Código de barras EAN| Mais organização na sua empresa

Essa identificação ajuda muito no dia a dia e é fundamental pra marketplaces

Pretende expandir seus negócios e quer um jeito mais prático de fazer controle de estoque? Então, é bom saber mais sobre como o código de barras EAN pode te ajudar. Pra começar, além de deixar o cadastro de produtos mais simples, ele é fundamental pra quem pretende vender em marketplaces e fazer exportações. Agora, vem com a gente aqui do Magalu, que nós vamos te falar mais sobre esse código.

O que é o código de barras EAN?

EAN é a sigla pra European Article Number, ou Numeração Europeia de Artigos, tá? E ele é um código formado sempre por 13 dígitos, nessa ordem:

  • País de origem: esse lugar é identificado pelos 3 primeiros dígitos do código
  • Fabricante: essa identificação pode ter entre 4 e 6 dígitos
  • Produto comercializado: aqui pode ter entre 3 e 5 dígitos    
  • Dígito verificador: esse número é apenas 1 único dígito, calculado a partir de todos os outros. Ele serve pra certificar que a leitura dos dados anteriores é a correta.


Código EAN pode ser impresso pra facilitar o seu controle de produtos

E como são sempre 13 dígitos, ele também é conhecido como código EAN-13! Essa numeração aparece junto a um código de barras, que é uma representação em imagens dos dados de identificação de cada item.

Como fazer um código EAN?

Cada produto precisa ter um código EAN. Então, duas camisetas de uma mesma marca e modelo, mas de tamanhos diferentes, vão ter códigos diferentes também. O mesmo vale pra dois tablets do mesmo tipo se um é azul e o outro preto, por exemplo.

E, se você apenas revende produtos, o fabricante já deve ter cadastrado o produto com código EAN. Agora, se você fabrica seus próprios itens, é preciso providenciar esse registro. O bom é que tem empresas que fazem isso pra você, como a GS1 Brasil.

Uma dica: se um item que você vai vender já tem um número EAN, não faça um novo pra cadastro em marketplaces, tá? Isso pode causar confusão entre o que é comercializado na loja e levar até mesmo à exclusão do seu anúncio! Se ficar na dúvida se o seu produto já tem um registro EAN, o ideal é entrar em contato com o fabricante.

Quais são as vantagens de ter um produto com código EAN?

Mesmo quem não quer exportar ou vender produtos em marketplaces pode ter benefícios ao cadastrar seus produtos com esse código. É que como é uma numeração que traz detalhes sobre cada item, fica mais fácil organizar o estoque da sua loja com ela!

Sem falar que o código traz pra você informações sobre quantidade de peças em estoque, tamanho, cor e muito mais em segundos. Além disso, como trabalha em um sistema automatizado, ele reduz muito mais as chances de qualquer erro se comparado a uma pessoa fazendo o cadastro de cada item.

Outra vantagem é que é muito mais fácil treinar funcionários pra fazer a leitura do EAN com um leitor de código de barras do que mostrar como fazer a entrada ou saída de um produto da empresa em um sistema manual.

E se um marketplace já vende um produto idêntico ao que você vai cadastrar nele, o código EAN já ajuda a empresa a organizar as vendas de um jeito mais simples.

Gostou? Aqui nesse blog tem um monte de dicas que nós do Magalu preparamos pra você, que é empreendedor. Vem dar uma olhadinha!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

  1. Começei a pouco tempo vender no comércio eletrônico comprei meus códigos na empresa Conceito Job, já estou vendendo meus produtos.

Fale o que você pensa