como aumentar suas vendas online

Como aumentar suas vendas online? Veja 11 estratégias que podem ajudar

Está se perguntando o que fazer pra garantir uma maior lucratividade em sua loja e como aumentar suas vendas online? Saiba que essa é uma dúvida muito comum entre quem atua no comércio e está planejando o desenvolvimento do negócio.

A boa notícia é que existem diversas estratégias eficientes que podem ser adotadas pra impulsionar as vendas e manter o crescimento sustentável de uma loja virtual. No entanto, para isso, é preciso considerar uma série de questões.

É por isso que estamos aqui pra apoiar você. Neste post, fique por dentro de 11 estratégias que certamente farão a diferença no sucesso do seu negócio. Acompanhe!

Como o ambiente online pode ajudar a aumentar suas vendas?

É praticamente impossível negar que a tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia, não é mesmo? A internet proporciona diversas facilidades no cotidiano da sociedade, de modo que muitas interações acontecem com mais frequência no ambiente virtual.

Essa tendência é observada também no comportamento de compra das pessoas. A procura por produtos em lojas virtuais e marketplaces já apresentava um crescimento, mas a chegada da pandemia de COVID-19 acelerou todo esse processo, intensificando as compras online.

Além disso, é possível notar que esse interesse por compras online veio pra ficar, pois as expectativas são de que os e-commerces sigam se expandindo nos próximos anos, principalmente com o auxílio de tendências tecnológicas

A realidade é que o ambiente online reforça muito as vendas de um negócio físico e é um ótimo hospedeiro para lojas unicamente virtuais. Por ser um espaço de alto tráfego de usuários, prático e com menos limitações, a internet contribui muito para o aumento das vendas de pequenas, médias e grandes empresas.

Quais são as principais dicas para aumentar as vendas online?

Considerando o grande boom das vendas online nos últimos anos, é possível aproveitar esse contexto pra ganhar dinheiro e alavancar o seu negócio, independentemente do porte ou do segmento de atuação. 

No entanto, como visto, para se destacar e conquistar ótimos resultados, é fundamental ter estratégias bem definidas e eficientes. Isso só pode ser obtido depois de bastante estudo e planejamento.

Que tal conferir algumas dicas que vão ajudar nesse processo? A seguir, conheça 11 práticas excelentes pra adotar na loja virtual e saber como aumentar suas vendas online!

1. Verifique o comportamento dos consumidores

Como os seus clientes agem? Você é capaz de responder a essa pergunta? Saiba que esse é um dos questionamentos essenciais pra se ter em sua loja. Afinal, dependendo das respostas, é possível definir todo o planejamento de vendas.

Quanto mais você conhece os seus clientes, maiores serão as chances de oferecer aquilo que eles precisam e desejam de sua loja virtual. Inclusive, nem é preciso ressaltar que atender às expectativas do público é a peça-chave para o aumento das vendas, não é mesmo?

No entanto, para obter esse resultado, é importante saber o que os seus consumidores querem e como se comportam no mercado. As tendências de pesquisa, de decisão e aquisição do seu público-alvo são essenciais pra planejar a atração e a fidelização de mais clientes.

Desse modo, comece todo esse processo conhecendo melhor os clientes ideais, ou seja, aqueles que a sua loja deseja conquistar. Para isso, entenda qual é o comportamento de compra e as principais características, como faixa etária, classe social, escolaridade, localização, entre outras.

2. Preste atenção na concorrência

Sabe quem mais você precisa conhecer pra se destacar no mercado? Seus concorrentes. No entanto, isso não significa saber apenas o nome e os produtos que comercializam.

É importante estudá-los pra identificar quais são os seus diferenciais, pontos fortes e fraquezas. Compreender as estratégias de atração utilizadas pelas outras lojas do mesmo nicho de atuação que o seu vai fazer toda a diferença no planejamento.

Por esse motivo, acompanhe de perto o desenvolvimento dos concorrentes, identificando as principais táticas adotadas. Além disso, utilize todas essas informações pra aprimorar o seu plano de ação e manter a competitividade no mercado.

3. Tenha uma estratégia de preços

Não tem como falar de vendas sem tocar nesse assunto: precificação. Os valores cobrados pelos produtos e serviços oferecidos pesam bastante nas decisões dos clientes e do próprio negócio.

Não é à toa que é necessário ter estratégia até mesmo na hora de definir o preço de cada item comercializado. Lembra da dica de conhecer os clientes? Então, é importante que o seu público-alvo consiga pagar por aquilo que você oferece.

Sendo assim, ao estabelecer os preços, considerando todos os fatores, como lucratividade, logística e fluxo de caixa, considere também as características dos clientes ideais. Além disso, aproveite as informações coletadas pra planejar ofertas e descontos.

Entretanto, lembre-se também de contar com uma boa organização financeira. Isso porque, é fundamental que as ações promocionais tragam resultados positivos para o orçamento da sua loja virtual e não estimulem o prejuízo. 

4. Revise processos internos

Até mesmo a rotina do e-commerce exerce influência no volume de vendas que o negócio consegue em um determinado período. Já percebeu? Quando a produtividade e a eficiência dos processos internos caem, é natural que a lucratividade e a movimentação da loja também apresentem uma diminuição.

Por isso, é importante identificar quais são os gargalos operacionais da sua empresa. Esse é o nome dado às situações e práticas que comprometem o andamento do dia a dia de um negócio. Por exemplo, atrasos na entrega, poucos funcionários para a demanda, falta de preparação da liderança ou dos colaboradores, entre muitas outras.

Uma medida excelente pra evitar esse tipo de problema dentro da sua loja virtual é a revisão. Analisar os resultados dos processos internos, definir metas e acompanhar o planejamento ajudam a garantir essa avaliação.

5. Aproxime os clientes

Para que uma loja conte com altas vendas, é preciso que os clientes estejam próximos. Vale ressaltar que, pra conquistar esse resultado, também é necessário agir estrategicamente.

Afinal, nenhuma pessoa vai se aproximar e se manter em contato com um negócio que não oferece vantagens a ela. Entretanto, é um desafio também para as empresas encontrarem os melhores benefícios pra disponibilizar aos seus clientes.

Mais uma vez, é preciso um estudo do mercado, do público-alvo e do estado atual do negócio. É por meio de um conjunto de dados que são definidas estratégias de atração e retenção dos consumidores.

Nesse contexto, vale a pena tentar entender o que está em alta no segmento em que você atua. Ao mesmo tempo, busque identificar as necessidades e demandas dos clientes ideais. Por fim, alinhe todo esse cenário com o que a sua loja é capaz de oferecer, sem se prejudicar.

Desse modo, podem ser estabelecidas ações de atração, como brindes, promoções e divulgação. Após isso, um atendimento de qualidade, durante e pós-venda, vai garantir que as pessoas continuem por perto, pois elas esperam que o negócio continue atendendo às suas expectativas.

6. Diversifique os pagamentos

Pode parecer um mero detalhe do processo de compra, mas isso faz toda a diferença para uma loja, principalmente para aquelas que atuam no ambiente virtual. Ter diferentes meios de pagamento faz com que indivíduos de diversos hábitos de consumo possam escolher o seu negócio.

Para compreender melhor essa estratégia, é preciso considerar que o mercado de pagamentos teve uma grande evolução nos últimos anos, junto da tecnologia. Novos meios foram desenvolvidos e ganharam o interesse do público, como o Pix, as carteiras digitais, os gateways, entre outros.

Por outro lado, as formas de pagamento tradicionais, como crédito e boleto, não deixaram de existir, nem de serem procuradas. Tendo em vista esse cenário, o que fazer pra atender a todos os públicos?

Para começar, saiba quais são os métodos de pagamento mais utilizados pelos seus clientes. Entrevistas, formulários e os próprios dados da sua loja podem ser úteis para esse estudo.

Em seguida, avalie os prós e contras de cada meio de pagamento, a fim de identificar quais deles são mais vantajosos pra loja no momento, considerando taxas, prazos e contratos. Assim, é possível diversificar, abrangendo mais consumidores, sem oferecer nenhum risco para a saúde financeira do negócio.

7. Explore o marketing digital

E as ações de marketing? Como estão em sua loja? A divulgação e a atração de uma marca são questões essenciais para ter melhores vendas. Não é à toa que o planejamento pra cada um desses setores anda lado a lado.

Inclusive, se você tem o hábito de separar as diferentes partes de sua empresa, como finanças, logística, marketing e vendas, saiba que essa pode não ser uma boa ideia. Como qualquer decisão pode impactar mais de um setor, é importante alinhar o planejamento e a organização da loja como um todo, associando estratégias de vários segmentos.

Sendo assim, se você quer saber como aumentar suas vendas online, não dá pra deixar de lado o marketing digital. Essa é uma área do mercado que ajuda na construção da imagem de uma marca, mantendo a comunicação com o público por diversos canais, como redes sociais, sites e blogs.

Ter boas práticas de marketing digital permite conquistar melhores resultados e manter um fluxo de vendas adequado para os planos da loja. Dentre as ações que devem ser tomadas, é possível citar:

  • definição da persona — personagem semifictício que reúne as principais características dos seus clientes ideais e se torna a pessoa pra quem você deseja vender;
  • criação de canais de divulgação — site próprio e redes sociais, por exemplo, permitem a comunicação direta com os clientes;
  • envio de e-mail marketing — outra forma de comunicação direta é o bom e velho correio eletrônico, que ajuda no anúncio de promoções e apresentação de novos produtos, mantendo o contato próximo com os clientes;
  • atenção à jornada do consumidor — traçar todo o caminho que uma pessoa leva para conhecer, aproximar-se, comprar e manter o vínculo com a sua loja permite identificar os gatilhos e as táticas essenciais pra garantir uma boa experiência.

8. Observe a sazonalidade

Outro tópico importante pra se considerar durante o planejamento das vendas é a sazonalidade. É comum que, em algumas datas, haja uma maior procura por determinados produtos, enquanto outras apresentam uma queda.

Isso ocorre por diversos motivos. Por exemplo, um produto que tem mais usabilidade no inverno costuma ser procurado durante os meses em que há temperaturas mais frias, porém, em estações como primavera e verão, esse padrão não é o mesmo.

As festividades são um outro fator que influencia na sazonalidade. Períodos em que as pessoas presenteiam as outras e que há pagamentos extras, como o décimo terceiro salário e as bonificações, são propícios para os aumentos das vendas.

Estudar se há sazonalidade no seu negócio e quais são os efeitos provocados por essa situação também é importante. Desse modo, é possível se preparar de forma adequada para as quedas e os aumentos das vendas, além de manter a organização financeira e o fluxo de caixa.

9. Utilize técnicas de vendas

Você não precisa se sentar e esperar que os clientes fechem negócio com a sua loja. É possível apostar em técnicas de vendas que, não apenas atraem, mas convencem as pessoas a finalizarem a compra.

Gatilhos mentais no site de vendas e até a descrição dos produtos podem ser fatores decisivos para isso. Afinal, são diversos pontos a serem considerados durante uma compra, e vários deles podem convencer um cliente a desistir.

É por isso que as técnicas de vendas são utilizadas justamente para provar ao consumidor que ele precisa e deseja levar um produto ou serviço. Mostrar que você tem a solução para o que o público necessita é um ótimo passo.

Além disso, é possível apostar em diversas outras táticas, como:

  • atendimento atencioso e voltado para as necessidades dos consumidores;
  • estímulos que geram curiosidade no público, a fim de atraí-lo pra conhecer um ou mais produtos;
  • discurso com palavras-chave que despertam o interesse dos clientes;
  • transparência e sinceridade da loja.

10. Tenha bons canais de vendas

O espaço em que os seus produtos são disponibilizados também faz parte do planejamento das vendas online. Afinal, é indispensável contar com canais acessíveis e de fácil usabilidade.

Sejam redes sociais, sites próprios ou marketplaces, o importante mesmo é que os seus serviços se apresentem ao público de forma atraente, prática e confiante.

Desse modo, é importante se preocupar com os seguintes aspectos do canal de venda:

  • estímulos visuais nos canais de vendas — imagens, cores, ícones, identidade visual da empresa, entre outros fatores que ajudam as pessoas a memorizar a marca e geram interesse;
  • usabilidade — é necessário que o cliente consiga utilizar o canal de venda pra concluir a compra sem dificuldade, pois, quanto mais obstáculos existirem pelo caminho, maiores as chances de abandono do carrinho;
  • segurança — compras online envolvem o uso de dados sensíveis em um ambiente virtual, e a proteção dessas informações é garantida por Lei;
  • descrição dos produtos — vale ressaltar que o cliente só terá contato com o item após a compra, então é importante disponibilizar o máximo de informações possíveis pra conhecer o produto.

11. Aposte no marketplace

Já ouviu falar em marketplace? Trata-se de uma espécie de shopping virtual. Ou seja, é um ambiente que reúne diversas lojas, dos mais variados nichos, e hospeda os produtos.

Por serem espaços de grande acesso pelo público, permitem que mais pessoas cheguem a uma loja virtual, reduzindo diversas preocupações com estrutura de site, atração de clientes e pagamentos.

Além disso, os marketplaces estão em fase de crescimento no mercado, atraindo cada vez mais pessoas. Por isso, aproveitar essa tendência é uma grande vantagem para o negócio, possibilitando o aumento das vendas, do reconhecimento no setor e do retorno financeiro. 

Como um bom marketplace pode ajudar a aumentar suas vendas?

Para entender como esses espaços podem favorecer o seu negócio, é preciso considerar que os marketplaces são nomes que já têm história no mercado, facilitando o reconhecimento pelo público.

Desse modo, são ambientes capazes de transmitir tudo o que os clientes precisam pra se sentirem confiantes e concluírem uma compra: segurança, praticidade e identificação.

Os benefícios de fazer parcerias com esses ambientes virtuais são diversos, tendo em vista que o seu negócio pode se apresentar ao público de maneira simples e eficiente. Além disso, é interessante ressaltar que você conta com uma plataforma pronta pra vender os produtos.

Contudo, pra desfrutar das vantagens, é importante ter estratégias na escolha. Encontrar um marketplace confiável e alinhado aos valores da sua loja virtual é importante. Afinal, você está se comprometendo a fazer uma parceria com o local. Dessa forma, a imagem da marca estará associada ao seu negócio.

Quais são as vantagens dos marketplaces pra pequenos empresários?

Se a sua dúvida é como aumentar as vendas online em pequenos negócios, saiba que os marketplaces podem ser a solução que você estava procurando. Quer saber por quê? Confira, a seguir, algumas das vantagens de cadastrar os seus produtos nesse tipo de plataforma!

Praticidade nas vendas

Lembra que dissemos que, com o marketplace, você já tem tudo pronto para dar início às vendas? Pois é exatamente isso o que acontece ao fazer uma parceria com esse tipo de negócio.

Tudo o que sua loja precisa, após fechar o contrato, é cadastrar os produtos e aguardar as vendas. É claro que é possível utilizar algumas estratégias pra garantir mais visibilidade. No entanto, todo o processo é prático e poupa tempo.

Redução de custos

Inclusive, não é apenas em tempo que você consegue economizar. Os marketplaces oferecem a possibilidade de vender, sem a necessidade de grandes investimentos.

Desse modo, é possível reduzir os custos de diversos processos internos, como:

  • marketing;
  • site próprio;
  • transporte;
  • segurança.

Visibilidade

Para os negócios que estão começando ou que são de pequeno porte, conquistar um espaço no mercado pode ser desafiador. Afinal, existe todo um processo até que mais clientes conheçam a loja e passem a consumir os produtos.

Por outro lado, os marketplaces aceleram todas essas etapas. Por serem canais de alto acesso, a visibilidade de uma loja virtual aumenta consideravelmente, de modo que mais pessoas possam entrar em contato com o negócio. 

Canal de vendas alternativo

Contar com o apoio de um marketplace não implica necessariamente em não ter o próprio site ou suas redes sociais. Ou seja, é possível associar diferentes canais de vendas e aumentar as suas oportunidades.

Desse modo, as dúvidas de como aumentar suas vendas online reduzem cada vez mais. Afinal, você tem a garantia de que estará combinando estratégias pra que um maior volume de clientes cheguem ao seu negócio e fechem pedidos.

No entanto, também não há problema algum se você decidir usar apenas o marketplace como canal de vendas. Como visto, esse é um ambiente que oferece bastante praticidade na hora de comercializar os produtos, oferecendo a liberdade de escolher as melhores táticas para o sucesso do seu negócio.

Menos burocracias

É possível vender online sem ter dores de cabeça. Com os marketplaces, você precisa enfrentar menos burocracias, já que a plataforma se encarrega da maioria das responsabilidades no processo de vendas, como hospedagem, atração e entrega.

Sendo assim, é possível focar em outras atividades internas do negócio, como planejamento financeiro, atendimento ao cliente e divulgação. Consequentemente, com menos trabalho pra lidar, a qualidade dos serviços é impulsionada.

Quais são os diferenciais do Magalu Marketplace?

Gostou da ideia? Então vale a pena conhecer o Magalu Marketplace. Nossa plataforma conta com diversas facilidades que tornam o processo de vendas muito mais confortável e lucrativo.

Isso acontece devido aos nossos diferenciais. Por exemplo, sabia que é possível garantir preços mais competitivos em nossa plataforma? Os parceiros que aderem ao Magalu Promoções se destacam em períodos de oferta, recebendo um ótimo retorno no volume de vendas.

O Magalu também é referência em popularidade quando o assunto é marketplace. Por meio de um time de especialistas em estratégias de vendas, conseguimos atrair os olhares do público, aumentando a visibilidade da marca e dos parceiros.

Aqui temos também o Magalu Entregas, um programa que facilita a logística da sua loja. Com entregas por nossa conta, você consegue oferecer frete grátis aos clientes, aumentando os atrativos para os seus produtos.

Há ainda vantagens do ponto de vista financeiro. Com o Magalu Pagamentos, é possível receber o valor da venda todo de uma vez, mesmo quando o pedido foi parcelado. Assim, a organização das finanças fica muito mais prática.

Chegando até aqui, deu pra notar como aumentar suas vendas online é um processo bastante estratégico, não é mesmo? No entanto, como visto, não significa que é complicado, principalmente por contar com boas parcerias para o seu negócio.

Então não perca tempo e saiba o que fazer pra começar a vender mais com o Magalu!

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