canais de vendas

5 dicas de como explorar os canais de vendas para melhorar seu negócio

Você sabe como melhorar o seu negócio explorando os canais de vendas? Antes de tudo, é necessário que você tenha uma visão clara do que é um canal de venda. É um meio que as empresas conseguem comercializar produtos e serviços visando o seu público alvo.

Além disso, essas plataformas são uma excelente forma de fazer publicidade, divulgando a sua marca ao consumidor, gerando mais oportunidades de vendas e, assim, aumentando o faturamento.

Por isso, pensando em ajudar você a expandir o seu negócio e aumentar o número de oportunidades de vendas, preparamos esse conteúdo com as melhores dicas de como explorar os canais de vendas. Confira!

1. Estude profundamente seu cliente

Uma dica fundamental de como explorar os canais de vendas pra melhorar o seu negócio é conhecer profundamente o seu público. São os clientes que decidem o local ideal para seguir com o seu estabelecimento.

No entanto, pra ter mais clareza em relação aos canais de venda que podem ser oferecidos para cada cliente, é necessário apurar quais são as preferências deles. Desse modo, você consegue evitar despesas com a criação de aspectos que são irrelevantes.

2. Escolha quais canais de vendas melhor atenderão o seu público

Com essa dica, é possível saber como os clientes costumam comprar, se comunicar e onde esperam ser atendidos. Sabendo dessas informações, você escolhe os canais de vendas ideias pra cada cliente, para, assim, oferecer os seus produtos e serviços.

No entanto, antes de aderir aos canais de venda, é importante analisar todas as possibilidades pra não sofrer o risco de não conseguir sustentar eles depois. Desse modo, pelo fato de o meio online ter crescido recentemente, é necessário que as empresas menores se adéquem aos veículos digitais.

Essa também é uma ideia importante, pensando na divulgação do trabalho pra chamar os clientes para o estabelecimento físico, caso não haja uma loja virtual. Dessa forma, podemos citar alguns canais de vendas, como:

  • marketplace;
  • redes sociais;
  • e-commerce;
  • loja física;
  • WhatsApp.

3. Faça uma boa descrição de seus produtos e serviços

Seja online ou offline o seu canal de vendas, é essencial que a descrição de seus produtos ou serviços seja objetiva, clara e completa. Ou seja, informações mais lúcidas têm uma performance melhor nas redes sociais. Além do mais, é necessário ter uma continuidade de postagens e se destacar com um feed com bastante conteúdo de outros perfis.

Em relação às plataformas de e-commerce (comércio eletrônico), é importante disponibilizar informações mais objetivas, já que, nesse tipo de canal, o público quer conteúdo relacionado aos produtos que você vende.

Entretanto, se a sua forma de se comunicar permite uma linguagem informal, é totalmente possível usar ela em sua loja virtual. Mas, é claro, sempre passando as informações sem enrolar e antecipando as prováveis dúvidas dos clientes.

4. Acompanhe os indicadores de vendas

Pra calcular melhor as estratégias nos canais de vendas e entender se você está fazendo as coisas da maneira correta, é importante acompanhar as métricas e indicadores de vendas. Veja a seguir os principais indicadores fundamentais pra calcular a sua assertividade.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Essa métrica aponta o resultado da soma com os gastos da venda com o quanto você investiu em marketing, dividido pelo número de novos clientes. Ou seja, o Custo de Aquisição de Clientes deve ser inferior ao valor médio das vendas. Se isso não acontecer, você pode estar pagando pra que o consumidor seja o seu cliente.

Receita Recorrente Mensal (MRR)

A Receita Recorrente Mensal ou Monthly Recurring Revenue em inglês, é o indicador responsável por juntar a receita que se repete todo mês na empresa. Para obter esse número, é necessário multiplicar o número de consumidores pelo lucro recebido pago por cada um deles.

Caso esse valor não seja o suficiente pra continuar um funcionamento adequado do negócio, é um outro sinal de alerta.

Taxa de Cancelamento de Clientes (Churn)

Já esse indicador informa o número de clientes perdidos em um certo período. Se essa taxa for alta, é possível que a expectativa de seus clientes não estão sendo atendidas ao comprarem seu produto ou serviço. Portanto, isso pode ser um sinal de que o seu canal de venda não esteja alinhado ao processo e à comunicação comercial mais adequada. É importante ficar atento.

Life Time Value (LTV)

O Life Time Value é um indicador que tem o objetivo de saber quanto o cliente consome do seu negócio no período em que está conectado com ele. Ou seja, esse indicador é o preço do consumidor enquanto ele está presente na sua carteira. Dessa forma, essa quantia será bem alta, caso o seu canal de vendas esteja sendo lucrativo.

5. Garanta a estrutura do seu negócio

Não adianta em nada trabalhar com diversos tipos de canais de vendas, se não existe uma estrutura adequada para aguentar todos os processos. Por esse motivo, observe se a sua empresa tem condições de suportar todas as solicitações, desde a parte de pré-venda, o atendimento e até mesmo a entrega.

Além disso, se o seu negócio realiza entregas, veja se você tem possibilidade de cumprir o prazo combinado e, assim, consiga entregar os produtos na residência do seu cliente, antes de ampliar os seus canais de vendas.

É importante garantir que seus clientes tenham uma vivência equilibrada na aquisição de seus produtos ou serviços, ou seja, o mais parecido que der entre a loja física e online. Assim, isso não afetará a imagem da sua marca entre os consumidores, pois se os clientes têm experiências muito diferentes em cada um dos canais, é passada uma impressão de estarem adquirindo de duas marcas distintas.

Portanto, a gente viu neste texto as principais dicas de como explorar os canais de vendas pra melhorar o seu negócio, e uma ótima estratégia que você pode adotar é ser parceiro do Magalu Marketplace. Essa é uma excelente chance de você crescer as suas vendas e expandir a sua empresa.

Você curtiu essas dicas de como explorar os canais de vendas pra melhorar o seu negócio? Então continue em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Como ganhar dinheiro em casa com vendas em marketplace” para se tornar um especialista no assunto!

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