como vender online

Primeiros passos de como vender online: o que você precisa saber?

Ei, pergunta rápida: você sabe como vender online? Se a sua resposta for “anunciar e esperar os clientes aparecerem”, atenção! Na verdade, existem algumas etapas que não podem faltar e aspectos pra considerar ao levar sua loja pra internet. O primeiro deles é que, dificilmente, consumidores caem do céu. É preciso conquistá-los!

O plano de vendas, aqui, ganha muito peso, pois ajuda a antecipar potenciais desafios e a traçar estratégias pra vencê-los. Também contribui pra um entendimento amplo do seu negócio. Se você sabe o que clientes querem, de que forma e quando, fica bem fácil atendê-los, concorda?

Agora, vem a melhor parte. Neste post, vamos te mostrar dicas eficazes de como vender online do zero. Siga com a gente!

Como começar a vender pela internet?

Já passamos pela conversa de que um passo imperdível pra vender online é o planejamento das vendas. Pra seguir adiante, o que você quer saber é sobre as ações que deve tomar. É isso o que te contamos a seguir. Anote aí!

Defina o produto

No plano de vendas, possivelmente você considerou o que deseja comercializar na internet. Esse é um passo importante, que envolve diversas questões, como o relacionamento com fornecedores. Pra garantir a satisfação do público e não deixá-lo na mão, não dá pra ficar em falta de produtos, né?

Sendo dono de uma loja física, essa decisão pode ser mais fácil, principalmente porque você terá uma noção prévia sobre demandas. Vale lembrar que nada impede de vender somente alguns produtos do seu catálogo na internet, combinado? Aqueles itens que forem sensíveis de transportar ou de logística difícil podem ficar restritos ao ponto local.

Escolha o canal de vendas

Ao definir o produto, arregace as mangas e faça um estudo completo pra entender quem é seu público. Dependendo das características dessas pessoas e de suas preferências, pode ser que um canal de vendas seja melhor que o outro. A decisão é importante, porque estamos falando do espaço em que a marca fará a negociação, com exposição dos produtos e foco dos redirecionamentos das campanhas de marketing.

Os canais de vendas mais usados são:

  • e-commerce: é um site em que você comercializa seus produtos individualmente;
  • marketplace: local que reúne diversas marcas, inclusive a sua, pra dar visibilidade e potencializar os negócios;
  • redes sociais: Facebook e Instagram são exemplos de plataformas em que é possível colocar preços e criar anúncios pra montar a loja virtual;
  • e-mail marketing: tipo de comunicação que permite enviar ofertas diretamente na caixa de entrada de sua lista de clientes.

Caso queira usar mais de um canal, sem problemas! É uma boa estratégia pra ganhar visibilidade na internet e conquistar boas oportunidades de negócio. Só não vale descuidar de algum deles, pois isso afasta a marca do sucesso, ok?

Bons exemplos do que estamos falando são os vários parceiros do Magalu Markeplace que têm site próprio e, ao mesmo tempo, vendem com a gente, porque sabem que, com perfil na nossa plataforma, as oportunidades de novos negócios crescem muito!

Conte com aliados estratégicos de confiança

É verdade que é possível criar um site e investir no domínio da sua marca –– que é como ela vai aparecer para os clientes no seu e-commerce. Porém, pra ganhar um fôlego inicial e facilitar processos, o ideal é contar com a ajuda de um marketplace. É como se você estivesse colocando a loja em um grande shopping virtual, em que os consumidores têm acesso a qualquer momento do dia.

“Mas por que vender no marketplace e não em um site próprio?”, você pode perguntar. A resposta é simples. Criar uma loja na internet é bem parecido com o processo de gerenciar um ponto físico. Vamos pensar na segurança. Pra defender seu patrimônio, essa é uma questão prioritária, certo? O mesmo deve acontecer na web. Com um espaço compartilhado e um parceiro de confiança, já é bem mais que meio caminho andado.

Então, investir com tranquilidade passa por escolher os parceiros estratégicos com cuidado. Com os anos de experiência de Magalu Marketplace, entendemos bem disso. Sabemos como ninguém que nosso trabalho é garantir que o espaço de vendas realmente resolva a vida do nosso parceiro, dando todo o apoio para:

  • divulgação produtos;
  • receber pagamentos;
  • administrar capital;
  • negociar com segurança;
  • garantir boa logística;

Por isso, estamos sempre otimizando as opções de configuração da loja online. Tudo isso é essencial pra oferecer acessibilidade e usabilidade da plataforma e fazer com que a relação entre nossos lojistas e seus clientes seja de sucesso.

Defina a forma de pagamento

Uma das vantagens de comprar online pra muitas pessoas são as formas de pagamento facilitadas. Então, já vá preparado, porque esse pode ser um fator decisivo pra que o potencial cliente escolha a sua loja, não a do concorrente. Quanto mais benefícios o consumidor notar, melhor –– como possibilidade de parcelamento em várias vezes e diferentes bandeiras.

Escolhendo vender em marketplace, por exemplo, você tem a vantagem de não se preocupar com isso. Os clientes compram, o pagamento é organizado pelo parceiro de negócios e a sua loja recebe o valor do produto. Simples assim!

E se quiser vender no Magalu Marketplace, a antecipação automática será uma ótima aliada. Nesse modelo, mesmo que um cliente pague em 12 vezes, o lojista pode ter em mãos o valor integral de uma só vez. Isso mesmo! Você escolhe por recebimentos mensais ou semanais, tudo determinado no seu contrato. É só falar com a gente pra descobrir todos os detalhes dessa facilidade valiosa!

Determine as formas de envio

Se o pagamento ajuda o cliente a decidir, imagine as formas de envio! Quando você consegue separar os pedidos e entregá-los para o transportador com agilidade, cai nas graças dos consumidores.

Isso, porque a compra online gera certa ansiedade pra que chegue logo, não é? Então, uma boa aposta é definir bem a logística, colocando-a como o principal dos diferenciais competitivos. Imagine a cena: você e um concorrente vendem no mesmo marketplace. Se o cliente encontrar o seu produto com um prazo menor e um preço competitivo, de quem acha que ele vai comprar?

Hoje, a maioria das plataformas possibilita trabalhar não só com os Correios, mas com transportadoras. E também existe a opção “retire na loja”, útil para quem tem ponto físico de vendas. Esta última forma é ótima pra engajar os consumidores, já que agiliza o processo e ainda elimina o custo do frete pra eles.

E aqui vai mais um benefício do Magalu Marketplace, que não podemos deixar passar neste guia de primeiros passos sobre como vender online, o Magalu Entregas. É o nosso serviço de frete gratuito, pra que o parceiro da nossa plataforma só tenha uma preocupação: fazer a venda!

Monte uma estratégia de marketing

Lembra que falamos que os clientes não caem do céu? Pois bem, aqui entram as estratégias de marketing. Muito além dos panfletos, outdoors e telemarketing, existem formas mais atrativas de chamar a atenção do seu público. Muitas delas, inclusive, têm caráter menos invasivo, trazendo-os até você.

Esse é o conceito do inbound marketing –– ou marketing de atração. O mais interessante é que existem várias possibilidades pra isso. Pra engajar os consumidores, dá pra fazer campanhas com desconto na primeira compra, por indicação, por meio de voucher ou até de landing pages (as páginas de conversão).

Já pra reter clientes e recuperar aqueles que deixaram produtos no carrinho, invista em e-mails personalizados. Pra isso, é importante segmentar o público pra ter ainda mais chances de conquistar a atenção da pessoa. A ideia é deixar de lado aquela tentativa de venda agressiva e se colocar como um parceiro.

Quer mais? Tem ainda a possibilidade de usar o marketing de conteúdo atrelado ao canal de vendas. Entregando materiais valiosos que ajudem os potenciais consumidores, eles vão se lembrar da sua marca quando precisarem do produto que você comercializa.

Escolheu o marketplace e não sabe como fazer marketing por lá? Calma! A vantagem dessa estratégia é que, em muitos casos, a plataforma em si já funciona como atração. Se é uma marca conhecida pelo público, como no caso do Magalu Marketplace, os clientes vão chegar até você com mais facilidade –– e sempre dá pra fazer aquela propaganda pra avisar que sua loja está por lá, não é?

Por que se inspirar em cases de sucesso?

Ao fazer um prato diferente pela primeira vez, é natural dar uma olhada na internet pra aprender com quem entende da receita, não é? Inspirar-se em cases de sucesso nas vendas online segue a mesma lógica. Afinal, nada mais é do que conferir os passos que levaram um negócio até o resultado positivo de hoje e tirar boas dicas disso.

Mas, como você bem sabe também, o forno ou o ingrediente podem ser diferentes da receita original, exigindo algumas adaptações. De novo, leve isso pra sua estratégia. Entenda o que funcionaria pra sua loja e vislumbre as mudanças a serem feitas pra conquistar o público.

Pra saber como vender online, vimos que existem alguns aspectos a serem considerados. Mostramos as opções e apresentamos principalmente as vantagens de escolher o marketplace, que, sem dúvidas, dá uma força e tanto nos negócios.

Lembre-se de que, por mais que algumas das dicas que viu aqui pareçam trabalhosas, veja todas como etapas fundamentais pra compreensão da sua loja e de seus consumidores. Daqui a um tempo, quem sabe você não se torna também um case de sucesso?

Temos certeza de que as informações deste post te ajudaram e que você não vai quer perder mais dicas do Magalu! Pra se manter por dentro do mundo das vendas online, siga a gente no Instagram e no YouTube!

Black-FridayPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa