comissionamento antecipado ou no fluxo

Comissionamento antecipado ou no fluxo: qual o mais indicado para você?

Escolher o comissionamento antecipado ou no fluxo pode parecer apenas uma questão matemática, mas a gestão financeira envolve estratégia. É justamente isso que torna essa área uma paixão pra quem percebe os detalhes que envolvem o setor. 

Por causa disso, não existe uma resposta do tipo A ou B. Em algumas situações, o melhor será usar a antecipação, enquanto, em outras, o ideal é usar o fluxo normal.

Bom, essas primeiras linhas são suficientes pra colocar umas perguntas na cabeça da gente, mas, nas próximas, vamos responder as que são importantes pra você tomar a melhor decisão. Vamos lá?

O que é o comissionamento no fluxo e como ele funciona?

O comissionamento no fluxo respeita o cronograma de entrada dos pagamentos de uma venda. Nessa modalidade de repasse, quando você vende em 10 parcelas, por exemplo, recebe cada uma delas conforme os débitos vencem e são compensados pelo sistema de pagamento.

Simples, não? Esses pagamentos vão seguir as regras de desbloqueio de recebíveis que, basicamente, consideram a efetivação das entregas pra liberar o pagamento. Nesse caso, também existem diferenças nas vendas nas quais você usa o Magalu Entregas, o que agiliza o processo.

É muito importante conhecer os detalhes de cada regra que definimos, pois isso facilita o seu planejamento financeiro e garante a saúde da conta bancária. Não vamos entrar em detalhes pra não sair do foco deste post, mas você pode usar o FAQ para tirar suas dúvidas. Vamos em frente?

O que é o comissionamento antecipado e como ele funciona?

Como o próprio nome diz, se o pagamento no fluxo respeita as datas de pagamento, o comissionamento antecipado é uma forma de adiantar os recebimentos

Pensando que o parcelamento da compra aumenta as chances de fechar negócio, esse recurso pode fazer grande diferença pra trabalhar com vendas online.

Ele permite oferecer prazo, mesmo que não consiga a mesma condição de pagamento com os seus fornecedores. A antecipação pode funcionar de duas formas, como você vê nos tópicos abaixo.

Automática

Quando você configura essa opção, todos os pedidos parcelados são liberados automaticamente para pagamento assim que desbloqueados. Mas atenção! Isso só ocorre a partir da data de adesão à antecipação automática. 

Por exemplo, se você solicitar a inclusão nesse modelo no dia 12/1, os pedidos feitos antes dessa data não serão antecipados, mesmo que tenham parcelas para vencer no mês 2. 

Mas, para os pedidos feitos depois do dia 12/1, todas as parcelas serão adiantadas. Os pagamentos vão respeitar o seu fluxo de repasse (mensal ou semanal), e você não precisará contratar novas antecipações.

Isso porque, aqui no Magalu, quando você adere ao fluxo de antecipação automática, pode definir se o pagamento vai ocorrer todo dia 5 (modalidade mensal), ou toda quarta-feira (modalidade semanal). Essa informação fica disponível em:

Central do Seller → Financeiro → Condições Comerciais

Manual

Nem precisa entrar em muitos detalhes, certo? Se na antecipação automática os pagamentos são todos adiantados, na manual, eles vão respeitar as regras do comissionamento de fluxo, com repasse de acordo com os pagamentos do cliente.

Pra gerar uma antecipação, será preciso fazer a solicitação manualmente, quando necessário. Além disso, quando você solicita a antecipação em um pagamento, não muda nada nos futuros. Em ambos os casos, os repasses são liberados já com o desconto das comissões, tudo bem?

Qual opção é a mais indicada?

Desde o início comentamos com você que não existe uma única resposta sobre qual o modelo mais indicado. Nas vendas online, o parcelamento é ainda mais importante pra fechar negócios. Sem oferecer condições competitivas, o cliente muda de página em alguns cliques, e você pode nunca mais ouvir falar dele!

Isso significa que a antecipação é uma ferramenta de crescimento, que permite para cada parceiro escalar o negócio sem limitações financeiras. Se você depender apenas do capital próprio, pode conseguir um lucro superior em percentual, mas menor em volume — se isso limitar o total de vendas que pode fazer.

Outra oportunidade é investir capital que você usa para financiar as vendas em divulgação do seu e-commerce, o que fatalmente vai aumentar as vendas, certo? Ainda mais se você já testou e comprovou as ações que funcionam, pode fazer isso com um risco baixo e ganhos mais elevados.

No começo deste post, a gente também falou de decisões estratégicas do financeiro, lembra? Com essas explicações, já dá pra compreender a razão, mas vai facilitar muito entender um outro conceito importante em gestão de empresas e em economia. Vamos ver?

Custo de oportunidade (CO)

CO é o custo de tomar uma decisão de investimento no lugar da outra.Por exemplo: se alguém tem R$ 20 mil investidos na poupança, com um rendimento em torno de 2% ao ano, mas existe oportunidade de investir em outra modalidade que oferece 4% de ganho no mesmo período, então ela tem um custo de oportunidade de 50%. Isso porque está recebendo apenas metade do que pode ganhar.

Ao mesmo tempo, é preciso considerar os custos indiretos, como impostos e até a inflação. Ou seja, existem variáveis que influenciam os resultados. Quanto mais delas você considerar nos seus cálculos e avaliações, mais precisas e estratégicas serão suas decisões. 

Ao escolher entre comissionamento antecipado ou no fluxo, você também precisa considerar uma série de variáveis. A situação muda completamente com as possibilidades de crescimento que as antecipações oferecem. Porém, pense que elas são desnecessárias se você tem capital próprio e a empresa não está estruturada pra aumentar as vendas.

Nesse exemplo, logo que consiga formar a estrutura ideal, vale a pena voltar a estudar a possibilidade de antecipação. Fato é que o crédito ajuda na potencialização das vendas. De nada adianta ter o produto perfeito, agregar serviços de atendimento de excelência, que encantam o cliente e o estimulam a comprar, se não forem oferecidas as condições ideais para que o pagamento encaixe no orçamento dele.

Ficou tudo claro pra você? Basicamente, contamos o que precisa saber pra entender as diferenças entre o comissionamento antecipado ou no fluxo, mas nada impede que solicite informações adicionais.

Quer fazer parte do maior marketplace do Brasil? Vem ser um parceiro Magalu! Faça o seu cadastro e descubra como é fácil vender na internet.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa