como criar um canal de vendas online

Como criar um canal de vendas online em 6 passos

Já pensou no quanto vender pela internet é uma boa estratégia? Se dizem que temos de estar onde nosso público se encontra, essa é a pedida certa pra alcançar clientes! Pra entender isso melhor, basta dar uma olhadinha nos números: 74% dos consumidores com conexão preferem fazer compras no ambiente virtual.

Alguns dos principais motivos são a agilidade da aquisição, a comodidade de não precisar sair de casa e preços atrativos. Com um canal de vendas assim, dá pra oferecer tudo isso com tranquilidade. Se seus olhos já estão brilhando com as possibilidades, veja só estes passos de como criar um canal de vendas online!

1. Planejamento estratégico

Pouca coisa na vida dá certo sem planejar, e é melhor não se arriscar com os negócios, concorda? Por isso, o primeiro passo para o sucesso na criação do canal de vendas online é saber tudo sobre seu potencial consumidor:

  • quem é ele?
  • como toma a decisão de compras?
  • em quais canais costuma pesquisar?
  • faz parte de algum nicho?

Descobrindo essas respostas, dá pra direcionar melhor até a cara do seu canal de vendas –– a chamada identidade visual. Não custa também dar uma espiada no que a concorrência faz, viu? Essa prática é conhecida como benchmarking e é uma motivação pra tornar seu negócio ainda melhor.

2. Relacionamento com fornecedores

Do mesmo jeito que você quer que os consumidores confiem no seu canal de vendas, os fornecedores também precisam acreditar na parceria. Nesse relacionamento um ajuda o outro e qualquer atrito pode ser prejudicial, principalmente aos seus objetivos. Então, saiba negociar, expor opiniões, mas entenda a parte que não te cabe, combinado?

3. Segurança logística

Antes de criar o canal de vendas online, saiba em detalhes como será sua cadeia logística. Se os produtos são fabricados pela sua loja, vai ter matéria-prima suficiente pra atender na internet? Em todos os cenários, consegue entregar em um bom prazo? E o suporte, como fica? Tenha resposta pra tudo isso antes de iniciar as vendas.

4. Estruturação do canal de vendas

Pensou nisso tudo? Calma, que tem mais! É preciso saber, por exemplo, onde criar a plataforma de vendas. Você pode dar vida a um e-commerce próprio, dentro de um site institucional, vender pelas redes sociais ou até contar com um marketplace. Pra definir isso, pense no quanto quer investir e onde seu público está concentrado — e ainda dá pra integrar todos esses canais e aumentar a abrangência da loja.

5. Atendimento ao cliente

Não é porque você está longe que deve tratar seu cliente de qualquer forma. Na internet, um pequeno erro de interpretação pode colocar o negócio em jogo. Então, não deixe de responder todos os comentários, mesmo que seja uma crítica das pesadas. Preze pela educação, cordialidade e, acima de tudo, agilidade.

6. Parcerias estratégicas

Quando a audiência é fiel à loja física, até que ela encontre o comércio online o caminho é longo. Mas nada que você não possa contornar com o tempo, certo? Existe um atalho por aí: os marketplaces. Eles conferem visibilidade ao negócio, têm uma estrutura pronta pra te receber e dão suporte em várias dúvidas.

Por falar em parcerias estratégicas, você também pode se unir a outros comércios não concorrentes e fazer sorteios pra movimentar as redes sociais, que tal? Mesmo que não venda por lá, esse é um bom canal pra chegar nos potenciais consumidores e mostrar todo seu valor.

Com estes passos de como criar um canal de vendas online já deu pra perceber que tudo se trata de relacionamento e segurança, não é? Portanto, você precisa estabelecer sua imagem na internet pra se dar bem nos negócios. Considere também que muitos processos ficam bem fáceis quando se conta com um marketplace parceiro, no qual você confia até de olhos fechados.

Gostou da ideia? Então, vem conhecer o Magalu! A gente pode te ajudar a dar um gás no seu canal de vendas online e conquistar ainda mais clientes com essa parceria. Chama lá no site!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa