como divulgar minha loja virtual

Como divulgar minha loja virtual?

Você, que pensa em criar um canal de vendas online, provavelmente já quebrou a cabeça pra solucionar a seguinte dúvida: como divulgar minha loja virtual? Essa é uma questão importante, porque o sucesso das vendas depende das estratégias pra promover o negócio.

Afinal de contas, é com a divulgação que o consumidor vai conhecer a sua loja virtual e comprar nela. Esse trabalho é tarefa de casa tanto pra quem está começando agora e precisa atrair os primeiros clientes quanto pra quem já se consolidou no mercado e deseja crescer.

Se algum desses é o seu caso, você chegou ao lugar certo. A seguir, veja dicas de ouro do Magalu Marketplace pra divulgar a sua loja virtual e arrasar nas vendas. Dá só uma olhada!

Garanta boas experiências aos clientes

A experiência do cliente é um conjunto de emoções e percepções que o consumidor acumula durante todas as interações dele com a marca. Se o comprador for destratado por um atendente, por exemplo, não vai fechar negócio e ainda vai falar mal da empresa pra outras pessoas.

Isso quer dizer que qualquer deslize pode atrapalhar as conversões e até arruinar a reputação da sua loja virtual. Garantir boas experiências, portanto, é o caminho pra atrair clientes, fidelizá-los e ainda conquistar algumas indicações.

Vários pontos são responsáveis por proporcionar momentos inesquecíveis, como:

  • site de carregamento rápido;
  • descrição matadora dos produtos;
  • fotos reais e de qualidade das mercadorias à venda;
  • boa arquitetura da informação da loja virtual;
  • atendimento ágil e humanizado do pré ao pós-venda;
  • gestão de estoque eficiente, pra não faltarem itens;
  • checkout prático;
  • frete atrativo;
  • variedade nas formas de pagamento.

Tudo isso contribui pra que o consumidor encontre o que procura rapidinho, feche a compra e fique satisfeito com o serviço da loja virtual.

Tenha um site responsivo

É péssimo quando você abre um site pelo celular e vê conteúdos cortados por causa da tela menor, não é mesmo? Sem contar na necessidade de usar a barra de rolagem pra lá e pra cá, o que não é nada agradável. A navegação fica complicada e não tem jeito, os compradores abandonam essas páginas.

É por isso que a sua loja virtual precisa ter um design responsivo. Na prática, isso significa que o site precisa se adaptar automaticamente a diversos formatos de tela — smartphone, tablet, notebook e computador de mesa —, sem distorções. Isso influencia até na posição que a sua loja vai aparecer nas buscas do Google!

Utilize as mídias sociais

Sabia que cerca de 140 milhões de brasileiros são ativos nas redes sociais? Esse número representa 66% da população nacional. Os dados são da pesquisa Digital 2020. O estudo ainda revela que cada pessoa gasta cerca de 9 horas e 17 minutos por dia navegando pela internet — 3 horas e 31 minutos só nas redes sociais.

Motivo suficiente pra entender a relevância desses canais, não é verdade? Usar as mídias é uma oportunidade pra aumentar o alcance das suas ações e atrair maior volume de tráfego pra sua loja virtual. As redes mais bombadas são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • YouTube;
  • Twitter;
  • Pinterest;
  • LinkedIn.

Vale lembrar que não é preciso marcar presença em todas elas, viu? O importante é estudar bem o perfil do seu cliente pra investir exatamente nas redes que ele usa.

Powered by Rock Convert

Faça marketing de conteúdo

Esse tipo de estratégia de marketing é focado na produção de conteúdos úteis para o seu cliente. Com isso, é possível criar autoridade pra sua marca, engajar consumidores e, claro, converter vendas.

Então, vale produzir artigos pra blog, e-books, infográficos, planilhas, podcasts, vídeos e por aí vai. Abuse das redes sociais pra compartilhar esses materiais. O importante é que o conteúdo agregue valor ao seu público, combinado?

Este artigo que você está lendo aqui no blog do Magalu, sobre como divulgar sua loja virtual, por exemplo, faz parte da nossa estratégia de marketing de conteúdo. Deu pra perceber que não fazemos apelos diretos para o marketplace? Nosso objetivo é compartilhar informações úteis pra te mostrar as oportunidades de crescimento e motivar que tome as próprias decisões.

Imagine outro cenário: uma loja que vende cosméticos. Em vez de fazer apenas publicações com fotos e preços das mercadorias, ela pode produzir conteúdos pra explicar como escolher o hidratante facial de acordo com as necessidades de cada tipo de pele. Você ajuda seu cliente de graça e, na hora de escolher um e-commerce pra consumir, ele certamente se lembrará da sua loja por ser referência no assunto.

Fidelize seus clientes

O cliente é o melhor divulgador da sua loja virtual. Sabe por quê? Quando o comprador fica satisfeito com a marca, ele faz avaliações positivas na internet e a indica a conhecidos. É o famoso boca a boca que ainda funciona. Sem contar que consumidores fiéis tendem a fazer compras frequentes e até maiores. Legal, não é?

Por isso investir em fidelização também é uma estratégia pra atração de novos consumidores e pra elevar o faturamento do e-commerce. Nesse contexto, entram programas de indicações, marketing social, marketing de relacionamento e a oferta de vantagens exclusivas, como tratamento VIP, brindes personalizados, prioridade na compra de lançamentos etc.

Invista em mídia paga

Se você ainda tem uma audiência fraca nas redes sociais, saiba que os resultados da divulgação vão demorar um pouco mais a aparecer — mas vão aparecer e pode acreditar nisso! O mesmo vale para as ações de fidelização. É por isso que vale a pena conciliar as estratégias com os links patrocinados.

Com a mídia paga, dá pra ampliar o alcance das suas ações e atrair pessoas que sequer ouviram falar na sua loja virtual. Mas isso não significa atirar pra todo lado, viu? O importante é atingir as pessoas certas, ou seja, aquelas que se encaixam no perfil de cliente ideal da sua loja e que têm real probabilidade de comprar. Portanto, segmente os anúncios direitinho, fechado?

A principal plataforma de anúncios é o Google Ads. Por meio dela, é possível veicular campanhas nos seguintes espaços:

  • topo dos resultados de busca;
  • Google Shopping;
  • rede de displays;
  • aplicativos;
  • YouTube.

O Facebook Ads também é uma boa ferramenta bastante usada pra anunciar na própria rede social e no Instagram.

Prontinho! Respondemos à pergunta que não queria calar: como divulgar minha loja virtual? Vale lembrar que você precisa conhecer bem o seu cliente pra investir nas estratégias mais adequadas ao seu público, ok? Aí é só aproveitar o aumento do tráfego da sua página e arrasar nas vendas.

Gostou do conteúdo? Então, siga o Magalu no Instagram e no YouTube: navegue pelos nossos feeds e descubra novidades e dicas práticas de quem é referência em vendas online!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa