como vender mais no natal

Como vender mais no Natal? 5 dicas pra preparar o marketplace

Quando vem chegando o final do ano, os lojistas começam a buscar estratégias pra descobrir como vender mais no Natal. Afinal, a troca de presentes e as confraternizações fazem parte da tradição dessa época — e quem também sai ganhando com isso é o comércio eletrônico também, é claro!

Mesmo com todo o sucesso da Black Friday, que acontece algumas semanas antes, o Natal continua sendo a data mais importante para as vendas. Traz excelentes oportunidades, ainda mais pra quem é parceiro de um marketplace.

Agora é o momento de preparar a estratégia online pra que você consiga aproveitar ao máximo a data. E é claro que o Magalu vai dar uma ajudinha. Criamos este artigo com ótimas dicas pra ter sucesso nas vendas em marketplace. Olha só!

Qual é a importância do Natal para o comércio?

A gente sempre escuta falar que o Natal é a data mais relevante para o comércio. Como os consumidores adquiriram o hábito de fazer compras pela internet, o e-commerce também ganhou o seu espaço e tem alcançado um faturamento bem atrativo nessa época.

Pra você ter uma ideia, entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro de 2019, o varejo digital brasileiro alcançou um faturamento de R$14,1 bilhões. Esse valor é 29,9% mais alto do que em 2018.

Em 2020, as vendas online conquistaram ainda mais adeptos e as pessoas têm procurado de tudo na internet, viu? Agora que os consumidores encontraram o caminho, chegou o momento de você aproveitar a tendência pra fazer excelentes vendas no Natal.

Como vender mais no Natal usando marketplace?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que não tem como vender mais no Natal se continuar com as estratégias de antes. Essa é uma data especial, por isso, as suas ações também precisam ser especiais e mostrar algo diferente dos meses anteriores.

Mas não precisa se preocupar, porque não é nada complicado! Você só vai precisar fazer algumas mudanças nas abordagens pra que a sua loja no marketplace seja ainda mais atrativa. Assim, vai conquistar uma grande quantidade de clientes. Quer ver só? Selecionamos abaixo as melhores práticas!

1. Faça promoções

Uma das grandes vantagens de vender online é que os lojistas conseguem alcançar preços competitivos. Isso porque seus custos são menores em comparação aos de uma loja física. E se você fizer promoções, vai conseguir chamar ainda mais a atenção do público, certo?

Considere que essa é uma data em que as pessoas fazem muitas compras, então, elas estão em busca das melhores oportunidades. Oferecer descontos não só vai atrair a atenção dos clientes, como vai incentivar a compra de mais de um item, porque dá pra economizar bem.

2. Aposte naquilo que traz retornos

Já ouviu falar no princípio de Pareto? Também chamada de lei de Pareto ou regra 80/20, ela mostra uma propensão de resultados. Parece complicado, mas não é, e você pode aplicar isso em sua loja para vender mais.

Você já deve ter percebido que alguns produtos são seus carros-chefe, certo? Aqueles que têm uma maior procura e que representam uma grande parcela das vendas. Trazendo essa lógica para o princípio de Pareto, 20% dos seus produtos são responsáveis por 80% do faturamento.

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Sendo assim, pra você vender mais neste Natal, aposte naquilo que traz bons retornos pra sua loja na internet. Assim, você vai investir seu tempo e esforços com maior certeza de ter um bom retorno.

3. Prepare o estoque para as vendas

O Natal é uma data que naturalmente aumenta o volume de compras. E se você seguir as dicas anteriores, vai ver o movimento da sua loja crescer ainda mais! Parece muito bom, concorda? Mas só se você tiver estoque pra atender todos os pedidos.

Também é preciso ter muita atenção com a logística no e-commerce, a fim de que você consiga repor o estoque na medida em que as mercadorias forem vendidas. Então, é muito importante ter certeza de que seu fornecedor consegue suprir a demanda da sua loja.

Quem compra pela internet também quer ter a segurança de que vai receber o produto a tempo, ainda mais pensando nas festas de Natal! Então, tenha muita transparência com os prazos e valores de frete! Faça cálculos que sejam vantajosos para o cliente e que não ofereçam riscos à rentabilidade ou reputação da sua loja.

4. Promova ações de engajamento

Não tem como vender mais no Natal se os seus clientes estiverem longe, totalmente dispersos. O ideal é que nessa época eles sejam trazidos para perto engajando ainda mais com a sua loja. Existem diversas formas de fazer isso.

Uma delas é explorando as redes sociais, porque elas ajudam a humanizar o atendimento. além de serem um excelente canal de divulgação dos produtos. Sabe uma coisa que cai muito bem nessa época? Montar kits presenteáveis inspirados na época!

Além disso, você pode melhorar a experiência dos seus clientes oferecendo embalagens especiais, que tragam o tema natalino ou que possam ser utilizadas pra presentear. Também vale oferecer uma segunda embalagem de brinde, que vai junto com a mercadoria. É um detalhe que faz um produto comum se tornar especial.

5. Ofereça um bom prazo de entrega

Durante a época do Natal as pessoas se preocupam muito com a data que vão receber os produtos que compram na internet. Afinal, eles precisam chegar antes do dia pra que possam ser oferecidos para aquela pessoa especial.

Sendo assim, a sua grande missão é oferecer um bom prazo de entrega pra que os seus clientes se sintam confiantes na hora de fazer as compras. Mas não é só isso, porque disponibilizar frete gratuito também faz toda diferença.

Os parceiros Magalu Marketplace têm esse diferencial com o Magalu Entregas. Basta apenas atender aos requisitos pra poder disponibilizar essa facilidade para os clientes. E cá entre nós, quem faz compras pela internet sempre procura pagar menos pela entrega, não é verdade?

Viu só como vender mais no Natal não é uma tarefa impossível? Você já conta com a vantagem de essa data ser especial para o comércio, então, seguindo nossas dicas, vai dar pra preparar muito bem sua loja no marketplace, atrair mais público, alcançar a satisfação dos clientes e obter um excelente faturamento.

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