como montar uma loja virtual

Como montar uma loja virtual: confira o passo a passo

Quer começar a vender pela internet, mas não sabe como montar uma loja virtual de sucesso? Então, vai gostar deste artigo, porque o Magalu vai explicar tudo pra você iniciar o seu negócio digital e ele ficar do jeitinho que imaginou. A boa notícia é que ela é mais barata do que uma loja física.

Mesmo assim, estudar sobre isso é muito importante, já que uma loja na internet precisa de boa estrutura e organização pra funcionar da melhor forma. Fazendo tudo do jeito certo, as chances de sucesso são muito maiores, garantindo a sustentabilidade do negócio.

Não basta simplesmente decidir começar a vender e publicar produtos em qualquer canal sem seguir nenhum critério, ok? Mas não se preocupe, porque as coisas também não são complicadas como muitos acreditam.

Veja só o passo a passo pra montar a sua loja virtual sem dificuldades e marcar presença na internet!

Prepare-se para entrar no mercado

Qualquer pessoa que deseja empreender em um negócio físico é encorajada a fazer um planejamento, certo? É ele que ajuda a estudar melhor o mercado e a definir as características desse novo negócio e sua viabilidade, ou seja, se dá mesmo pra colocá-lo em prática e todos os detalhes envolvidos.

Esse é um passo muito importante pra saber se há sucesso à vista e traçar estratégias que ajudarão a conduzir a loja virtual. E quando falamos de um empreendimento online, temos que seguir o mesmo princípio: precisamos nos preparar!

Faça uma pesquisa sobre como funciona o universo digital e o e-commerce, de que maneira acontecem essas negociações, as ferramentas disponíveis, o comportamento do consumidor no ambiente virtual, entre outros aspectos que vão influenciar as tomadas de decisão.

Também se informe a respeito da logística desse novo negócio, da interação com o cliente, de como são feitas as campanhas de marketing. E não esqueça de conferir quais erros não devem ser cometidos. A ideia é começar com o pé direito!

Escolha o melhor nicho

Escolher um bom mercado de nicho é uma das etapas principais; afinal, não adianta saber como montar uma loja virtual se ainda não decidiu o que ela vai vender, né? Então, faça um pequeno estudo e análise pra verificar quais são as melhores oportunidades.

Pra que você tenha chances de sucesso ainda maiores, é interessante fugir das áreas muito generalizadas e saturadas. Por exemplo: é possível montar uma loja de calçados, mas pense em estreitar esse mercado escolhendo um ramo específico. É o caso de vender calçados executivos, ortopédicos, pra casamento, dança, estilo retrô, entre muitos outros.

Perceba que, essa estratégia, embora reduza um pouco a variedade de produtos, elimina diversos concorrentes. Está se especializando em um determinado ramo, e isso atrai um público mais qualificado. Conhece esse termo? É aquele público que tem mais potencial de comprar da sua loja, porque se identifica com o produto ou serviço oferecido.

Avalie os custos pra montar uma loja virtual

Lembra que falamos que, além de saber como montar uma loja virtual, você também precisa se preparar pra entrar nesse mercado? Então, uma das etapas importantes do planejamento é conhecer os custos envolvidos nessa nova empreitada.

Nem tudo é de graça na internet, principalmente se quiser trabalhar com profissionalismo e ter destaque no ambiente digital. Será necessário fazer alguns investimentos, seja na estrutura da loja, seja nas ferramentas que vai utilizar pra equipá-la, seja pra elaborar as campanhas de marketing.

Mas são duas realidades diferentes, porque você pode montar uma loja virtual a partir do zero ou aderir a um marketplace. Sendo assim, existem investimentos diferentes dependendo do modelo de negócio escolhido.

Quando decidimos começar do zero montando uma loja própria, é preciso pensar em diversos detalhes, e todos eles têm custos, como:

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  • domínio;
  • hospedagem ou plataforma;
  • ferramentas e serviços adicionais (atendimento, frete, pagamento);
  • software de logística e gestão;
  • entre outros.

No marketplace, você já encontra uma plataforma pronta pra começar a usar. É o caso do Magalu! Aqui, temos todos os recursos e as ferramentas necessários pra colocar sua loja no ar. Não existe esse investimento inicial em estrutura, mas um percentual sobre cada venda realizada.

Considere, também, se há necessidade de contratar um serviço de contabilidade, se vai precisar de colaboradores, como realizar as entregas e todos os demais aspectos que possam implicar em algum custo ou investimento para o seu novo negócio. Novamente, aqui no Magalu, você conta com mais vantagens: temos o Magalu Entregas para facilitar a sua vida!

Escolha a melhor plataforma

Você viu que não existe só uma forma de montar uma loja virtual, certo? Então, pra escolher a plataforma, primeiro decida se vai montar o negócio por conta própria ou, se nesse momento, uma parceria com marketplace seria mais ideal em seu caso.

Das duas formas você vai precisar decidir qual é a melhor plataforma para o seu negócio. Montando a loja, dá pra optar por diferentes fornecedores desse serviço. Veja aquele que trabalha com bom custo-benefício, oferece boas ferramentas e um suporte de qualidade.

Caso prefira a parceria com marketplace, tenha o cuidado de escolher uma marca que já tenha tradição, confiança do público e credibilidade. Afinal, você vai associar a sua empresa a esse nome.

Confira o sistema de trabalho dessa plataforma, as regras pra participar, possíveis taxas e o percentual das vendas que deve ser repassado. Também verifique qual é o suporte oferecido para os parceiros e de que maneira essa empresa contribui pra que eles consigam vender mais.

A escolha de uma boa plataforma é fundamental pra estruturar bem o negócio e fazer uma boa gestão dele. Mas isso também influencia na atração do público ideal pra loja, já que o visual, a estrutura e os recursos conversam com essas pessoas e influenciam a experiência de compra. Precisam ser fáceis de usar e agradáveis de navegar.

Por isso, não deixe de considerar ter sua loja associada ao Magalu, uma das marcas mais admiradas do Brasil.

Decida como receberá os pagamentos

Atualmente, o consumidor tem à disposição diversas formas de fazer o pagamento das compras. No geral, os preferidos são os boletos e os cartões, tanto de débito quanto de crédito. Mas, mesmo entre eles, existem muitas opções e bandeiras.

Além disso, é possível inovar trabalhando com formas alternativas, como a moeda virtual, carteiras digitais e milhas. Então, também precisará definir de que maneira deseja receber os valores das suas vendas.

Cada uma dessas alternativas tem lá os seus custos e possíveis taxas, então, considere esses valores pra não influenciar muito na precificação das mercadorias, e pra que você consiga ter uma boa margem de lucro.

Quer uma dica preciosa? Quando for escolher as formas de pagamento, evite as opções em que o consumidor precisa ser direcionado para outro site. Isso vai fazer com que ele perca a conexão com a sua loja, e ainda pode levar à desistência da compra, gerada por burocracias, como preenchimento de novos cadastros.

O ideal é simplificar ao máximo essa etapa, além de oferecer diferentes opções — pra não perder nenhuma parcela do seu público por causa de limitações na hora de pagar, tudo bem? Porém, também considere seus próprios interesses pra que haja um equilíbrio.

Agora você já sabe como montar uma loja virtual e por onde começar a sua empreitada na internet. Só não esqueça que estar online não é suficiente pra vender. Depois de colocar a vitrine no ar, crie campanhas de marketing voltadas ao seu público e divulgue o seu negócio. Aí sim os clientes vão chegar!

Quer pular toda a burocracia e dificuldade pra montar uma loja virtual? Então, vem ser um parceiro Magalu! Faça o seu cadastro e descubra como é fácil vender na internet!

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