Como embalar encomendas

Como embalar encomendas? Entenda aqui

Você já parou pra pensar em como embalar encomendas no seu marketplace? Essa é uma etapa crucial para o sucesso da loja, afinal, os consumidores não querem receber produtos danificados durante o transporte, não é?

Logo, é preciso padronizar o processo, pensando sempre na proteção dos produtos e na garantia de que eles seguirão o trajeto da melhor maneira possível.

Se você ainda não sabe como fazer isso, não se preocupe! O Magalu trouxe as principais dicas sobre como embalar encomendas da melhor forma. Vamos lá?

Atenção ao adesivo de código de barras

Independentemente de você enviar os produtos pelos correios ou por transportadoras, vai perceber que são utilizadas etiquetas de envio com códigos de barras ou QR e outras formas de identificação. Assim, você deve ter o cuidado de deixar esses dados legíveis e fixados em um local de fácil acesso.

Se as etiquetas forem impressas, utilize sempre a impressão de alta qualidade. Outro cuidado que você precisa ter é não deixar que as etiquetas fiquem nas dobras das caixas: essa área pode criar desníveis durante o transporte, dificultando a leitura dos dados. Principalmente nos sistemas automatizados, isso pode causar erros que resultam em atrasos.

Utilize embalagens da sua empresa

Também é importante não enviar o seu produto com embalagem de outra marca, ainda mais se for uma concorrente. Esse erro pode fazer com que o seu consumidor tenha contato com ofertas de lojas diferentes, e não é isso o que você quer, né?

Se não for possível ter caixas personalizadas, opte pelas lisas, pra não gerar confusão. Outra forma de chamar a atenção é utilizar fitas largas personalizadas — aquelas usadas pra fechar os pacotes, sabe?

Preencha os espaços vazios nas caixas

É importante sempre usar caixas que tenham dimensões adequadas para os produtos, pois as embalagens excessivamente grandes podem fazer com que o valor do frete aumente no momento do despacho. Isso trará prejuízos pra sua empresa, que será a responsável por pagar a diferença.

Além disso, sempre preencha os espaços vazios das caixas para que as mercadorias não se movimentem durante o transporte. Você consegue fazer isso com isopor, papel ou almofadas de ar.

Sinalize a existência de itens frágeis

O produto tem risco de quebra? Sinalize na embalagem! É fundamental utilizar etiquetas que avisem sobre os cuidados no manuseio, como manter determinado lado pra cima ou não empilhar caixas. Fazendo isso, o pessoal responsável pela entrega consegue adotar todas as medidas pra preservar a mercadoria.

Além disso, não se esqueça de investir em revestimentos pra proteger a compra, como envolver o item em plástico bolha. E essa dica também vale para produtos que não são frágeis, viu? Até mesmo esses produtos podem sofrer pequenas avarias, como amassados e marcas de transporte, se não forem bem embalados.

Utilize materiais de qualidade

A qualidade dos materiais da embalagem faz a diferença para a segurança durante o transporte. Por exemplo, aquelas feitas apenas com saco plástico ou papel pardo podem rasgar e furar com facilidade, mesmo que a equipe de logística e entrega tome todos os cuidados no manuseio.

Invista em embalagens de qualidade, que sejam resistentes ao peso, ao tipo de conteúdo e às próprias condições de transporte. Lembre-se de que a entrega também contribui para a percepção do cliente sobre a loja, então, adote todas as práticas pra que tudo ocorra da melhor forma.

Viu só? Seguindo essas dicas do Magalu sobre como embalar encomendas, temos certeza de que você conseguirá ter mais segurança no processo de entrega no e-commerce.

E não se esqueça de acompanhar os resultados e solicitar o feedback de cada cliente, pra entender se os produtos chegaram de maneira adequada e, se for o caso, adotar medidas que melhorem a qualidade do serviço.

Gostou do conteúdo? Pra aprender mais sobre como crescer com as vendas online, fique aqui no blog e veja como fazer gestão da loja virtual!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa