Confira as 5 melhores dicas de vendas online e aproveite!

Vender pela internet é praticamente uma necessidade pra quem deseja ver o seu negócio crescer atualmente. Mas é verdade que o meio virtual tem uma competição acirrada — e é por isso que você precisa buscar dicas de vendas online pra se destacar em meio à concorrência.

É fundamental ter uma boa estratégia pra atrair o público certo, encantar clientes em potencial e fazer vendas. Só que é preciso ir além disso, porque é cativando as pessoas que conseguimos fidelizá-las, aumentando cada vez mais a abrangência de mercado.

Pode parecer complicado, mas, na verdade, não é. Aliás, nós estamos aqui justamente pra ajudar! Continue lendo e confira as melhores dicas pra vender online e alcançar o sucesso que deseja com um negócio na internet.

Por que ter uma estratégia digital?

Sabia que 74% dos brasileiros com acesso à internet preferem fazer compras em lojas virtuais? Esse dado já mostra por que atualmente é indispensável marcar presença no meio digital. Cada vez mais, o consumidor está migrando pra esse espaço e quem não acompanha essa mudança de hábitos acaba ficando pra trás.

Manter a competitividade é um dos motivos pra você criar sua estratégia digital, no entanto, existem ainda outros fatores que mostram por que essa é uma excelente oportunidade de crescimento. Veja alguns abaixo antes de conferir nossas dicas de vendas online!

Alcance

Quem tem uma loja física geralmente atende pessoas da sua cidade ou, no máximo, da região. Alguns empreendedores ainda costumam abrir novas unidades em outras localidades pra facilitar o acesso do consumidor, mas isso pode ser inviável financeiramente pra alguns, não é mesmo?

É por isso que muitos preferem vender pela internet. Afinal, dá pra alcançar o Brasil inteiro e até pessoas que estão no exterior, porque não existem limites geográficos. Seu público amplia significativamente, então, as chances de vender são bem maiores.

Custos

Os custos de uma loja física são mais altos do que os de uma virtual. Além de água, energia elétrica, aluguel e todas as licenças exigidas, você ainda precisa se preocupar com a manutenção predial. Se não vai ser vítima de assalto, vandalismo, entre muitas outras situações que ninguém deseja experimentar.

Com a loja virtual, não sentimos esse tipo de dor de cabeça. Os custos serão um tanto menores e, para expandir, temos total liberdade, viu? Afinal, no mesmo espaço, podemos anunciar 10 produtos ou 10 mil, mantendo o mesmo investimento.

Autoridade

Na internet, há uma série de recursos e ferramentas pra fazer sua marca brilhar. A loja não ficará limitada a expor produtos, porque é possível construir uma imagem e afirmar sua autoridade no seu ramo de atuação.

Isso é feito por meio do compartilhamento de conteúdos úteis, por exemplo, que demonstram valores como experiência e conhecimento. Além disso, estar no meio digital mostra que a empresa está se modernizando e acompanhando as tendências, o que também soma pontos positivos.

Como aumentar as vendas pela internet?

Agora que já está claro que não dá pra ficar fora da internet, que tal conferir as dicas de venda online que prometemos? Veja a seguir quais são elas e faça seu negócio brilhar!

1. Otimizar a página para conversões

Quando se tem uma loja física existe a preocupação em manter a boa aparência dela, certo? É preciso cativar o cliente pra que ele sinta vontade de comprar. Então, os produtos são organizados adequadamente, a vitrine está sempre limpa, os preços bem visíveis, entre outros detalhes que aprimoram a experiência e a interação.

Na loja virtual não é diferente. Precisamos otimizar a página pra que ela tenha potencial de conversões. É essencial utilizar imagens de qualidade, escrever uma descrição bem detalhada e optar por um belo design — inclusive, que seja compatível com dispositivos móveis. Tudo isso transmite confiança e causa uma boa primeira impressão, pode confiar!

2. Ter o melhor canal de atendimento online

Se você costuma fazer compras pela internet, pelo menos uma vez já deve ter sentido certo abandono dentro de uma loja virtual. Isso acontece porque nem todas as empresas se preocupam em oferecer canais de atendimento online aos usuários.

Quem tem essa preocupação consegue alcançar um dos maiores diferenciais competitivos, afinal, a empresa precisa se aproximar do público. Mesmo sendo uma negociação pela internet os consumidores querem atenção, por isso, tenha um canal que realmente funcione e esteja sempre à disposição quando o cliente precisar.

3. Integrar os canais de venda

Evite limitar seu canal de vendas ao site, viu? Ofereça outras opções para o cliente mantendo diferentes vias abertas, como telefone, e-mail, aplicativo de mensagens e chat. Mas é importante que todos eles estejam integrados e, preferencialmente, que construam um histórico de cada consumidor.

Considere que nem todas as pessoas fazem uma compra imediatamente. Antes, elas podem acessar o site, fazer perguntas, pesquisar e enviar e-mails. Todas essas informações precisam estar acessíveis pra quem fizer o atendimento, porque dão detalhes do cliente e dos interesses dele, personalizando o contato e aumentando as chances de vender.

4. Priorizar o bom relacionamento

Não poderíamos deixar o relacionamento com o cliente de fora da nossa lista de dicas de vendas online. Principalmente porque muitas empresas esquecem a importância de cultivar relações em longo prazo.

Você não pode se preocupar apenas em fazer vendas, combinado? Deve manter também o cliente por perto. Ofereça uma boa jornada de compras, preste um bom atendimento, trabalhe com banco de dados e envie mensagens, novidades e ofertas. Pratique o pós-venda, escute a opinião, enfim, esteja presente no dia a dia do seu público — e não deixe que ele se esqueça da sua marca.

5. Fornecer um conteúdo de qualidade

Já falamos um pouco a respeito da produção e oferta de conteúdos, mas é interessante reforçarmos esse aspecto, pois ele é uma das principais formas de engajar consumidores. Essa estratégia atrai as pessoas, desperta a simpatia delas e, ao mesmo tempo, divulga a marca e as suas soluções como as melhores alternativas.

Você pode trabalhar com artigos, e-books, vídeos, podcasts, infográficos e qualquer outro tipo de material que forneça informações gratuitamente, sempre relacionadas com seu nicho. Assim, construirá sua autoridade e ganhará credibilidade, cativando cada vez mais o consumidor.

Como uma boa estratégia digital impacta nos resultados do negócio?

Qualquer pessoa com acesso à internet hoje pode divulgar e vender um produto. Porém, pra construir um nome no meio digital, de fato, e atrair a atenção do público é preciso traçar uma boa estratégia. Daí é necessário pensar no perfil do cliente em potencial, naquilo que ele precisa, nos problemas que está enfrentando e nas soluções que busca.

Quando nos preocupamos com isso e também em oferecer uma boa experiência a essas pessoas (prestando atendimento de excelência), conseguimos nos destacar de quem não tem essa mesma visão. É o mesmo princípio em uma loja física: quem demonstra interesse em realmente ajudar o cliente com uma boa solução é quem cativa e fideliza, e não aquele que apenas “empurra” produtos.

Seguindo estas dicas de vendas online, dá pra construir uma boa estratégia digital, gerando diferenciais competitivos. A ideia é que você venda além de um produto, mas também valor e soluções úteis a quem tem uma necessidade. Dessa forma, terá sempre a preferência do público e conquistará novas oportunidades de negócio.

Ah, quer mais uma dica? Então, veja como atrair e engajar seus consumidores de acordo com sua fase na jornada de compra!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa