como fazer um e-commerce

Como fazer um e-commerce para sua empresa? Veja 8 dicas

E-commerce, ou comércio eletrônico, é uma modalidade de negócio no qual a compra e a venda de produtos e de serviços ocorrem direto pela internet. Por conta dos avanços tecnológicos, esse modelo ganhou força nos últimos anos, tornando-se uma opção interessante pra empresas que desejam alcançar novos públicos e ganhar mais visibilidade. 

Ficou interessado? Então, confira nosso post até o final. A seguir, apresentamos oito dicas de como fazer um e-commerce. Acompanhe agora mesmo!

1. Elabore a sua estratégia

Nesse primeiro momento, é fundamental elaborar uma estratégia para fazer um e-commerce. Isso ajudará você a identificar as particularidades do mercado, além de ampliar a perspectiva de seu negócio digital para o médio e o longo prazo. Bom, não é mesmo?

Comece a se planejar considerando os pontos a seguir.

Produto

Produtos físicos são a escolha mais comum do e-commerce, mas isso não impede você de comercializar produtos digitais, como cursos on-line, vídeos ou aplicativos.

Público

É essencial definir o público-alvo para fazer um e-commerce, independentemente do ramo em que você pretende trabalhar. Além disso, é preciso conhecer a fundo as pessoas com quem a sua marca pretende dialogar, considerando gênero, idade, renda, nível de educação etc.

Mercado

Saiba que o mercado de e-commerce é bastante concorrido; por isso, prestar atenção na concorrência é importante. A dica é monitorar os concorrentes sempre, especialmente pelas redes sociais, estudando a forma como se comunicam e se relacionam com o público.

Esse passo é fundamental pra que você consiga compreender o tipo de demanda atendida pelo negócio, além de definir o diferencial da marca em relação às demais. Lembre-se de que é preciso se destacar, combinado?

Viabilidade econômica

Essa etapa definirá a viabilidade do negócio, considerando abertura, manutenção e até expansão dele. Assim, considere:

  • investimento total;
  • lucratividade e rentabilidade;
  • faturamento mensal;
  • capital de giro;
  • custos de comercialização;
  • custos com mão de obra;
  • custos de mercadorias;
  • entre outros.

Modelo de negócios

Existem modelos de negócios que podem ajudar você a estruturar o seu e-commerce de maneira organizada.

O Sebrae disponibiliza gratuitamente um material objetivo e prático para empreendedores que estão dando os primeiros passos, sabia? Além disso, há uma série de programas na internet que utilizam inteligência e dados de mercado pra oferecer as melhores respostas a diversas ideias empreendedoras.

2. Escolha uma plataforma

Após a elaboração da estratégia, é o momento de escolher a plataforma de e-commerce a ser utilizada. Saiba que existem diversas opções no mercado, desde serviços gratuitos a pagos, e é preciso avaliá-las direitinho pra não sair no prejuízo no final.

Existem alguns aspectos importantes na hora de eleger a melhor plataforma. Confira:

  • verifique se a plataforma apresenta um bom canal de suporte aos parceiros;
  • veja se ela se integra facilmente aos sistemas internos da empresa;
  • confira se a plataforma se adapta a diferentes telas de dispositivos móveis;
  • considere as formas de pagamento;
  • confira se a plataforma disponibiliza a divisão de produtos por categoria, ou seja, em menus específicos.

3. Defina métodos de pagamento

Cartão de crédito, depósito, boleto… O ideal é oferecer o máximo possível de métodos de pagamento aos clientes, considerando, claro, que essas opções não prejudicarão a logística e a lucratividade do negócio.

4. Organize o canal de vendas

A melhor maneira de organizar o canal de vendas do e-commerce é apostar em um programa de gerenciamento de estoque. Com isso, será mais fácil localizar os itens disponíveis pra venda, identificar produtos com estoque reduzido, verificar quais produtos devem ser despachados etc. 

5. Estabeleça o processo logístico

Essa é uma etapa importante pra fazer um e-commerce de sucesso, viu? A logística de entregas deve ser avaliada com cuidado, afinal, vários clientes deixam de finalizar pedidos por medo de não receberem a compra. Por isso, é primordial considerar as melhores opções do mercado de acordo com o seu negócio.

Muitos e-commerces optam por utilizar o serviço dos Correios. Há a alternativa das transportadoras e a possibilidade de incluir no site a opção de retirada de pedidos diretamente na loja física, por exemplo.

6. Planeje o marketing

Quer saber como fazer um e-commerce de sucesso? Então, não descuide do planejamento de marketing! Vários empreendedores acabam esquecendo essa parte, mas saiba que existem estratégias simples que fazem o negócio decolar e se destacar entre os demais concorrentes.

Aqui vão algumas dicas para o planejamento de marketing:

  • esteja presente nas redes sociais;
  • tenha um blog para a sua loja;
  • utilize o Google Ads, principal serviço de publicidade da Google;
  • aposte no e-mail no marketing.

7. Determine indicadores de desempenho

Para entender como anda a sua performance no mercado, será preciso ficar de olho nos indicadores de desempenho. Esses indicadores mostram o histórico de conquistas e as tendências futuras e, além disso, são decisivos pra acertar nas escolhas e no planejamento digital.

Confira alguns indicadores de desempenho que você acompanhar:

  • número de vendas;
  • tráfego no site;
  • tempo de permanência no site;
  • ticket médio, ou seja, valor que cada cliente gasta em suas compras em um determinado período;
  • taxa de abandono de carrinho.

8. Faça parcerias estratégicas

Fornecedores de produtos e outras empresas que prestam serviços de tecnologia ou logística, por exemplo, são parceiros importantes pra qualquer tipo de negócio, sobretudo os digitais. Por esse motivo, é essencial escolher parceiros com uma boa reputação no mercado e que contribuirão positivamente no sucesso de sua empresa.

Por fim, aqui vai uma dica extra sobre como fazer um e-commerce de sucesso. O ideal é escolher plataformas que facilitem os processos operacionais e logísticos, especialmente se você tem uma rotina atribulada e dispõe de pouco tempo para realizar tarefas gerenciais. Essa é a melhor decisão para otimizar tempo e vendas.

Entendeu como fazer um e-commerce? O modelo de negócio é bastante promissor e vantajoso pra marcas de vários portes, seja qual for o segmento. Assim, considerando que os hábitos de consumo mudaram, as empresas que estiverem fora da internet só tendem a perder.

Agora que você já sabe como fazer um e-commerce, aproveite pra conhecer o Magalu Markeplace e criar o seu canal de vendas digital! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa