Como fazer análise de concorrência

Entenda como fazer análise de concorrência online

Saber como fazer análise de concorrência online é algo em que todo gestor que trabalha com um e-commerce de sucesso deveria investir. Essa análise é essencial pra ajudar a conduzir o negócio pelos caminhos que são mais favoráveis e a redefinir os rumos e o posicionamento da sua marca.

Pensando nisso, essa estratégia é muito importante pra compor o cenário econômico da empresa, ajudando a identificar como os concorrentes estão posicionados, além de trazer outras diversas vantagens para o negócio.

Ficou interessado e quer entender mais sobre como fazer uma boa análise de concorrência? Então continue a leitura e fique por dentro das dicas do Magalu!

O que é análise de concorrência?

A análise de concorrência é a verificação e estudo das perspectivas de mercado onde a marca de uma empresa está inserida. Nesse sentido, ela se define em recolher informações importantes dos seus concorrentes, possibilitando que você verifique, acompanhe, analise e faça a comparação dos seus resultados com as demais marcas.

Qual é a importância de analisar a concorrência?

É comum os empresários acreditarem que fazer a análise de concorrência pode ser uma demanda desnecessária, mas essa prática traz diversas vantagens competitivas para o negócio. É possível, por exemplo, entender as razões que levam alguns consumidores a optarem pelo produto da concorrência.

Vale reforçar que a análise da concorrência é um processo que deve ser constante e envolver as principais questões sobre a identificação da marca. São elas:

  • a comunicação;
  • o atendimento — se for personalizado;
  • a localização;
  • os produtos ou serviços — que oferecem qualidade superior;
  • o preço;
  • a especialização;
  • a verificação das necessidades dos consumidores que são atendidos pelos concorrentes.

Como fazer análise de concorrência online?

Agora que você já sabe o que é uma análise de concorrência, e que ela pode ser usada no ambiente online para identificar a preferência do consumidor, entenda como conduzi-la!

Identifique seus concorrentes

É importante estabelecer quais são os negócios mais parecidos com a sua empresa e como eles competem com a sua marca. Lembre-se de considerar os novos concorrentes e como eles se comunicam no ambiente online.

O apelo da “novidade” é muito forte, e se você não ficar atento, pode correr o risco de perder uma fatia do seu mercado. A concorrência pode ser direta ou indireta.

Concorrência direta

A concorrência direta é composta pelos produtos que trabalham com a mesma faixa de valor, público-alvo e demanda similar. Samsung e Motorola são bons exemplos de concorrentes diretos.

Concorrência indireta

Os concorrentes indiretos são aqueles que, dependendo de situações, como o preço e a demanda, podem estabelecer concorrência com o seu produto. Um bom substituto para as marcas de celulares Samsung e Motorola pode ser um notebook da marca Lenovo.

Faça o levantamento de dados relevantes sobre seus concorrentes

Chegou a hora de fazer a coleta das informações mais importantes dos concorrentes. É essencial reforçar que esse levantamento deve estar alinhado aos propósitos que você quer identificar.

Analise seus concorrentes

Para analisar os seus concorrentes, é fundamental que se faça um mapeamento dos pontos fortes e fracos deles. Para isso, você pode usar ferramentas de gestão, como a metodologia da análise SWOT. Ela é dividida em quatro fases:

  • forças (Strenghts);
  • fraquezas (Weaknessess);
  • oportunidades (Opportunities);
  • ameaças (Threats).

Utilizando essa e outras metodologias, você tem uma visão mais geral das informações e pode definir como utilizá-las da melhor forma na sua análise de concorrência online.

Quais são as principais ferramentas para auxiliar na análise de concorrência online?

Quando o assunto é o ambiente digital, é possível utilizar algumas ferramentas pra otimizar as suas buscas. Assim, você consegue traçar um perfil e um comportamento mais coerente com as empresas do segmento varejista e também saber como a sua empresa se sai neste contexto.

As ferramentas que o Magalu separou pra você aqui dão informações preciosas sobre o mundo dos e-commerces. Dê uma olhada!

Google Alerts

O Google Alerts é bastante intuitivo e possibilita acompanhar a concorrência pelo monitoramento de menções e palavras-chave. Para isso, você precisa definir termos, interesses, empresas e marcas. A ferramenta direciona pra seu e-mail relatórios e estatísticas quando esses termos são citados.

SocialMention

A ferramenta SocialMention trabalha em tempo real. Com ela você digita o nome da empresa, produto da sua lista, palavra-chave ou outro termo que seja interessante para o seu negócio.

Essa ferramenta é bastante útil pra mensurar a popularidade de lançamentos, eventos ou negócios considerando um espaço de tempo, pois não existe uma apresentação de uma média dos resultados. Nesse caso, os números podem variar bastante.

Google Trends

Como as outras ferramentas do Google, essa também é didática e bem simples de usar. Ela usa a apresentação de gráficos ao analisar a frequência da busca por termos e palavras-chave específicos. A Trends traz também um recurso adicional de segmentação e com ele é possível fazer a delimitação de idiomas e também regiões.

SEMRush

Essa é uma das ferramentas mais eficientes quando o assunto é dar foco ao concorrente. Para isso, ela acompanha e faz a verificação de termos e palavras-chave. Com recursos que vão do básico ao avançado, o aplicativo torna possível mensurar marcas e empresas no Google.

Além disso, identifica quais as palavras principais que são capazes de gerar tráfego para o e-commerce e dá também a possibilidade de analisar o valor médio do custo por clique (CPC) dos termos.

Assim, pelas análises e estimativas, o SEMRush possibilita a análise do comportamento da concorrência, identificando quais as palavras indexadas e quais os termos utilizados em links patrocinados.

O que fazer com os resultados?

Com os resultados da análise de concorrência online, você pode posicionar o seu e-commerce diante do mercado de maneira bem estruturada, pois todas as ações são baseadas em dados. Com isso, é possível compreender melhor quais serão os rumos dos esforços pra atrair e fidelizar seus clientes, além de aumentar as vendas.

Como vimos nesta leitura, entender como fazer análise de concorrência online não é tão difícil. Você precisa contar com as ferramentas certas, além de ficar atento às redes sociais e outras plataformas de vendas, pois elas também são responsáveis por movimentar mercados, em especial o varejista.

Se você gostou deste artigo sobre como fazer uma boa análise de concorrência, confira também este outro que fala a respeito do marketing digital para loja virtual. O Magalu está sempre aqui para ajudar você!

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