Black Friday, um dos eventos que mais movimenta o comércio no país! E tem uma pesquisa feita em parceria da Social Miner com as empresas Vindi, Neoassist, MindMiners, Anymarket, Rankmyapp e GhFly que pode te dar algumas ideias bem legais pra arrasar em vendas nessa data!

O link pra baixar o estudo completo, cheio de dados e exemplos bem interessantes, tá no fim desta matéria. Agora, antes de você separar um tempinho pra ler as mais de 80 páginas de conteúdo dele, tem alguns detalhes que já separamos aqui e que podem ser bem interessantes!

Etapas da jornada de compra

Olha, o estudo é separado em 4 etapas da jornada de compra dos clientes durante a Black Friday 2018 e eles envolvem desde o momento em que a pessoa ainda não sabe bem o que ela precisa e como um produto pode ajudar até o período pós-compra numa loja!

E o levantamento teve por base o comportamento de mais de 25 mil pessoas navegando na internet! Bastante gente, né? A ideia é que, com as dicas dele, você consiga preparar melhor sua equipe pra mandar bem nas vendas e atender seus clientes do jeito ideal!

Começando o mês: pelo que o estudo mostrou, nos primeiros dias de novembro já costuma dar pra perceber um aumento nos cadastros em sites por parte de quem pretende aproveitar as promoções, viu? É a hora em que as pessoas tão sondando o que tem de bom pra aproveitar, mesmo que ainda não saibam se precisam de algo!

Início do mês: ainda sem saber o que comprar, consumidores fazem mais cadastros 

E isso se mantém ao longo do mês. No ano passado, o cadastramento até ficou mais intenso a partir do dia 19, que era uma sexta-feira antes do evento. Então, fica de olho pra não se perder nessa organização em 2019, o que pode dificultar sua conversa com o público numa data tão importante pras vendas!

Esse é um ótimo momento pra fazer uma comunicação mais leve, destacando mais a necessidade do cliente e ainda sem falar direto dos seus produtos, por exemplo. Mas também dá pra começar outros anúncios falando da utilidade dos seus produtos ou como eles podem ser úteis no dia a dia, porque pode ter clientes que tão pesquisando faz meses e já avançaram mais na decisão de compra.

A semana anterior: é hora de deixar mais reforçada a comunicação que explica como seus produtos podem ajudar no dia a dia, tá? Muitos consumidores que começaram o mês indecisos chegam nesse período já decididos e comparando preços!

A pesquisa ainda mostra que um grande número de clientes aumentou o empenho na busca em sites poucos dias antes da Black Friday 2018, entre 18 e 21 de novembro. Ou seja, domingo e quarta que antecederam o fim de semanas com maior venda!

O dia da Black Friday: ainda que muitas pessoas frequentem sites antes da Black Friday fazendo pesquisas, o maior movimento do mês acontece mesmo no dia do evento. Segundo dados desse estudo, a movimentação mais que dobra em relação ao segundo dia mais movimentado!

Então, mantenha a equipe a postos pra qualquer eventualidade, tá? Também é importante responder dúvidas por telefone ou em redes sociais rapidinho pra evitar que o cliente decida buscar o produto em outra loja!

Atenção a clientes podem entrar em contato pra tirar dúvidas antes de fechar a compra

Mantendo seus clientes: é importante pensar desde já algumas ações pra deixar esses novos contatos interessados na sua loja após a Black Friday, viu? Manter eles por perto é ótimo pro período de início de ano, já que o ritmo de vendas tende a diminuir!

Como fazer a comunicação

Olha, numa época em que tem tanta concorrência, o estudo mostra que vale a pena ser direto! Nas etapas mais focadas na compra, quando o cliente já sabe o que precisa, dá pra perceber que é importante destacar bem termos como Black Friday, descontos e até o percentual do desconto, se for interessante. Quanto mais fácil de as pessoas lembrarem de você, melhor!

Também é fundamental ter em mente quem é o cliente que seu e-commerce quer conquistar. São homens, mulheres, jovens, moradores de centros urbanos, por exemplo? Fazer uma comunicação bem focada aumenta as chances de chamar a atenção do público ideal!

Gostou? Essas são algumas ideias que dá pra tirar do estudo completo que se chama Black Friday – Uma Análise da Jornada de Compra. Você pode baixar ele bem aqui! 

Ah, e se quiser aproveitar, vale a pena ler também os textos anteriores do blog sobre Black Friday aqui, aqui e aqui!

Fala sério, vai ser bem mais fácil arrasar nas vendas durante a Black Friday com todas essas dicas, né?

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