Como usar o WhatsApp para vender

Como usar o WhatsApp para vender? Veja o que fazer e o que evitar ao utilizar essa ferramenta

Como usar o WhatsApp para vender? Essa é uma dúvida muito comum, principalmente se você está iniciando o seu negócio no mundo digital. Porém, a boa notícia é que usar essa ferramenta é mais simples do que você imagina. Além do mais, ela ainda tem um grande potencial de impulsionar o seu negócio.

Pensando nisso, o time do Magalu preparou este post pra ajudar você a aplicar essa estratégia de maneira profissional e sem nenhum amadorismo. Quer saber como? Continue a leitura!

O que é o WhatsApp Business?

Essa é uma versão do aplicativo voltada especificamente pra empresas. Com essa ferramenta, o seu negócio consegue interagir com os clientes com mais facilidade. Além disso, você tem acesso às seguintes funções:

  • criação de perfil comercial, com informações da sua empresa como horário de funcionamento, segmento e endereço ;
  • respostas rápidas, que permitem a criação de mensagens instantâneas como boas-vindas ou informativos importantes;
  • etiquetas, usadas pra organizar os contatos e as conversas;
  • estatísticas, com informações como o número de mensagens enviadas, recebidas e lidas.

Como usar o WhatsApp para vendas?

Pra que você tenha sucesso nessa estratégia, é importante saber usar o aplicativo. Veja algumas dicas que você deve seguir pra ter maior sucesso nas suas vendas!

Peça antes a autorização dos clientes

Essa dica é bem importante. Isso porque, se você enviar uma mensagem não autorizada, o seu contato pode não gerar nenhum retorno. Ainda, na pior das hipóteses, o cliente pode fazer uma denúncia no Procon ou nas redes sociais, o que prejudica a reputação da sua empresa.

Organize os contatos

Organizar a sua base de clientes é essencial pra facilitar o seu trabalho. Afinal, se você tiver uma lista desorganizada e extensa de contatos, será difícil dar atenção adequada a todos. Portanto, escolha uma ferramenta e um método pra fazer a organização da sua lista.

Utilize as listas de transmissão

O uso de listas de transmissão é uma excelente estratégia, pois ela ajuda a reunir todas as pessoas da sua agenda que demonstraram interesse no que você vende. Assim, é possível enviar mensagens direcionadas para todos os seus contatos e abrir uma conversa individual com cada um.

Crie um cronograma de mensagens

A definição de uma periodicidade para o envio de mensagens é outro ponto relevante. E a dica é: evite mensagens em excesso e não esqueça de considerar os diferentes perfis de clientes! Afinal, cada consumidor tem interesse em determinado tipo de abordagem e de conteúdo. Portanto, esteja atento a esses detalhes, ok?

Agora você já sabe como usar o WhatsApp para vender mais no seu negócio. Mas é importante evitar aqueles errinhos recorrentes, como demorar demais para responder às mensagens ou deixar sem nenhuma resposta. Assim você garante um maior nível de satisfação dos seus clientes, o que melhora a reputação do seu negócio e contribui para o aumento das vendas.

E aí, gostou deste post? Pra você ter acesso a outros conteúdos como este, é só assinar a newsletter do Magalu Marketplace, combinado?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa