como montar uma loja virtual

Como montar uma loja virtual: confira o passo a passo

Quer começar a vender pela internet, mas não sabe como montar uma loja virtual de sucesso? Então, vai gostar deste artigo, porque o Magalu vai explicar tudo pra você iniciar o seu negócio digital e ele ficar do jeitinho que imaginou. A boa notícia é que ela é mais barata do que uma loja física.

Mesmo assim, estudar sobre isso é muito importante, já que uma loja na internet precisa de boa estrutura e organização pra funcionar da melhor forma. Fazendo tudo do jeito certo, as chances de sucesso são muito maiores, garantindo a sustentabilidade do negócio.

Não basta decidir começar a vender e publicar produtos em qualquer canal sem seguir nenhum critério, ok? Mas não se preocupe, porque as coisas também não são complicadas como muitos acreditam.

Veja só o passo a passo pra montar a sua loja virtual sem dificuldades e marcar presença na internet!

Prepare-se para entrar no mercado

Qualquer pessoa que deseja empreender em um negócio físico é encorajada a fazer um planejamento, certo? É ele que ajuda a estudar melhor o mercado e a definir as características desse novo negócio e sua viabilidade, ou seja, se dá mesmo pra colocá-lo em prática e todos os detalhes envolvidos.

Esse é um passo muito importante pra saber se há sucesso à vista e traçar estratégias que ajudarão a conduzir a loja virtual. E quando falamos de um empreendimento online, temos que seguir o mesmo princípio: precisamos nos preparar!

Faça uma pesquisa sobre como funcionam o universo digital e o e-commerce, de que maneira acontecem essas negociações, as ferramentas disponíveis, o comportamento do consumidor no ambiente virtual, entre outros aspectos que vão influenciar as tomadas de decisão.

Também se informe a respeito da logística desse novo negócio, da interação com o cliente e de como são feitas as campanhas de marketing. Também não esqueça de conferir quais erros não devem ser cometidos. A ideia é começar com o pé direito!

Escolha o melhor nicho

Escolher um bom mercado de nicho é uma das etapas principais; afinal, não adianta saber como montar uma loja virtual se ainda não decidiu o que ela vai vender, né? Então, faça um pequeno estudo pra verificar quais são as melhores oportunidades.

Pra que você tenha chances de sucesso ainda maiores, é interessante fugir das áreas muito generalizadas e saturadas. Por exemplo: é possível montar uma loja de calçados, mas pense em estreitar esse mercado escolhendo um ramo específico. É o caso de vender calçados executivos, ortopédicos, pra casamento, dança, estilo retrô, entre muitos outros.

Perceba que, essa estratégia, embora reduza um pouco a variedade de produtos, elimina diversos concorrentes. Afinal, você está se especializando em um determinado ramo, e isso atrai um público mais qualificado. Conhece esse termo? É aquele público que tem mais potencial de comprar da sua loja, porque se identifica com o produto ou serviço oferecido.

Faça uma pesquisa para conhecer melhor seu público-alvo

Falando em público, é preciso conhecer as pessoas para quem você quer direcionar os seus produtos. Quer saber como fazer isso? A melhor maneira de começar é com uma pesquisa.

Seja por formulários, seja por entrevistas, busque algumas alternativas para saber mais sobre os clientes ideais para a sua loja, coletando informações como faixa etária, preferências, localização, renda média, entre várias outras.

tome cuidado na hora de fazer a coleta de dados durante a pesquisa. O correto é que o cliente dê o consentimento para o uso dessas informações pra implementação de medidas para aprimorar o atendimento. Por isso, nunca se esqueça de pedir a autorização para coletar e usar conteúdos desse tipo, e evite o compartilhamento com terceiros.

Outra maneira de pesquisar para conhecer melhor o seu público-alvo é com a análise da concorrência. Observe o padrão de consumidores de empresas que seguem no mesmo nicho que o seu e tente encontrar um diferencial para a sua loja, a fim de alinhar o seu trabalho ainda mais com as preferências do público.

Com base nisso, dá pra planejar ações promocionais e criar estratégias de marketing voltadas especialmente para esse público-alvo, atendendo às necessidades e atingindo as expectativas dos seus clientes.

Avalie os custos pra montar uma loja virtual

Lembra que falamos que, além de saber como montar uma loja virtual, você precisa se preparar pra entrar nesse mercado? Então, uma das etapas importantes do planejamento é conhecer os custos envolvidos nessa nova empreitada.

Nem tudo é de graça na internet, principalmente se quiser trabalhar com profissionalismo e ter destaque no ambiente digital. Será necessário fazer alguns investimentos, seja na estrutura da loja, nas ferramentas que vai utilizar pra equipá-la ou pra elaborar as campanhas de marketing.

Mas são duas realidades diferentes, porque você pode montar uma loja virtual a partir do zero ou aderir a um marketplace. Sendo assim, existem investimentos diferentes dependendo do modelo de negócio escolhido.

Quando decidimos começar do zero montando uma loja própria, é preciso pensar em diversos detalhes, e todos eles têm custos, como:

  • domínio;
  • hospedagem ou plataforma;
  • ferramentas e serviços adicionais (atendimento, frete, pagamento);
  • software de logística e gestão.

No marketplace, você já encontra uma plataforma pronta pra começar a usar. É o caso do Magalu! Aqui, temos todos os recursos e as ferramentas necessários pra colocar sua loja no ar. Não existe esse investimento inicial em estrutura, mas um percentual sobre cada venda realizada.

Considere, também, se há necessidade de contratar um serviço de contabilidade, se vai precisar de colaboradores, como realizar as entregas e todos os demais aspectos que possam implicar em algum custo ou investimento para o seu novo negócio. Novamente, aqui no Magalu, você conta com mais vantagens: temos o Magalu Entregas pra facilitar a sua vida!

Escolha a melhor plataforma

Você viu que não existe só uma forma de montar uma loja virtual, certo? Então, pra escolher a plataforma, primeiro decida se vai montar o negócio por conta própria ou se, no seu caso, uma parceria com marketplace seria melhor.

Das duas formas você vai precisar decidir qual é a melhor plataforma para o seu negócio. Montando a loja, dá pra optar por diferentes fornecedores desse serviço. Veja aquele que trabalha com bom custo-benefício, oferece boas ferramentas e um suporte de qualidade.

Caso prefira a parceria com marketplace, tenha o cuidado de escolher uma marca que já conte com tradição, confiança do público e credibilidade. Afinal, você vai associar a sua empresa a esse nome.

Confira o sistema de trabalho dessa plataforma, as regras pra participar, possíveis taxas e o percentual das vendas que deve ser repassado. Também verifique qual é o suporte oferecido para os parceiros e de que maneira essa empresa contribui pra que eles consigam vender mais.

A escolha de uma boa plataforma é fundamental pra estruturar bem o negócio e fazer uma boa gestão dele. Mas isso também impacta a atração do público ideal pra loja, já que o visual, a estrutura e os recursos conversam com essas pessoas e influenciam a experiência de compra. Precisam ser fáceis de usar e agradáveis de navegar.

Por isso, não deixe de considerar ter sua loja associada ao Magalu, uma das marcas mais admiradas do Brasil. Assim, é possível conquistar bons resultados em menos tempo, com mais praticidade e contando com muita confiança.

Cadastro plataforma magalu marketplace

Decida como receberá os pagamentos

Atualmente, o consumidor tem à disposição diversos meios de fazer o pagamento das compras. No geral, os preferidos são os boletos e os cartões, tanto de débito quanto de crédito. Mas, mesmo entre eles, existem muitas opções e bandeiras.

Além disso, o Pix, implementado recentemente, ganhou muita popularidade como meio de pagamento pela sua praticidade e baixo custo. Também é possível inovar trabalhando com formas alternativas, como a moeda virtual, carteiras digitais e milhas. Então, também precisará definir de que maneira deseja receber os valores das suas vendas.

Cada uma dessas alternativas tem os seus custos e possíveis taxas, então, considere esses valores pra não influenciar muito a precificação das mercadorias, e pra que você consiga ter uma boa margem de lucro.

Quer uma dica preciosa? Quando for escolher as formas de pagamento, evite as opções em que o consumidor precisa ser direcionado para outro site. Isso vai fazer com que ele perca a conexão com a sua loja e ainda pode levar à desistência da compra, gerada por burocracias, como preenchimento de novos cadastros.

O ideal é simplificar ao máximo essa etapa, além de oferecer diferentes opções — pra não perder nenhuma parcela do seu público por causa de limitações na hora de pagar, tudo bem? Porém, também considere seus próprios interesses pra que haja um equilíbrio.

Invista em segurança para a sua loja

Esse é outro ponto crucial para saber como montar uma loja virtual. É necessário hospedar o seu negócio em um site com cadeado de segurança, contando com tecnologia de ponta para proteger tanto os seus dados quanto os dos clientes.

Quando você escolhe montar a própria loja, é interessante procurar por empresas terceirizadas para oferecer os serviços de segurança que o seu negócio precisa. No entanto, se optar pelo marketplace, a plataforma já oferece essa proteção, embora seja de sua responsabilidade não deixar que os dados dos clientes caiam nas mãos de pessoas não autorizadas.

Busque os melhores fornecedores

A eficácia, o comprometimento e a agilidade dos fornecedores impactam diretamente o sucesso da sua loja virtual. Afinal, isso afeta a qualidade dos produtos e, consequentemente, a satisfação dos clientes.

Por isso, tenha muito cuidado na hora de encontrar um bom fornecedor. Faça uma boa pesquisa de mercado e tire todas as suas dúvidas antes de fechar negócio. Ser uma pessoa criteriosa e detalhista nesse momento vai poupar muita dor de cabeça no futuro.

Invista no marketing digital

A imagem do negócio conta muito, por isso, é indispensável contar com boas práticas de marketing digital. Sendo assim, não deixe de apostar na divulgação da sua loja virtual e de investir na atração de novos clientes, seguindo sempre estratégias que fazem sucesso no seu nicho de atuação.

Tenha bons processos de logística

A logística é outra palavra-chave para montar uma loja virtual. Ter organização nos processos de transporte e envio dos produtos, assim como um bom controle de estoque, vai facilitar muito o dia a dia do negócio.

Conhecer os erros que não devem ser cometidos e apostar em boas dicas de logística é o melhor a se fazer para organizar a entrega das vendas e, assim, deixar todos os seus clientes bem felizes.

Agora você sabe como montar uma loja virtual e por onde começar a sua empreitada na internet. Só não esqueça que estar online não é suficiente pra vender. Depois de colocar a vitrine no ar, crie campanhas de marketing voltadas ao seu público e divulgue o seu negócio. Aí sim os clientes vão chegar!

Quer saber como montar uma loja virtual sem dores de cabeça e ainda ter um bom faturamento? Então, baixe agora mesmo o nosso e-book e saiba como vender mais e melhor no Magalu Marketplace!

Ebook como vender mais no marketplace

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa