Como usar o WhatsApp para vender

Como usar o WhatsApp para vender? Veja o que fazer e o que evitar ao utilizar essa ferramenta

Como usar o WhatsApp para vender? Essa é uma dúvida muito comum, principalmente pra quem está iniciando o seu negócio no mundo digital. Porém, a boa notícia é que usar essa ferramenta é mais simples do que você imagina.

Além disso, ela tem um grande potencial de impulsionar negócios. Então, é interessante descobrir as funcionalidades do aplicativo pra fazer vendas, ter um novo canal de contato com os seus clientes e criar mais oportunidades.

Pensando nisso, a gente preparou este post pra ajudar você a aplicar essa estratégia de maneira profissional e sem nenhum amadorismo. Quer saber como? Continue lendo!

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo voltada especificamente para empresas. Com essa ferramenta, o seu negócio consegue interagir com os clientes com mais facilidade. Além disso, você tem acesso às seguintes funções:

  • criação de perfil comercial, com informações da sua empresa, como horário de funcionamento, segmento e endereço;
  • respostas rápidas, que permitem a criação de mensagens instantâneas, como frases de boas-vindas ou informativos importantes;
  • etiquetas, usadas pra organizar os contatos e as conversas;
  • estatísticas, com informações como o número de mensagens enviadas, recebidas e lidas.

Ou seja, nessa versão você não vai apenas enviar mensagens para os seus clientes. Terá uma ferramenta completa pra divulgar o seu negócio e interagir com o público, criando mais um canal de atendimento pra cultivar um bom relacionamento e vender.

Como usar o WhatsApp para vendas?

Pra que você tenha sucesso nessa estratégia, é importante saber usar o aplicativo de forma profissional, explorando todos os recursos. Veja algumas dicas úteis pra ter mais sucesso nas suas vendas pelo aplicativo!

Peça antes a autorização dos clientes

Essa dica é bem importante. Isso porque, se você enviar uma mensagem não autorizada, o seu contato pode não gerar nenhum retorno. Ainda, na pior das hipóteses, o cliente pode fazer uma denúncia no Procon ou nas redes sociais, o que prejudica a reputação da sua empresa.

Por isso, certifique-se de que as pessoas desejam receber suas mensagens e conteúdos pelo WhatsApp, pra não correr o risco de invadir a privacidade delas.

Organize os contatos

Organizar a sua base de clientes é essencial pra facilitar o seu trabalho. Afinal, se você tiver uma lista desorganizada e extensa de contatos, será difícil dar atenção adequada a todos. Portanto, escolha uma ferramenta e um método pra fazer a organização da sua lista.

Vale lembrar que também dá pra fazer a classificação das conversas utilizando as etiquetas pra que você saiba com que tipo de consumidor está conversando e quais são os tópicos abordados. Dá pra inserir até 20 etiquetas.

Utilize as listas de transmissão

O uso de listas de transmissão é uma excelente estratégia de vendas, pois ela ajuda a reunir todas as pessoas da sua agenda que demonstraram interesse no que você vende. Assim, é possível enviar mensagens direcionadas pra todos os seus contatos e abrir uma conversa individual com cada um.

Crie um cronograma de mensagens

A definição de uma periodicidade para o envio de mensagens é outro ponto relevante. E a dica é: evite mensagens em excesso. Você não pode deixar que os clientes esqueçam da sua loja, mas também não pode exagerar na quantidade de mensagens pra não ter uma abordagem invasiva demais.

Não se esqueça de considerar os diferentes perfis de clientes, também. Afinal, cada consumidor tem interesse em determinado tipo de conteúdo. Então, tenha atenção com esses detalhes, ok?

Aposte na função catálogo

Essa é uma dica bem bacana de como usar o WhatsApp para vender, afinal, dá pra cadastrar até 500 produtos no catálogo da versão Business, sabia? Ali você pode inserir título, campos com a descrição do produto, o código dele e também o link de acesso.

Sabe o que é melhor? Esse catálogo não precisa ficar restrito ao WhatsApp. Além da possibilidade de compartilhar com as pessoas que já acompanham o seu negócio por esse aplicativo, você ainda pode compartilhar nas redes sociais, ampliando o contato com o seu mix de produtos. Legal, né?

Tenha processos automatizados

Hoje em dia a automação é uma estratégia quase obrigatória pra todos os negócios, em especial os digitais. Automatizar traz mais agilidade e evita as tarefas repetitivas no dia a dia do seu negócio. E também tem como usar o WhatsApp para vender integrando o aplicativo a uma plataforma de automação de marketing.

Fazendo essa integração, dá pra encaminhar os clientes e consumidores pra outros canais do seu negócio, por exemplo, as redes sociais, o e-mail e até o SMS.

Utilizando um sistema de CRM, que integra os diversos aspectos da gestão do relacionamento com o cliente, tudo fica ainda melhor. Com ele, você conseguirá controlar as negociações, acompanhar métricas, coletar dados, entre outras funções importantes pra potencializar suas campanhas e ações.

Divulgue o seu contato

Não tem como usar o WhatsApp para vender se você não contar para as pessoas que também disponibiliza esse canal, concorda? Então, uma das suas principais preocupações deve ser fazer a divulgação do seu contato para o público.

Atualize os dados da sua empresa no site, na loja, nas redes sociais e outros canais em que você já tenha feito a divulgação dela. Coloque em destaque o número do WhatsApp pra ficar fácil de encontrar. Afinal, é mais fácil as pessoas contatarem você por meio de mensagens do que ligando para o telefone fixo.

Entenda qual linguagem utilizar

Não basta descobrir os recursos do aplicativo pra saber como usar o WhatsApp para vender se você não se comunicar com seu público da maneira certa. Pra criar boas oportunidades é preciso trabalhar todo o conjunto, e isso envolve a linguagem utilizada pra abordar cada cliente.

Como citamos, não podemos falar com todas as pessoas da mesma maneira, já que algumas podem ter chegado há pouco no aplicativo enquanto outras estão acompanhando a sua marca há algum tempo. O teor das mensagens enviadas é diferente pra cada uma delas.

Ao criar o seu cronograma de mensagens, você já pode estabelecer quais são aquelas que devem ser enviadas para os clientes em cada uma das etapas do seu funil de vendas. Organizando as mensagens dessa maneira, você não vai errar na hora da abordagem.

Não se esqueça, também, de que cada público tem o seu próprio perfil e características. Então, a linguagem utilizada precisa estar de acordo com aquilo que a sua marca entrega e os clientes desejam encontrar. Sempre tenha em mente quem é o seu público pra conversar com ele do jeito certo.

Agora você já sabe como usar o WhatsApp para vender mais no seu negócio. Mas é importante evitar aqueles errinhos recorrentes, como demorar demais pra responder às mensagens ou deixar sem nenhuma resposta. Assim você garante um maior nível de satisfação dos seus clientes, o que melhora a reputação do seu negócio e contribui para o aumento das vendas.

Que tal aprender um pouco mais sobre essa ferramenta? A gente também mostra como criar anúncios atrativos pra aumentar o potencial de vendas pelo WhatsApp!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa