Como aliar a automação de marketing ao marketplace

Aprenda como aliar a automação de marketing ao seu marketplace

Entrar no site de uma loja e comprar algum produto ou serviço se tornou algo ainda mais comum na rotina de diversas pessoas, e estratégias como a automação de marketing para marketplace se tornaram protagonistas de muitos negócios.

Após o surgimento do marketing digital e das redes sociais, as pessoas mudaram completamente a sua forma de consumir e os empreendedores mudaram também a sua forma de produzir e vender. 

O conceito de marketplace vem justamente para mostrar como vender e comprar produtos se tornou mais fácil do que muitos poderiam imaginar, e mesmo nunca tendo ouvido falar sobre ele, muitas pessoas já tiveram contato com algum.

E com a tecnologia cada vez mais avançada, estratégias como a automação de marketing se juntaram aos marketplaces para mostrar o grande poder da internet e das mídias sociais no momento da compra. 

O que é marketplace?

Por mais desconhecido que esse termo pareça para alguns, o marketplace está entre os brasileiros desde 2012, trazendo novas formas de compra e venda e inovando o mercado.

O termo é a junção do significado das duas palavras que o compõe: market que significa mercado e place no sentido de lugar, ou seja, um lugar de compra em uma tradução mais adaptável. 

O marketplace nada mais é do que uma plataforma onde diversas lojas podem divulgar os seus produtos e serviços para que clientes possam adquirir, diminuindo o custo de grandes divulgações e proporcionando parcerias entre grandes empresas. 

Trata-se da venda de produtos e serviços por plataformas de terceiros, ou seja, você acessa a loja X para comprar um determinado produto que é vendido e entregue pela loja Y. 

O marketplace contém milhares de marcas que desejam aumentar o seu número de vendas e realizar parcerias com outras empresas que podem ajudar em seu crescimento.

Muitas pessoas assemelham o marketplace com o e-commerce, eles realmente possuem suas semelhanças, mas existe uma principal diferença entre eles e que não pode ser esquecida.

Um e-commerce trabalha com uma plataforma única e própria da marca, já o marketplace agrupa mais de uma marca em uma plataforma, que se torna comunitária. 

O que é automação de marketing?

A automação de marketing trata-se de um conjunto de estratégias realizadas de forma automática por meio de plataformas especializadas nessas ações. 

Sendo um dos pontos mais fortes e presentes dentro do marketing digital, pois otimiza um grande tempo das equipes e apresenta resultados promissores. 

Algumas das estratégias de automação são:

  • Disparo de e-mails.
  • Agendamento de posts nas redes sociais;
  • Chatbots;
  • Envio de mensagens para clientes;
  • Anúncios pagos.

Essas são algumas atitudes tomadas através da automação de marketing, e por mais que pareça simples, elas fazem toda a diferença no dia a dia de uma equipe de marketing e vendas, que precisam cuidar de muitas coisas ao mesmo tempo.

A automação de marketing e marketplace podem se aliar

Portanto, vamos à parte prática, ou seja, mostrar exemplos de como usar as estratégias de automação de marketing para melhorar os números de vendas do seu marketplace. 

  1. Faça disparo de e-mail para clientes cadastrados 

Quando um lead surge dentro do marketplace é necessário fazer o possível para não perdê-lo, por isso, deixar um e-mail automático pronto para ser enviado a ele após o cadastro nas plataformas garante a possível fidelização dele. 

Esses e-mails podem ser tanto com mensagens de boas vindas e ofertas que estão acontecendo na loja ou até mesmo conteúdos informativos, como exemplo, um artigo explicando sobre como funciona o Facebook Ads.

Afinal de contas, muito mais do que só fazer esse lead comprar o seu produto ou serviço, é necessário educá-los e nutri-los por meio de conteúdos de valor que agregarão conhecimento em suas vidas. 

  1. Invista em tráfego pago 

A maioria das redes sociais criaram ferramentas de automação focadas em anúncios pagos, ou seja, estratégias de impulsionamento que levam a marca da empresa para muitas outras pessoas dentro da plataforma.

A função dessa ferramenta é filtrar os usuários que poderiam se interessar pelo que a sua empresa oferece e ao mesmo tempo divulgar o seu produto ou serviço para eles, aumentando ainda mais a chance de compra.

O tráfego pago se tornou uma ótima estratégia, pois a equipe de vendas e marketing não precisa mais gastar horas e horas atrás de novos clientes, pois as plataformas que foram pagas para isso estão realizando esse trabalho perfeitamente.

E esse tempo pode ser otimizado, ou seja, as equipes podem se preocupar com outras estratégias e outras formas de divulgação e vendas para melhorar, ainda mais, os resultados da marca.

O Instagram Ads é um desses exemplos, que permite a publicação de um produto ou serviço a partir de um baixo custo com o objetivo de levar a oferta ao maior número de pessoas possíveis interessadas naquele anúncio. 

  1. Tenha um atendimento personalizado 

Os clientes estão ficando cada vez mais exigentes e inteligentes quando o assunto se trata de atendimento, eles não aceitam mais aquele atendimento padronizado por telefone onde eles não possuem voz para expressar suas opiniões e sentimentos.

Cada vez mais se fala sobre um atendimento humanizado com os cliente, ou seja, aquele atendimento em que o lead perceba que quem está do outro lado da tela também é um ser humano como ele, e não uma máquina com respostas prontas.

Esse tipo de atendimento não é fácil, mas também não é impossível. Portanto, uma equipe preparada e pessoas prontas para entender as dores e alegrias de seus clientes, fará da sua empresa um diferencial no seu ramo de atuação. 

Hoje, um lead que entra em contato com uma empresa para saber mais sobre o curso de como anunciar no Google Ads que ele viu em um marketplace, não quer saber apenas o valor, ele quer saber como aquele produto irá ajudá-lo na vida real.

Por isso, investir em canais de atendimento como os chatbots ou até mesmo o Whatsapp Business, torna o contato ainda mais rápido, prático e eficiente entre empresa e consumidor.

Sem deixar de lado o fato de se ter uma equipe preparada para esse tipo de atendimento, com profissionais que realmente se preocupam com o cliente e desejam ouvir as suas ideias e opiniões. 

Benefícios da automação de marketing dentro do marketplace

Dentre as diversas vantagens que a automação de marketing traz para um marketplace, separamos as principais, sendo elas:

  • Otimização do tempo;
  • Maior relacionamento com o cliente;
  • Chances maiores de fidelização;
  • Mais vendas;
  • Maior geração de leads;
  • Redução do CAC;
  • Melhoria em procedimentos.

A automação é muito mais do que só uma forma de vender mais, é uma estratégia que ajuda você e a sua equipe a tornarem os processos diários mais práticos e o atendimento mais humano e personalizado. 

Considerações finais

Esperamos que este artigo tenha acrescentado um pouco mais de conhecimento, valor, informação e qualidade na sua vida. 

Que tudo o que foi citado acima possa servir como inspiração para que continue estudando e buscando pelo melhor atendimento, serviço e produto para a sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Ideal Marketing, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa