Como calcular o frete

Saiba como calcular o frete dos seus produtos da maneira correta

Uma das perguntas mais frequentes de quem faz vendas online é como calcular o frete dos produtos do e-commerce. Também tem dúvidas sobre isso? Então, este artigo é pra você!

Sabemos que a logística é um grande desafio para qualquer loja virtual. Por isso, vamos mostrar como o valor do frete impacta suas vendas e de que forma prática você pode fazer o cálculo! Bateu curiosidade? Fica com a gente e saiba mais!

Qual é a importância do frete para o e-commerce?

O valor do frete é um dos aspectos que mais interferem na decisão de compra do consumidor. Por exemplo, um importante instituto de pesquisa sobre a experiência do usuário chamado Baymard descobriu em um estudo que 60% dos consumidores desistem da compra por causa do valor do frete. Incrível, não é?

Então, você pode ter um produto maravilhoso e com um bom preço, mas, se a entrega sair cara para o cliente, ele vai desistir na hora! Por isso, é preciso saber como calcular o frete de forma correta.

Além disso, o frete pode ser uma ótima estratégia de marketing pra atrair novos clientes. Afinal, quem resiste a uma promoção com frete grátis?

Agora que entendeu a importância de dar uma atenção especial ao frete, vamos descobrir o que compõe esse preço.

Você sabe o que está incluso no frete?

São diversos os fatores que interferem no preço do frete. Veja só:

  • peso e volume do produto: quanto mais espaço a mercadoria ocupa e maior seu peso, mais caro fica. Afinal, se ele for volumoso, menos produtos cabem no veículo;
  • CEP de destino: a distância para a entrega interfere no tempo e no combustível gastos;
  • tipo de produto: produtos perecíveis e mais frágeis, por exemplo, exigem cuidados especiais;
  • perfil da área de entrega: quanto mais difícil a entrega, mais elevado vai ser o frete. Isso inclui locais perigosos, com risco de extravio e roubo, ou mesmo shoppings e condomínios logísticos — que demandam mais tempo para descarregar;
  • prazos: se quiser um produto entregue mais rápido, mas caro vai ser;
  • pedágios e outras taxas: aqui podemos incluir Ad Valorem e taxa de gerenciamento de risco (GRIS), só para citar algumas;
  • nota fiscal: quanto mais valioso o produto, mas caro pode ser a entrega.

Muita coisa, não é? Então, como calcular tudo isso? Continua com a gente que o Magalu vai explicar pra você!

Como precificar o frete no e-commerce?

Apesar de todos esses itens, o cálculo do frete pode ser bem simples. As transportadoras, como os Correios, têm portais em que você só precisará inserir os dados da mercadoria, e a taxa é automaticamente calculada. As principais informações coletadas são:

  • C — Comprimento em centímetros;
  • L — Largura em centímetros;
  • A — Altura em centímetros;
  • peso em quilos (se for menos de 1 quilo, use um número decimal, como 0,800 para 800 gramas).

Outro item a ser considerado no cálculo é o tipo de entrega. Nos Correios, por exemplo, o PAC fica mais em conta, mas é também mais demorado. Mas lembre-se de que, nesse caso, a soma das medidas do produto não pode ultrapassar 200 cm, e o peso não pode ser maior que 30 kg.

Outras opções mais ágeis são também mais caras, como o SEDEX, o SEDEX 12 e o SEDEX 10 e o SEDEX Hoje. Esse mesmo esquema você vai encontrar em outras transportadoras.

Aqui temos o Magalu Entregas, que facilita demais a vida dos nossos parceiros, automatizando essa parte da gestão logística!

Depois que você aprende como calcular o frete, percebe que é uma tarefa até simples, e vai se tornar rotineira também. Esperamos ter conseguido te ajudar a entender sobre esse processo logístico tão fundamental para o crescimento da sua loja online!

Não perca mais nenhuma dica do Magalu! Assine a newsletter e receba nossas novidades direto por e-mail! Que tal?

Ebook como vender mais no marketplace

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa