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Dicas de como realizar o cadastro de produtos

Conheça 4 dicas infalíveis que vão melhorar o cadastramento dos seus produtos!

Um dos principais pontos na hora de vender via marketplaces é fazer um bom cadastro dos seus produtos. 

Colocar no anúncio todas as informações referentes ao item, além de um título e imagens que ilustram de forma clara e realista o que está sendo vendido é fundamental.

Essa prática é super importante e responsável por grande parte da conversão. Agora, se você quer saber como realizar uma catalogação mais assertiva, vem com a gente que vamos te passar 4 dicas valiosas!

Título com palavra-chave

Quando o cliente procurar por determinado produto na aba de busca, é esse ponto que vai determinar se ele vai achar o que procura. 

Logo, é necessário que ele seja muito direto e tenha a presença da palavra-chave, o que vai definir o grau de visibilidade que seu produto terá.

O mais indicado é que ela possua até no máximo 60 caracteres e siga um formato padronizado com as seguintes informações nesta sequência: nome, marca, modelo e duas características que sejam essenciais para a compreensão do que o produto é, como tamanho, cor e voltagem. 

Além disso, devem ser evitadas as seguintes práticas: o uso de palavras de gatilho (Compre Já! e Promoção, por exemplo), utilização de caracteres especiais (@ e #) e informações sobre como entrar em contato com o lojista (celular, e-mail e endereço).

Descrição detalhada

A descrição é onde você já estabelece um contato com o comprador em potencial, ou seja, aquela pessoa já clicou no anúncio e se sentiu atraída pelas impressões iniciais.

Se coloque no lugar dela e tente imaginar quais seriam suas dúvidas e perguntas sobre o produto e tente, de modo direto e objetivo, respondê-las na descrição.

Indique de qual material o produto é feito, de onde ele vêm, se é importado, ressalte seus pontos positivos e apresente algum diferencial, como, por exemplo, o tempo de garantia que está sendo oferecido. 

Se colocar no lugar do comprador é a chave.

Atenção: apesar de estar no mesmo site, nunca copie e cole o texto de outra descrição. Isso é mal visto pelos canais de venda e pode diminuir sua visibilidade.

Capriche na construção desse texto utilizando as famigeradas key-words, que são pensadas para melhorar o SEO, e levar o leitor a alguma CTA (Call To Action) como o “adicionar ao carrinho”. É aqui que começa o marketing do seu produto, então, tem que caprichar mesmo!

Cuidado: na hora que estiver falando sobre seus benefícios e funções, atente-se para não parecer que está vangloriando ou elogiando demais o item. 

Isso acaba soando genérico para o cliente e não é muito legal. Afinal de contas, ninguém nunca fez um anúncio criticando ou falando que a qualidade é mediana. 

Práticas proibidas na hora de fazer a descrição:

  • Colocar informações para contato e caracteres especiais;
  • Links de sites externos;
  • Qualquer tipo de imagem;
  • Informações sobre outros produtos que não estão inclusos no anúncio;
  • Códigos como HTML, CSS, Javascript;

Imagem de qualidade

Com o título, esses dois pontos são os que mais tem o poder de impactar e chamar a atenção dos clientes. É o grande tchan! do seu anúncio.

O indicado é que você não pegue imagens do produto na internet, e sim que você invista em tirar fotos por sua conta. A autenticidade é tudo na hora de chamar a atenção para algo.

Além disso, é recomendado os seguintes cuidados na hora de definir a foto que será usada para exibir o produto na Magalu

  • A utilização de fundo branco não apenas ajuda a destacar o item como também é o mais aceito pela maioria dos marketplaces;
  • É necessário no mínimo duas fotos, para mostrar o produto de diferentes ângulos;
  • Em relação às dimensões, o mínimo é de 900 x 900 pixels e o máximo é de 1200 x 1200 pixels;
  • O formato precisa ser JPG e ter como tamanho no máximo até 2 MB;
  • É proibido a presença de marca d’água;

Caso você queira saber algumas dicas extras sobre como escolher a melhor imagem e tirar uma fotografia top de modo caseiro, clique aqui!

Ficha técnica completa

É aqui onde devem estar absolutamente todos os detalhes da mercadoria. Quanto mais informações você colocar na ficha técnica, melhor! Além de ficar mais atrativo, vai mostrar que o varejista é uma autoridade quando o assunto é a categoria desse produto. 

Quando o cliente sabe exatamente o que está comprando, isso evita problemas de expectativa que podem até acarretar a um pedido de devolução.

Lembre-se: quanto mais completo o seu anúncio for,  mais visibilidade ele terá no canal de venda e melhor posicionado ele estará entre os demais. Se tem uma coisa que não precisa ser economizada são as informações, nunca é demais!

Geralmente essas explicações necessárias para completar a ficha técnica está na própria embalagem do produto ou é disponibilizada pelo fornecedor. 

Os atributos relevantes como cor, tamanho, gênero, peso, material, voltagem entre outras devem ser citados na ficha técnica.

Conclusão

Depois dessas dicas, só existe uma coisa que pode melhorar ainda mais o seu cadastramento de produtos e, ainda por cima, a performance de vendas do seu comércio: um hub de integração

E, o melhor de tudo: você sabia que a Magalu tem integração com o hub de integrador de marketplaces da Plugg.to?

Para saber mais sobre essa ferramenta, acesse nosso site e dê uma olhadinha no canal no YouTube, lá tem uma série de vídeos explicativos sobre o mundo dos marketplaces e as funcionalidades do hub de integração. 

Ah! E qualquer coisa é só chamar nossos consultores, eles sempre estão a postos para tirar qualquer dúvida!

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