como aumentar as vendas de semi joias

Como aumentar as vendas de semijoias online? Veja 6 dicas!

A pergunta “como aumentar as vendas de semijoias” é muito comum pra vendedores desse tipo de produto. E não é pra menos, já que essa é uma área muito bem posicionada no mercado nacional. Pra ter uma ideia, o ramo Brasileiro de joias e semijoias, em 2018, teve um faturamento de R$ 600 milhões, de acordo com dados do IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos). Um número grande, não é?

Esses valores são impulsionados também pela exportação dos produtos, com destaque para o Canadá, a Alemanha e os Estados Unidos, que, juntos, somam 70% das vendas externas. Contar, então, com a venda online permite comercializar pra qualquer parte do Brasil e do mundo, aumentando as suas chances de conseguir lucros.

Montar estratégias de vendas online é o primeiro passo pra se destacar da concorrência — e também é preciso dar atenção a uma série de outras questões. Pra ajudar você a entender como aumentar as vendas de semijoias, preparamos este artigo. Acompanhe e garanta o sucesso do seu negócio!

1. Desenvolva a persona e entenda quem é seu público

A persona é a representação fictícia do perfil do seu consumidor ideal, ou seja, aquela que procura adquirir as semijoias. Esse perfil ideal é usado por empresas que desejam atrair, reter e direcionar seus clientes pra compra de determinadas mercadorias ou até mesmo serviços. Por isso, são usadas técnicas de produção de conteúdo aliadas a outras estratégias de marketing.

Pra delimitar a persona, é preciso detalhar as características desse consumidor ideal, com informações de sua personalidade, dificuldades na vida profissional, passatempos, marcas favoritas, estilo de vida, renda, entre outras características.

Uma persona ideal pra lojas de semijoias, por exemplo, pode ser uma mulher chamada Beatriz, de 37 anos, casada, com 2 filhos, empresária e com uma vida agitada. Ela gosta também de frequentar salões de beleza e valoriza muito a sua estética. Com essas especificações, fica mais fácil criar conteúdos e direcionar as estratégias de marketing pra impulsionar as vendas, não é mesmo?

2. Faça treinamentos de vendas

Depois que os e-commerces ganharam a preferência dos consumidores, as técnicas de venda mudaram bastante. Pra se atualizar, é interessante fazer um curso de vendas online e conhecer as ferramentas disponíveis pra vender seus produtos, interagir com os consumidores e até mesmo divulgar as semijoias em buscadores como o Google ou outras plataformas.

Um bom conhecimento sobre as redes sociais também é fundamental, já que essas plataformas exercem grande influência sobre o consumidor, como você já sabe, né? Bons exemplos são o Facebook e o Instagram.

3. Use vídeos pra gerar visibilidade

Sem dúvidas, uma das ferramentas mais usadas pra dar visibilidade aos produtos hoje em dia são os vídeos. Com esse recurso, é possível demonstrar cada detalhe, valorizar a peça e ainda esclarecer as dúvidas de seus clientes de uma forma muito mais prática, didática e eficiente.

Isso também aumenta a satisfação do consumidor e ajuda a elevar o valor agregado do produto. Mas, pra que isso aconteça, é necessário investir em uma pequena produção e em equipamentos de boa qualidade, já que vídeos amadores podem surtir o efeito contrário ao desejado. E não é o que queremos.

4. Escolha os canais certos para a venda de semijoias

Apostar no seu próprio e-commerce ou mesmo associar-se a um marketplace são ações que elevam as suas chances de alcançar mais consumidores — o que significa, claro, mais lucros! Em plataformas como o Magalu você tem a oportunidade de conquistar clientes dos seus concorrentes ou de outros segmentos. Não é ótimo?

Caso prefira ficar apenas no seu próprio e-commerce, a única questão é que você terá custos com hospedagem e criação de site, por exemplo. Então, a vantagem de se associar a outras plataformas é que a visibilidade da sua marca cresce consideravelmente.

Outra forma de aumentar as vendas de semijoias online é fazendo uma parceria com outras lojas do mesmo segmento ou similares, como de roupas, por exemplo. Dessa forma, você soma forças pra ajudar na divulgação dos seus produtos no ambiente online.

Assim, é possível propor promoções em conjunto com a loja parceira. Por exemplo: na compra de um produto, o cliente ganha desconto em outra peça. Assim, tanto você quanto o seu parceiro de vendas conseguem divulgar suas mercadorias, vender mais e até mesmo fidelizar novos consumidores!

5. Trabalhe com produtos de alta qualidade e preços imbatíveis

O cliente atual é bastante exigente quanto à qualidade e ao preço dos produtos. Esses requisitos já são esperados na hora que a compra é realizada. Quando não encontra essa “casadinha” (preço e qualidade), ele tende a trocar de marca.

Então, contar com bons fornecedores é fundamental pra se manter competitivo no mercado. Busque também oferecer diferenciais para o seu consumidor, como um brinde ou um desconto na próxima compra. Todo incentivo ajuda a elevar a experiência do cliente, aumentando as chances de fidelização, e faz com que ele indique os seus produtos pra outros consumidores. Não perca essa chance!

6. Invista em outras maneiras de divulgação na internet

Já mencionamos aqui que as plataformas de marketplace são importantes aliadas pra aumentar a visibilidade dos seus produtos e também conquistar mais clientes. Só que existem outras formas de aumentar as vendas de semijoias online, como com os anúncios pagos no Google e nas redes sociais.

Se feito com base em um planejamento estratégico pra redes sociais, esse investimento é capaz de gerar excelentes resultados, já que o recurso pago faz as suas publicações alcançarem um público muito maior. No caso do Google, é possível utilizar o Adwords.

Saber e entender como aumentar as vendas de semijoias exige estudo e disciplina, já que é preciso ter uma persona bem definida, trabalhar com produtos de qualidade e investir em uma grande divulgação na internet. Todas essas dicas de venda online devem estar alinhadas e serem revistas de tempos em tempos, sempre com o objetivo de se conquistar os melhores resultados para o seu negócio.

Gostou deste artigo? Então confira os 4 tipos de sistemas para marketplace e ainda aponta quais são os diferenciais do Magalu nesse sentido. Não vai perder essa, vai?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa