Como vender produtos online

Tem uma loja física e quer saber como vender produtos online? Veja dicas!

Você já sabe como fechar negócios com a sua loja física, certo? Mas também sabe como vender produtos online? Essa estratégia é fundamental hoje em dia, já que os hábitos de consumo das pessoas mudaram e cada vez mais elas estão comprando pela internet.

Por isso, mesmo quem tem uma loja física de sucesso precisa marcar presença no mundo digital, pra ampliar sua presença de mercado e cativar cada vez mais clientes. Afinal, ao vender pela internet você alcança um público bem mais amplo.

É verdade que no meio digital a concorrência é grande, então, você precisa saber como vender um produto pela internet se destacando da concorrência. A gente preparou este artigo pra trazer algumas dicas de como ter sucesso também com a loja virtual. Continue lendo pra conferir!

Quais são os benefícios de vender um produto pela internet tendo uma loja física?

Se minha loja física está vendendo bem, por que eu deveria me preocupar em montar uma loja virtual? Esse costuma ser o pensamento de alguns lojistas que já alcançaram sucesso com seus negócios, mas ainda não migraram para o meio digital.

Mesmo quando a gente mantém uma estabilidade nas vendas é importante procurar saber como vender produtos online, pois o público que alcançamos é diferente. Sabia? Fazer negócios no meio digital aumenta a visibilidade da marca e a quantidade de vendas realizadas.

Pra você ter ideia, só nos primeiros seis meses de 2020 foram 105,6 bilhões de transações realizadas pela internet. Com isso, só no mês de agosto o e-commerce movimentou R$ 41,92 bilhões, o que gerou um crescimento acumulado de 30% nesse ano.

Os hábitos de consumo das pessoas já vinham passando por uma mudança nos últimos anos, com a preferência pelas compras na internet. Com a pandemia, esse processo acelerou ainda mais, e muitos consumidores que não estavam habituados com as compras digitais começaram a aderir a ideia.

Isso mostra que empresas de todos os ramos têm excelentes oportunidades de negócio no meio digital. Ele oferece bons retornos também pra quem já tem uma loja física, afinal, como dito, o público que compra pela internet é diferente daquele que faz compras presencialmente.

Ao explorar o meio virtual, você vai continuar com suas vendas físicas e criar um público novo, com a possibilidade de atender o Brasil inteiro. Bom demais, não acha? É por isso que o faturamento do seu negócio pode aumentar bastante. Você só precisa aprender como vender produtos online — e nós vamos ensinar!

Como vender produtos online?

Tem muita informação por aí sobre como vender produtos na internet. Apesar de ser uma boa base pra ampliar seus conhecimentos, também pode gerar dúvidas sobre escolher e-commerce ou marketplace, quais estratégias utilizar, como fazer a gestão da loja virtual e assim por diante.

Pra simplificar tudo isso, reunimos as principais dicas que você precisa pra descobrir como vender um produto pela internet e ter tanto sucesso com as vendas digitais quanto tem com a loja física. Vem ver!

Escolha a plataforma que vai utilizar

Não dá pra vender produtos online sem ter um espaço pra isso, então, a primeira coisa que você precisa fazer é escolher a plataforma que será utilizada pra sua loja virtual. É possível começar tudo do zero criando um site de vendas ou aderir a um marketplace.

No segundo caso, você já encontra uma estrutura pronta e não precisa se preocupar com a programação da loja inteira. Existem diferentes plataformas para e-commerce do tipo marketplace, basta se tornar parceiro de uma delas. Mas é importante escolher muito bem, porque cada plataforma funciona de um jeito diferente, viu?

Prefira uma que ofereça uma boa estrutura, diferentes ferramentas, que dê suporte pra garantir o sucesso dos parceiros e que trabalhe com valores justos nas taxas sobre vendas. Lembrando também que marketplace e e-commerce são duas coisas diferentes. O e-commerce se refere a todas as transações comerciais realizadas pela internet; já o marketplace é um tipo de negócio que pode ser montado pra isso.

Tenha ferramentas de integração de estoque

Pra vender os produtos da sua loja física na internet é interessante utilizar ferramentas que façam a integração de estoque. Assim, você consegue controlar da melhor forma os produtos que estão disponíveis pra não ter que cancelar vendas por causa da falta de um ou outro.

É importante escolher um sistema pra loja virtual que seja mais robusto e que tenha recursos como esse. Fazer o controle de forma manual pode gerar bastante confusão e aumentar o risco de ocorrer erros. Já com um sistema, a atualização é automática e você só precisa monitorar as informações que constam nele.

Tenha estoque pra atender à nova demanda

Não basta apenas controlar o estoque. Você precisa ter certeza de que ele vai dar conta de atender a essa nova demanda. Então, além de uma boa organização pra garantir que não vão faltar produtos, é essencial ter fornecedores de confiança.

Essas empresas parceiras devem garantir a reposição das mercadorias no momento certo. Portanto, entre em contato com elas pra saber se realmente vão conseguir suprir sua nova necessidade ou se você vai precisar de mais parceiros.

Diversifique os canais de atendimento

Agora que você também vai explorar a internet, vai ter que diversificar os canais de atendimento. Então, não fique com receio e disponibilize diferentes opções pra que seu público consiga conversar com você.

Quem escolhe fazer compras pela internet gosta de agilidade e praticidade, por isso, é interessante que os canais de atendimento acompanhem essa tendência. Ofereça, além do telefone, aplicativos pra mensagens, e-mail, formulários e, se possível, até mesmo um chat online.

Treine a equipe

A dinâmica dos negócios digitais é diferente daquela feita na loja física. Sendo assim, sua equipe também precisa saber como vender um produto pela internet. Faça o treinamento dela e disponibilize as ferramentas necessárias pra que todo o time da sua loja preste um ótimo atendimento.

Faça anúncios online

Como agora você pretende alcançar as pessoas que fazem compras pela internet, vai divulgar sua loja nesse meio também, não é? Uma das melhores formas de fazer isso é com os anúncios online! O ideal é que eles sejam veiculados às mídias ou plataformas consumidas pelo seu público-alvo.

Uma das vantagens dos anúncios da internet é que você pode personalizar e segmentar, fazendo com que eles cheguem exatamente às pessoas que têm o perfil do seu cliente em potencial. Além disso, dá pra planejar o orçamento e investir só o que você puder ou desejar.

Organize a logística de entrega

Outra dica muito importante sobre como vender produtos online é sobre a logística de entrega ao cliente. Na loja física, as pessoas simplesmente saem de lá com a mercadoria que compraram. Mas, no caso da internet, é preciso fazer o envio dela, claro!

Antes de começar a vender no meio digital, estude o modo como seus produtos serão entregues. Veja se vai utilizar o serviço dos Correios, se será necessária uma transportadora, como calcular o frete, quem vai ficar responsável pela postagem, entre outros detalhes.

Pra chamar atenção do público, você também pode fazer algumas promoções exclusivas quando sua loja virtual entrar no ar. Assim, vai começar a criar sua clientela online. E não se esqueça de contar aos clientes da loja física que agora você está vendendo pela internet, oferecendo mais essa facilidade a eles.

Viu só como vender produtos online não é tão difícil assim? O que você precisa, na verdade, é de se planejar pra esse novo modelo de negócios. Como já tem sucesso com a loja física, é só uma questão de adaptação! Boas parcerias são fundamentais pra isso e o Magalu Marketplace está aqui pra ajudar você, sempre.

Vender online com o Magalu Marketplace é fácil, viu? Acesse este outro artigo e veja como funciona!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa