como trabalhar com vendas online

Quer saber como trabalhar com vendas online? Veja nossas dicas!

Muitas empresas encontraram na internet uma boa forma de potencializar resultados. Uma pesquisa da Ebit/Nielsen revelou que 51% dos varejos físicos encontraram seu espaço no digital, enquanto 44% das lojas surgiram por ali mesmo. Só por aí já dá pra ver que algum benefício existe por trás dessa escolha, não é?

A gente cita vários: você tem uma loja que fica aberta 24 horas, alcança consumidores de diferentes locais do país, encontra uma logística pra lá de facilitada, e tudo isso só pra começo de conversa. Mas aí fica a pergunta: como trabalhar com vendas online?

É o que a gente vê a partir de agora. Confira algumas dicas pra ter sucesso nas vendas online!

Elaboração de um plano de negócios

O sucesso anda junto do planejamento. Então, é preciso escolher cada passo antes, durante e depois de se estabelecer no comércio online pra garantir boas estratégias.

Pense no que a sua loja digital necessita, como mostrar os produtos e, principalmente, onde dispor tudo isso. Inclua questões como formas de pagamento, logística de transporte de mercadorias, segurança antifraude e assim por diante.

Definição de um nicho de atuação

Vale lembrar que a internet é um território enorme, e nem sempre dá pra agradar a todos. Por isso, aproveite que está pensando no plano de negócios e entenda quem é o seu público.

Descubra algumas características em comum de pessoas que compram da sua loja, o que elas querem da sua marca e por aí vai. Com essa segmentação, você pode pensar em maneiras de chegar até esses consumidores com facilidade.

Vamos supor que o negócio seja direcionado pra um público bem jovem e descolado. Essa descoberta ajuda a escolher a melhor plataforma de venda, a linguagem que será usada e até a identidade visual na web.

Organização da rotina

Toda loja física tem lá sua rotina, por mais que a gente não perceba. Existe um horário de funcionamento e algumas regras de convivência. Pra isso, os funcionários chegam numa determinada hora, têm um tempo de almoço ou de descanso no meio de expediente, dedicam-se ao atendimento e, quando há encomendas, não deixam que passem batido.

Isso também deve acontecer ao trabalhar com vendas online. Não dá pra criar um site, ainda que seja em um marketplace, e esperar que os pedidos caiam do céu. É preciso ter uma rotina de monitoramento dos resultados do meio digital e outros cuidados que incluem:

  • alimentação das redes sociais pra gerar engajamento;
  • atendimento ao consumidor, pra responder dúvidas e reclamações;
  • atualização do catálogo de produtos;
  • separação dos produtos pra um envio ágil.

Uso de ferramentas tecnológicas

A gente só listou algumas das atividades da rotina de um comércio online. Com tanta coisa pra fazer, fica fácil se perder, não acha? É aí que entram as ferramentas tecnológicas pra ajudar. Podem ser aplicativos ou software no computador que listam afazeres, criam notificações e alertas, organizam os atendimentos, monitoram e-mails e assim por diante.

Considere que algumas plataformas de vendas online já têm essas ferramentas integradas. É o caso do marketplace: ele facilita muito algumas burocracias e questões de pagamento, por exemplo.

Investimento em marketing digital

Engajar consumidores nem sempre é fácil, né? Principalmente na internet, onde eles encontram tudo o que querem com alguns cliques. É por isso que o marketing digital deve andar junto às suas estratégias de vendas. Assim, dá pra divulgar de formas menos invasivas e mais atrativas, capturando consumidores com o perfil dos seus produtos.

São alguns exemplos:

  • e-mail marketing;
  • conteúdos pra um blog ou redes sociais, com base em SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca);
  • remarketing pra alimentar a base de clientes;
  • links patrocinados em buscadores, como o Google.

Viu só como trabalhar com vendas online depende de processos assim como nas lojas físicas? Mas a gente viu também que os benefícios de ter esse espaço na internet são inúmeros e, melhor que isso, aumentam as oportunidades de negócio. Quando tiver um canal, não deixe de acompanhá-lo de perto e repensar as estratégias pra chegar ao sucesso.

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