como vender mais

Como vender mais na internet? Veja como um marketplace pode ajudar

Todo lojista que deseja ver o seu negócio crescer vai em busca de informações e dicas sobre como vender mais, certo? Se você também quer aumentar suas vendas, vai gostar das sugestões que preparamos neste post!

Uma das melhores estratégias pra vender mais é fazer boas parcerias, e é aqui que entra o marketplace. Nessa plataforma, você pode divulgar seus produtos sem pagar nada, e ainda conta com o suporte e a estratégia de especialistas pra suas mercadorias aparecerem nas buscas.

É ou não é uma excelente forma de conquistar mais público? Mas é preciso saber como trabalhar com o marketplace pra alcançar todo esse sucesso, e é por isso que o nosso post vai ajudar. Continue lendo e veja como fazer o seu negócio crescer com uma parceria como essa!

Como funciona um marketplace?

Pra saber como vender mais com marketplace, primeiro você precisa entender de que maneira esse negócio funciona. Como a gente explicou, é uma parceria firmada entre lojistas e/ou empresas e uma grande marca, como o Magalu.

A empresa proprietária do marketplace disponibiliza uma plataforma na qual os lojistas podem fazer o cadastro de seus produtos criando uma loja ali dentro. Basicamente, funciona como um tipo de shopping, mas na internet.

Um shopping é um grande centro de compras onde diferentes marcas abrem suas lojas, certo? O público entra ali, anda por entre essas lojas e escolhe os produtos que mais interessam. No marketplace funciona da mesma forma. Todos os lojistas estão na plataforma disponíveis para o público, que navega pelas páginas e escolhe seus produtos.

Geralmente não é preciso pagar nada pra ter um espaço no marketplace. Ele ganha com a parceria porque um pequeno percentual de cada venda é revertido pra que seja possível dar continuidade a essa estrutura gratuita.

Então você não paga nada pra estar nem pra postar os seus produtos. Só compartilha com o marketplace uma comissão quando consegue fazer alguma venda. Se você não vender nada, fica tudo como está. Simples assim!

Como o marketplace pode ajudar a vender mais?

Você viu que o marketplace ganha quando o lojista vende, certo? Por isso essa é uma parceria que funciona de verdade. A empresa dona da plataforma oferece esse espaço trazendo oportunidades para o lojista alcançar um público maior, e ela obtém seu lucro das vendas feitas pelos parceiros.

Mas essa parceria só funciona bem porque a equipe do marketplace não fica parada esperando as coisas acontecerem. Ela trabalha elaborando planos e campanhas de marketing pra atrair o público e colocar os produtos cadastrados no site lá em cima nos resultados de busca. Também desenvolvem facilidades e programas atrativos para o cliente.

É por isso que tem como vender mais aderindo a um marketplace. A empresa já tem uma estratégia pra manter os produtos dos parceiros em posições mais altas, o que aumenta as chances de vender.

Além disso, os melhores marketplaces oferecem treinamentos para os seus parceiros, disponibilizam materiais, cursos, palestras, entre outros conteúdos que fazem com que eles ampliem seus conhecimentos.

Assim, aprendem cada vez mais a fazer a gestão de vendas, manter o relacionamento com o público, cadastrar produtos de uma forma interessante, oferecer um bom atendimento, e assim por diante.

O guia definitivo para criar bons anúncios no marketplace

Ou seja, não é só o espaço. O marketplace oferece toda uma estrutura de suporte pra que o lojista possa realmente crescer — lembrando que isso só nos melhores marketplaces!

Quais são os benefícios de vender por um marketplace?

Se você pode ter a sua loja própria e usar outros canais pra fazer vendas na internet, por que vale a pena optar pelo marketplace? A seguir listamos os principais benefícios pra você entender melhor as grandes vantagens dessa parceria.

Estrutura gratuita

Como a gente explicou, você terá uma estrutura gratuita pra criar a sua loja virtual, então nem precisa montar por fora se você não quiser. Ali tem tudo o que é necessário pra criar a sua vitrine.

Optando por uma boa plataforma, ainda há uma autonomia interessante pra criar suas próprias promoções, fazer integrações com sistemas de gestão e outras facilidades. Sem aluguel, sem taxa de manutenção, sem cobrança nenhuma, só o percentual fixo sobre vendas.

Alto volume de tráfego

Falando sinceramente, tem como competir na internet com as grandes marcas? É difícil, né? Elas já estão bem posicionadas no mercado e recebem milhares de visitas. É por isso que tem como vender mais fazendo uma parceria com o marketplace, afinal, você terá acesso a um alto volume de tráfego e os seus produtos serão visualizados por muito mais pessoas.

Transmissão de credibilidade

Se você decidir fazer uma compra na internet e tiver dois produtos iguais com o mesmo preço, mas um de uma marca conhecida e o outro de uma loja que você nunca viu, qual dessas lojas você vai escolher?

O consumidor busca as marcas em que confia. Estando no marketplace você terá toda essa credibilidade também porque estará associando o seu negócio a uma grande empresa. Assim, você ganha a confiança das pessoas e não perde oportunidades.

Diversificação

No Marketplace você também pode oferecer uma boa diversificação no seu portfólio. Não costuma existir um limite de produtos pra cadastrar, então dá pra criar uma vitrine bem completa.

Além de um mix de produtos atrativo, você diversifica o seu público em função do alto tráfego. Não se limita às pessoas da sua cidade, região ou àqueles visitantes de sempre. Consegue atender o Brasil inteiro!

Aumento de canais de vendas

Se você já trabalha com e-commerce, pode vender mais pelo marketplace porque amplia os seus canais, disponibilizando os produtos por diferentes meios. Traz opções para que seu público faça compras do modo como julgar melhor.

Como escolher um bom marketplace?

Como as plataformas de marketplace se tornaram uma grande tendência nos últimos anos, hoje em dia encontramos diversas delas no mercado. Porém, cada uma tem o seu próprio sistema de trabalho, além de uma determinada estrutura e suporte oferecido ao lojista.

Então, antes de fazer uma parceria, é importante escolher bem conferindo alguns detalhes pra ter certeza de que tem como vender mais por ali e de que isso será vantajoso para o seu negócio. A seguir listamos algumas dicas rápidas e objetivas pra você acertar na sua escolha e fazer uma parceria de sucesso!

  • confira o nicho do marketplace pra saber se tem a ver com o seu segmento de mercado;
  • analise qual é o público-alvo trabalhado pelo marketplace;
  • veja se não existe nenhum tipo de taxa que você precise pagar, além da comissão de venda;
  • verifique a reputação daquela empresa no mercado;
  • veja se a taxa de comissão é justa;
  • entenda como funciona o sistema de trabalho da plataforma;
  • verifique o suporte oferecido para o parceiro;
  • procure a opinião de clientes e lojistas;
  • confira ações e programas do marketplace para atrair e fidelizar o público.

Não dá pra negar que tem como vender mais fazendo parceria com o marketplace, né? Mas não se esqueça de que o nome da sua loja estará associado ao dessa empresa, então faça uma boa escolha pra conquistar a confiança do público e ter certeza de contar com uma boa estrutura e suporte sempre que necessário.

Outra estratégia pra conseguir vender mais é aproveitar as vendas sazonais. Por isso confira algumas estratégias pra lidar com datas importantes para o varejo.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa