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Como aproveitar a Black Friday no marketplace para vender mais?

Este ano você vai arrasar nas suas vendas na Black Friday no marketplace! Sabe por quê? É que as expectativas são muito boas! Afinal, o e-commerce está bombando e as pessoas podem intensificar as compras pela internet.

Mas não se esqueça de que a concorrência é alta. Para que você consiga se destacar, deve começar o planejamento antes da data. Assim, terá ofertas atrativas e a sua loja estará preparada pra atender as altas demandas da campanha.

A Black Friday é a sua oportunidade de alavancar as vendas de final de ano. Então, pedimos a ajuda de uma especialista para descobrir o que é preciso fazer pra aproveitar ao máximo. Continue lendo pra conferir as dicas da Gerente de Marketing do Magalu, Juliana Menezes de Faria. Você vai gostar!

A importância da Black Friday no marketplace

A Black Friday foi um estouro de vendas em 2020. Ela teve um crescimento de mais de 25% em relação a 2019, totalizando R$ 4,02 bilhões de faturamento no e-commerce. Isso aconteceu porque o comportamento do consumidor foi diferente.

“Com a pandemia, muitos consumidores passaram a comprar online, e percebemos que essa postura se manteve em 2021. Ou seja, o consumidor gostou do mundo digital”, esclarece Juliana.

Isso significa que você vai encontrar ótimas oportunidades na Black Friday do marketplace. Existe uma alta expectativa no e-commerce para este ano, então, é preciso se preparar para não ficar atrás da concorrência.

Dicas para seu marketplace vender mais na Black Friday

Juliana ressalta que o planejamento é fundamental para as vendas na Black Friday do marketplace. Cada lojista precisa estar preparado pra acompanhar as altas demandas da campanha e deve desenvolver ações e estratégias que chamem a atenção do consumidor.

“O tráfego durante os dias da Black Friday pode ser comparado ao de um mês fechado do ano. Isso significa que é um tsunami de consumidores em busca de produtos num período muito curto”, conta a especialista.

Começando a se organizar desde já, você vai conseguir dar conta de tudo e fazer ótimas vendas. Confira algumas dicas pra vender mais durante a campanha!

Organize tudo antes da data

A Black Friday do marketplace é um momento especial, então, a gente não pode improvisar. Comece a se organizar antes da data para, quando chegar a hora, estar tudo pronto para atender os clientes.

Equipe

Treine sua equipe pra que ela esteja pronta para atender as altas demandas. Esclareça as regras e políticas da sua campanha, como deve ser a abordagem e o que fazer em diferentes situações. Esses profissionais precisam estar bem preparados para que nada dê errado.

Estoque

É importante ter certeza de que você terá estoque suficiente para a Black Friday. Consulte seu fornecedor sobre a disponibilidade de produtos para que ele consiga fazer a reposição se houver alguma urgência.

Além disso, Juliana tem uma dica importante para que não faltem produtos: “deixe separados em seu estoque os seus principais itens; dedique uma parte para os canais de maior relevância. A organização minimiza a chance de erros”.

Logística

Defina como vai acontecer a logística dos pedidos. Segundo a especialista do Magalu, o frete é um fator muito decisivo na hora das compras online; então, é preciso definir bem as regras, promocionar e, sempre que possível, oferecer a opção grátis para ter uma boa vantagem.

A agilidade também é fundamental quando se trata de vendas online, como Juliane esclarece: “estamos vivendo numa geração imediatista, então quanto mais rápida for a sua entrega, maior a chance de conversão”.

Controle financeiro

A base da Black Friday no Marketplace são as ofertas e promoções vantajosas para o cliente. Porém, você não pode se esquecer de que elas precisam ser benéficas também para sua loja. Dê atenção às finanças fazendo um bom controle para ter lucros, não prejuízo.

Crie promoções atraentes

Já que falamos em promoções, veja o que fazer para que elas sejam atraentes para o público e destaquem sua loja durante a Black Friday no marketplace.

Escolha de produtos

Defina quais produtos têm maiores chances de vender bem. Aposte nos mais procurados pelos clientes, mas não perca a oportunidade de movimentar o estoque, oferecendo bons preços por produtos que estão parados.

Estratégias de vendas

As técnicas de promoção e estratégias de vendas são bem-vindas na Black Friday. Uma que pode funcionar bem é o upsell, que consiste em oferecer um produto mais completo por um preço promocional. Vale apostar, ainda, no cross-sell, no qual você vende um produto complementar. Isso ajuda a escoar o estoque. Até mesmo o bom e velho leve 2 pague 1 traz resultados interessantes.

Procure se destacar dos concorrentes

Juliana indica alguns questionamentos que ajudam a atrair o consumidor e se destacar dos concorrentes: “Quais termos são mais buscados? O que os consumidores vão buscar na Black Friday? Quais categorias estão em alta? Qual o preço que a concorrência está praticando? Consigo fazer um kit pra tornar um item exclusivo?”.

O ideal é olhar para os concorrentes e desenvolver diferenciais para oferecer vantagens maiores ao consumidor.

Boa precificação

“O consumidor estará em busca de descontos e sabemos que, a cada ano que passa, ele aprende novas maneiras de comparar preço”, alerta a especialista. Por isso, você precisa adotar uma boa estratégia de precificação.

A especialista recomenda outra estratégia pra ter uma loja mais competitiva: “Crie a rotina de comparar seu preço com os da concorrência. Pode ser que você esteja perdendo competitividade por um valor muito pequeno”.

Qualidade do atendimento

Um bom atendimento faz toda a diferença nas vendas online e pode ajudar você a ter mais sucesso. Esse é mais um motivo pra sua equipe estar preparada para ajudar o cliente a solucionar problemas, além de atuar com educação, eficiência e agilidade.

Catálogo bem elaborado

Sua vitrine na Black Friday do marketplace é o seu catálogo. É por meio dela que os clientes terão contato com os produtos que estão em promoção. Assim, é fundamental que esteja bem elaborada. Juliana recomenda:

  • conferir se as páginas dos produtos estão com boas descrições;
  • verificar se os títulos estão corretos;
  • usar termos mais buscados.

“Outro aspecto importante é dedicar um tempo para a descrição dos itens. Identificar todas as características físicas do produto é fundamental, mas também devemos acrescentar fatores qualitativos: por que aquele item será importante na vida do consumidor?”, Juliana sugere.

Fotos atrativas

Boas imagens são essenciais porque elas apresentam um produto para o cliente. Capriche na escolha das fotos, traga detalhes, ofereça algo atrativo e, se necessário, pratique no visual para despertar ainda mais o desejo de compra.

Reputação

Uma boa reputação é essencial para vender mais na Black Friday do marketplace, afinal, os clientes terão ótimas ofertas à sua disposição. Se a sua loja tiver bons preços e for de confiança, a chance de vender são maiores. Além disso, Juliana ressalta que, no Magalu Marketplace, uma loja com boa reputação fica elegível a diversos incentivos.

Anúncios

Os anúncios colocam seus produtos em uma posição destaque e permitem segmentar a campanha de Black Friday no marketplace. As promoções aparecem para as pessoas certas, aumentando as chances de venda. No Magalu Marketplace você pode aproveitar a ferramenta Magalu Ads.

Segundo Juliana, “o Magalu Ads é uma excelente estratégia por ajudar na divulgação dos produtos. Com ele, os sellers podem colocar seus itens numa vitrine especial, segmentando de acordo com o histórico de navegação dos consumidores”.

Com os anúncios, em vez de os seus produtos aparecerem misturados a várias outras ofertas, eles ficarão destacados e mais acessíveis para o cliente. Se todo o restante estiver bem-feito, com certeza você vai conseguir vender mais.

Agora, se você quer mesmo vender mais durante a Black Friday no marketplace, pode encontrar melhores oportunidades como parceiro do Magalu. Juliana conta o motivo: “estamos sempre investindo em soluções que sejam benéficas para o lojista e que o ajude a vender cada vez mais. Somos uma marca popular entre os brasileiros e nossa presença física é muito forte, fazendo com que os consumidores confiem na nossa marca e no que a gente está entregando”.

Colocando essas técnicas e ações em prática, e sendo um parceiro Magalu, sua loja vai arrasar durante a Black Friday no marketplace. Assim, você vai alcançar um ótimo desempenho pra fechar o ano com chave de ouro!

Não é só na Black Friday que você pode ter sucesso vendendo no Magalu Marketplace. Confira outros benefícios de se tornar um parceiro!

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