Boas práticas | Como fazer descrições que funcionam: 6 dicas

Aqui tem dicas bem legais pra quem quer vender em marketplaces!

 

Sabia que a apresentação do produto em um marketplace pode colocar sua loja bem à frente de concorrentes? Pois é! Além disso, uma boa descrição, com detalhes fáceis de entender, é fundamental pra que seus clientes fiquem seguros de que vão fazer a compra certa! Agora, quer umas dicas pra arrasar na descrição dos seus produtos? Aqui no Magalu tem várias! Olha só:

 

O que fazer

1 – Planeje o que vai escrever! Gente, isso ajuda muito a fazer um texto interessante e informativo, viu? Preparar uma lista com as principais informações a serem passadas pro consumidor é ótimo pra organizar as ideias.

Tenha sempre em mente que um bom texto descritivo deve dizer o que é o produto, pra que ele serve, o que o torna diferente ou melhor do que outros itens parecidos e como ele é usado.

 

2 – Seja objetivo e informativo. Hoje em dia tem muito conteúdo na internet, então, se o seu texto não trouxer informações úteis e escritas de um jeito simples, o cliente simplesmente vai procurar outro lugar pra tirar as dúvidas. Por isso, saiba que a sua descrição, junto com as fotos da mercadoria, vai ser decisiva para que o cliente decida comprar.

E é importante dar destaque pros principais pontos de cada mercadoria. Por exemplo, alguém que quer comprar armários vai querer saber de quais materiais o produto é feito e quantas portas e nichos ele tem. Já quem vai comprar um sofá, além do material, com certeza vai querer saber o tamanho dele, pra ver se é um móvel que cabe na casa.

Ah, e vale a pena reforçar as características do produto usando adjetivos que ajudem o leitor a pensar como ele é. Por exemplo, em vez de dizer apenas que é um sofá de três lugares, você pode escrever que é um sofá bem grande de três lugares.

Outra dica na hora de escrever sua descrição é deixar claro que todos os produtos têm qualidades! Então, mesmo se eles são mais simples, pode dizer que são muito econômicos; se tem poucos detalhes nas peças, costumam ser bem fáceis de limpar! O ideal é que na hora de escrever, você pense qual é a vantagem do seu produto e valorize essa informação.

 

3 – Priorize o que seu cliente deseja. É fundamental pensar com a cabeça do cliente. Só assim você vai conseguir destacar o que realmente importa nele.

O primeiro parágrafo precisa deixar claro que a mercadoria é exatamente aquilo que o cliente está procurando. Deixe o consumidor com a certeza de que você entende a necessidade dele e que o produto será muito útil no dia a dia.

Depois, pode apresentar outras características que considere importantes, como a beleza. Elas vão ser um atrativo a mais, mas não o principal!

 

O que NÃO fazer

1 – Não copie outros textos na íntegra. Gente, isso pode até trazer problemas, viu? Além disso, se fizer a cópia de um texto que não é seu, vai perder a oportunidade de entender melhor o produto e destacar as características dele que o seu público mais gosta.

Além disso, textos de outras pessoas podem ter erros, o que você só vai perceber se conhecer o produto. Então, se quiser dar uma olhada em alguns sites para ver como o produto costuma ser apresentado, não tem problema! Mas não faça cópias, combinado?

 

2 – Não anuncie que seu produto tem uma qualidade que ele não tem. Isso só vai desgastar seu relacionamento com o cliente! Mesmo que ele não peça a troca da peça, não vai mais comprar na sua loja e nem recomendar o seu serviço. Então, não vale a pena fazer isso. Sem falar que você pode acabar até tendo problemas legais!

 

3 – Evite ser muito formal! Na internet, muitas lojas estão adotando um tom um pouco mais descontraído e isso tem se mostrado muito bom na relação com os clientes. A dica é escrever como um vendedor de loja física fala! Assim, fica respeitoso e, ao mesmo tempo, fácil do cliente entender.

Quer ainda mais dicas pra fazer muito sucesso em um marketplace? Então, vale a pena dar uma lida nesse texto aqui sobre como usar o Instagram pra vender melhor!

Viu só como sua parceria com o Magalu faz toda a diferença no seu negócio? 😉

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa