concorrentes indiretos

Aprenda a identificar seus concorrentes indiretos

Muito antes de inaugurar sua loja virtual no marketplace, você já sabia que disputaria consumidores com empresas do mesmo ramo, certo?

A dificuldade de conquistar os clientes em potencial é um fato bem conhecido de qualquer empreendedor. O que talvez você desconheça é a necessidade de identificar quais são seus concorrentes indiretos.

Pra vender mais, ficar a par dos detalhes relacionados à gestão do negócio é mais do que essencial. Aprender a especificar o tipo de concorrência que sua loja enfrenta diariamente faz toda a diferença no planejamento de marketing e, consequentemente, nos resultados.

Quer entender melhor como tudo isso influencia o crescimento do seu negócio? Venha com a gente!

Qual é a diferença entre concorrentes diretos e indiretos?

A concorrência direta é todo negócio que compartilha a mesma atividade econômica. Assim, se sua loja online comercializa peças de vestuário, quaisquer outros estabelecimentos que façam o mesmo são concorrentes diretos.

Note, entretanto, que o conceito de concorrência indireta pode se tornar consideravelmente amplo. Basta lembrar que, na hora de presentear alguém, nós costumamos elencar algumas possibilidades distintas. Desse modo, uma pessoa pode ficar entre uma roupa e um perfume. Logo, as lojas que vendem o último item também se transformam em concorrentes indiretos da sua loja de roupas.

Pra compreender a diferença a fundo, você deve ter em mente que a atuação de ambos os formatos de disputa (concorrência direta e indireta) de mercado tende a ser dinâmica. O encontro da urgência com condições extremamente favoráveis para a aquisição de um carro, por exemplo, pode levar uma família a adiar o financiamento de um imóvel.

Então, a presença de outros bens de consumo também interfere na destinação do dinheiro das pessoas, que podem muito bem mudar de ideia conforme as circunstâncias.

Desse modo, é preciso entender que o público-alvo é feito de pessoas, propensas a mudar de ideia conforme as circunstâncias. Isso explica a importância de proporcionar grandes diferenciais, que vão além da definição adequada de preço de venda.

Como identificar os meus concorrentes indiretos?

Desde que você incorpore certos processos à gestão da sua loja, fica fácil classificar o tipo de concorrência a ser encarado pelo seu negócio. A seguir, destacamos dois deles.

Mapeamento de mercado

No primeiro caso, é preciso listar quais são as empresas que mantêm contato com pessoas que pertencem ao público-alvo do seu negócio. O dono de uma livraria, por exemplo, pode ter a concorrência indireta de papelarias que reservam um espaço pra comercializar o mesmo produto.

O mesmo vale pra lojas voltadas a eletrodomésticos, que concorrem com estabelecimentos que vendem de tudo, incluindo batedeiras, espremedores de frutas etc.

Comparação entre pontos positivos e negativos

Além da identificação dos concorrentes, vale a pena verificar os seus pontos fortes e fracos. Nesse sentido, experimente visitar o site da loja e observar os leques de produtos pertencentes ao mesmo segmento do seu negócio.

Analise os pontos de destaque, como a existência de atendimento humanizado, entrega expressa, política de troca do produto, entre outros. Dessa forma, você consegue ter uma noção mais nítida quanto às diferenças e similaridades entre seu negócio e os concorrentes.

Ficar por dentro de quais são os concorrentes indiretos da sua loja aprofunda o planejamento de marketing, determinante para a conquista de mais clientes. Isso acontece porque você passa a ter uma visão de mercado muito mais completa, o que aprimora a gestão do próprio negócio.

Sabe qual é o melhor jeito de tornar sua loja no marketplace um sucesso de vendas na internet? Assine a newsletter do Magalu Marketplace e receba dicas valiosas diretamente no seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa