cadastrar produtos

Confira 7 boas práticas para cadastrar produtos em marketplaces

Quem trabalha com vendas online já deve ter percebido que os marketplaces fazem parte das principais tendências de e-commerce. Mas, para aproveitar todos os benefícios dessa estratégia, é importante saber como cadastrar produtos e atrair os consumidores. Você sabe fazer isso?

Apesar de não ser uma tarefa tão complicada, ela exige cuidado para acertar em todos os detalhes e conseguir bons resultados com o seu parceiro no marketplace. Por isso, listamos 7 práticas fundamentais pra fazer o cadastro dos seus produtos, que vão trazer ainda mais sucesso a sua loja. Veja só!

1. Crie títulos atraentes

O título do produto é um dos itens que mais chama a atenção do comprador durante as buscas online. Por causa disso, ele deve ser completo e atraente, despertando o interesse do consumidor enquanto também oferece informações da oferta. Alguns dados que precisam ser destacados nesse momento são:

  • nome do produto;
  • modelo ou linha;
  • características específicas (tamanho, armazenamento etc.);
  • cor, sabor ou voltagem, quando for o caso;
  • marca.

A ideia é que, com a leitura do título, o consumidor consiga entender do que se trata o produto, com todas as características mais relevantes. Tente não usar abreviações, caracteres especiais e códigos internos, pois eles atrapalham a compreensão do leitor.

2. Capriche nas descrições dos produtos

A descrição dos produtos deve trazer todas as informações que podem ser úteis ao consumidor: medidas, dimensões, peso, componentes, cuidados, garantia, entre outras características. Afinal, na internet, diante da falta de dados, o cliente fará pesquisas pelas ferramentas de busca e pode chegar às opções da concorrência, fazendo com que você perca a venda.

Portanto, capriche no texto de apresentação, destacando também os benefícios que o consumidor terá com a compra. Se ele for voltado a datas comemorativas, como itens personalizados, aposte no lado emocional para conquistar o cliente.

Nesse sentido, coloque-se no lugar dos compradores e pense nas possíveis dúvidas, criando uma descrição que responda a todos os questionamentos. Também vale se inspirar em outros anúncios, a fim de entender o que pode ser acrescentado para um texto mais completo e atraente.

3. Use fotos reais e de boa qualidade

As fotos são fundamentais ao consumidor na avaliação da compra e servem como vitrine no marketplace. Assim, ao cadastrar produtos, utilize sempre imagens reais e de boa qualidade, que mostrem diversos ângulos. Tudo isso gera interesse no usuário, de modo que ele tenha todos os detalhes necessários ao decidir.

Quando for o caso, as imagens também podem trazer informações de uso do produto ou as dimensões — ao vender móveis, por exemplo, ou objetos pequenos que causem ilusão de tamanho, essa é uma ótima prática!

Outras dicas importantes em relação às fotos são utilizar equipamentos adequados, planejar uma boa iluminação e entender como fazer o melhor enquadramento para que a imagem fique agradável. Não edite ou inclua efeitos que alterem o produto e garanta uma boa resolução, de modo que os usuários possam utilizar a ferramenta de zoom e ter uma visualização melhor.

4. Cadastre todos os produtos do seu portfólio

Cadastre todos os produtos do portfólio que atendam ao público da plataforma. O segredo é sempre avaliar quais tipos de mercadorias são comercializados no local antes de escolher o marketplace parceiro. Contudo, ao fazer isso também é necessário ter atenção redobrada ao manter um bom controle de estoque.

A venda de objetos indisponíveis, por exemplo, é um problema que gera muitas reclamações dos consumidores — já que eles compram o item e pagam por ele, mas não o recebem. Mesmo com a realização de estornos do valor pago, isso traz transtornos que, em geral, ainda resultam em avaliações negativas que prejudicam a imagem do negócio.

Dependendo das regras do marketplace, você pode manter o cadastro ativo de todos os produtos, mesmo quando esgotados. Entretanto, sempre deixe uma informação visível e destacada que demonstre se eles estão indisponíveis.

5. Analise a concorrência

Outra dica essencial para cadastrar produtos da melhor forma é acompanhar os concorrentes. Veja como são feitos os anúncios e o feedback de clientes e, assim, aprenda algumas boas práticas que podem ser incluídas no seu planejamento.

Se você atua em um mercado de nicho, essa prática também auxiliará nas estratégias de negócio. Aproveite a análise de anúncios e veja os preços praticados, as condições de pagamento e o frete disponível. Nas compras online, é normal que os consumidores comparem justamente as ofertas para encontrar o melhor custo-benefício, então, isso ajudará a sua loja a se manter competitiva.

6. Acompanhe os comentários dos clientes

Depois de cadastrar os produtos, monitore os comentários deixados pelos clientes. Eles podem trazer dúvidas sobre os itens, apresentando pontos a serem melhorados nos anúncios — afinal, outros consumidores provavelmente terão as mesmas dúvidas.

O mesmo acontece em reclamações: em alguns casos, o problema que o comprador encontrou é decorrente da falta de informações em relação ao tipo de material ou aos itens que acompanham o objeto comercializado, por exemplo. Outro benefício dessa prática é a possibilidade de ter feedbacks do produto e do serviço prestado pela empresa, que poderão ser usados para trazer melhorias no atendimento.

7. Facilite a consulta de frete

A entrega é um dos pontos avaliados pelos usuários ao comprar itens em marketplaces, com ênfase no prazo e no custo. Portanto, os anúncios devem trazer informações claras do frete e contar com uma ferramenta prática de cálculo.

Assim, verifique sempre quais são as funcionalidades disponibilizadas pela parceira escolhida, a fim de garantir que seu cliente tenha acesso a informações mais fiéis sobre a entrega. Além disso, ao cadastrar o produto, insira os dados que serão usados ao calcular o frete, como dimensões, peso e local da coleta.

Se você seguir as nossas dicas de como cadastrar produtos no marketplace, a sua loja conseguirá atrair mais clientes e aumentará as chances de vendas. Então, não se esqueça de sempre revisar os anúncios e fazer testes para garantir as melhores estratégias.

Gostou deste conteúdo? Se você quer ficar por dentro de outras dicas de sucesso de vendas em marketplace, confira como usar o pós-venda para cativar o cliente!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa