Consumidor 4.0

Conheça o consumidor 4.0 e saiba como se preparar para atendê-lo

Para que seu marketplace seja um tremendo sucesso, você precisa ficar atento a alguns detalhes muito importantes. Quer uma dica infalível? Fique de olho nos hábitos dos consumidores, que mudam de forma contínua, conforme o passar dos anos. Atualmente, por exemplo, muito se fala a respeito do chamado consumidor 4.0.

Profundamente influenciado pela chegada quase que diária de novas tecnologias, ele vivencia o ápice da expansão da digitalização, grande característica da sua época. Detalhe: tudo isso em tempo real e com a ajuda de smartphones cada vez mais ágeis e surpreendentes.

De forma resumida, fica nítido que o comportamento das novas gerações de consumidores é muito mais sujeito à influência desse universo digital. Também é verdade que, ao mesmo tempo em que respiram e transpiram esse complexo processo de mudança, elas também o influenciam e o fortalecem.

Do outro lado da tela, está você, gestor da sua loja virtual, pronto para aproveitar essa onda imperdível de novos negócios. Quer saber como? Descubra a seguir!

Quem é o consumidor 4.0?

Mas você já parou mesmo para pensar um pouco mais a fundo sobre as características desse famoso consumidor 4.0? Repare que a própria expressão já indica alguns sinais que merecem atenção. Afinal, uma das particularidades mais marcantes da transformação digital recente é a criação de nomenclaturas que misturam aspectos humanos com tecnológicos.

Daí é que vem a ideia do consumidor 4.0, mais evoluído, além de traçar um paralelo com uma espécie de meio humano, meio máquina. Confira alguns fatores que descrevem muito bem o perfil de consumo que abordamos aqui.

Alto engajamento nas redes sociais

Leve o conceito mencionado há pouco para o mundo do consumo, e você se deparará com um conjunto de pessoas que interage em diferentes redes sociais simultaneamente e em um ritmo alucinante. Enquanto navegam pela internet em sites ou blogs, ou experimentam softwares e aplicativos, elas atravessam um turbilhão de informações.

Atento à qualidade da experiência de consumo

Afeito às inovações tecnológicas que tornam o mundo um lugar mais ágil e aconchegante, o consumidor 4.0 também é representante máximo e grande responsável pela subida do grau de exigência.

Ele é, portanto, para dizer de maneira breve, o primeiro a conceder um peso diferenciado a hoje tão popular experiência do cliente. Produtos com excelente design e acabamento? Serviços funcionais? Para o consumidor 4.0, esses e outros pontos semelhantes perdem relevância, caso a experiência de compra fique aquém de suas expectativas.

Tenha em mente que as pessoas que apresentam esse perfil de consumo estão em busca de algo que ultrapasse uma dada marca famosa. Geralmente, interessa mais alguma curiosidade ou elemento que enalteça o produto, que agregue valor aos seus olhos e ao seu estilo de vida — seja luxuoso, seja mais modesto.

Pessoalmente, trata-se daquele cliente que pergunta (muitas vezes sem dizer palavra), por que ele deveria adquirir o produto que o vendedor insiste em dizer que é sensacional. Aqui, encontramos mais um aspecto de destaque desse tipo de consumidor: o gosto por ser positivamente surpreendido.

Observador das resenhas de outros consumidores

Outra peculiaridade que merece menção é a facilidade de transitar pelos diferentes canais de vendas oferecidos pela plataforma de marketplace. Soma-se a isso o fato de que o consumidor 4.0 está atento às avaliações de outros usuários, além de manter o hábito de compartilhar seus próprios comentários com frequência.

Como conquistar esse perfil de consumidor?

Como você acaba de ver, trata-se de um perfil repleto de anseios que precisam ser satisfeitos. Para cativar a atenção de alguém envolvido por dezenas ou centenas de outras possibilidades, você precisa ter um ótimo planejamento de marketing. Há também outros diferenciais indispensáveis, como demonstramos a partir de agora.

Atendimento personalizado

Definitivamente, ser tratado como mais um número não é algo que empolga o consumidor 4.0. Para que ele se transforme em frequentador assíduo do seu site e, sobretudo, cliente, é necessário dar uma atenção especial.

Vale dizer que o trato deve ser equilibrado, ou seja, nada de exageros. O ideal mesmo é demonstrar disposição para ajudar nas ocasiões em que houver algum contato direto com o público. Uma boa concentração de autenticidade e espontaneidade também é bem-vinda.

Só por essas poucas palavras, já fica evidente que cada colaborador que interaja com o consumidor precisa receber um treinamento apropriado. Isso se aplica desde uma ligação para o SAC a uma mensagem deixada no chat, por exemplo. Outra coisa: o atendimento customizado deve marcar toda a jornada de compra.

A qualidade do tratamento concedido é, de longe, o fator mais relevante de todos os elencados nestas dicas. Lembre-se de que o consumidor 4.0 passa muito tempo na internet. Quando fica uma ótima impressão de uma empresa, tende a repassar essa informação aos seus contatos de diferentes maneiras, como em uma simples postagem de Facebook ou nos stories do Instagram.

Aproximação com o cliente

Empresas que obtêm ótimos resultados com o consumidor moderno são aquelas que conseguem iniciar e manter um bom relacionamento ao longo do tempo. Você também pode seguir o mesmo caminho. Para tanto, faz-se necessário provar que conhece quem prestigia seu negócio e, desse modo, conquistar a confiança do consumidor.

Assim, lembre-se delas não somente quando estão consumindo, mas principalmente nos momentos em que estiverem mais afastadas. Na época da pandemia, muita gente repensou e diminuiu seu consumo por um bom tempo.

Foi um período propício para estreitar os laços via comunicação consciente, devidamente conectada a um contexto de saúde pública e socioeconômico único no país e no mundo.

Oferta de experiências diferenciadas

Você valoriza os produtos que disponibiliza no seu marketplace a partir do momento que se preocupa em ultrapassar as expectativas do seu público-alvo. Isso se conquista por meio da implantação de um processo extenso e completo.

Para conseguir vencer esse desafio e atrair clientes, sua empresa deve ser capaz de:

  • criar campanhas publicitárias inspiradoras;
  • defender valores apreciados pelo público;
  • investir em tecnologia, mas sem abrir mão do tato humano.

Utilização de diferentes canais de comunicação

Por fim, mas igualmente imprescindível, é preciso disponibilizar o maior número possível de canais de comunicação. Além de utilizar as redes sociais, veja que é fundamental explorar outras possibilidades, como o chat do site ou até mesmo os campos de comentários do blog. Toda forma de interação deve ser aproveitada da melhor maneira. 

Com um pé no presente e um olhar no futuro, o consumidor 4.0 espera encontrar empresas que estejam em sintonia com seus desejos e ambições. Quanto mais próximo seu negócio estiver dele, mais tranquila será a transição para o próximo nível e, assim, sucessivamente. Mas para que tudo isso se transforme em realidade, você precisa de um algo a mais.

Quer uma dica incrível para começar bem? Aprenda a aplicar o marketing digital no seu negócio online!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa