controlar as finanças

Como controlar as finanças vai fazer a diferença no seu lucro

A obtenção de lucro em um negócio depende de diversos fatores. É preciso manter as estratégias em dia para controlar as finanças e ver os resultados positivos ao final de um período ou de um mês. Além disso, faz toda a diferença contar com um sistema de gestão de confiança para que a gestão financeira seja sempre organizada e eficiente.

A hibridização das vendas devido à transformação digital exige a automatização de processos, pois as operações se dão em volume grande e ritmo acelerado no meio virtual. Assim, os softwares de ERP (sigla em inglês para “sistema de gestão integrado”) são seus grandes aliados!

Neste artigo, trouxemos algumas dicas para que você entenda melhor a importância de um sistema de gestão, além de poder conferir outras dicas de como controlar as finanças e conseguir bons lucros no seu negócio! Vamos lá!

Entenda a importância da gestão automatizada 

Quando pensamos no conceito atual de comércio, que envolve hibridização entre loja física e virtual, múltiplos canais de venda e consumidor omnichannel, a gestão automatizada aparece como uma palavra-chave.

Ela é necessária para que as operações ocorram com fluidez. Afinal, um ERP de gestão coloca o controle financeiro em comunicação direta com os demais setores do negócio, o que permite a organização dos dados. Assim, há uma maior facilidade na emissão de relatórios, notas fiscais e boletos, além de um fluxo de caixa livre de erros.

Com isso, os setores do seu negócio passam a ficar unificados e o gestor começa a ter uma visão mais ampla sobre o negócio. Os resultados são maior clareza para as tomadas de decisão e otimização da experiência do cliente, já que os processos se tornam mais dinâmicos. 

Gerir significa, entre outras funções, manter uma organização financeira equilibrada. Portanto, o gestor precisa contar com a tecnologia para facilitar esse processo e planejar as ações do setor.

Veja como controlar as finanças do seu negócio

O lucro é o grande objetivo de um negócio, seja ele qual for, concorda? Para que ele apareça, são necessárias algumas estratégias que envolvem o setor financeiro e administrativo. Separamos as principais dicas para auxiliar nesse processo. Veja!

Faça um planejamento

Estabelecer objetivos financeiros para curto, médio e longo prazo é um passo importante para tomar boas decisões. Dessa forma, o gestor passa a fazer um planejamento estratégico que prevê orçamento, custos e estimativas de receitas da empresa.

Consequentemente, é possível separar uma reserva para emergências, destinar valores para investimentos e melhorias e manter um fluxo de caixa ativo, sem comprometer o montante. 

O planejamento é uma forma de estruturar o que se pensa com base em resultados e números reais da operação financeira. Assim, é mais fácil refletir sobre ações que possam sustentar os propósitos da empresa.

Priorize o fluxo de caixa

Antes mesmo de pensar em investir ou guardar dinheiro, é preciso definir um fluxo de caixa viável para o negócio. Assim, a empresa se mantém e organiza suas funções diárias, contando com um valor para funcionar.

Quando o fluxo de caixa é automatizado pelo ERP, ele permanece sempre atualizado e com o registro de todas as entradas e saídas, o que é fundamental para entender a origem e o destino dos recursos. Ou seja, é possível identificar o que de fato é custo e o que é lucro no final de um período. 

Como você sabe, as finanças estão diretamente relacionadas ao desempenho do negócio. Com o fluxo de caixa funcionando corretamente, a empresa evita multas por atrasos ou juros e utiliza o dinheiro disponível para movimentar o negócio de maneira segura.

Além disso, o gestor passa a visualizar, analisar e controlar as movimentações futuras e consegue identificar facilmente caso ocorra algum problema. Vale ressaltar que todas as contas da empresa devem ser separadas das contas e receitas pessoais para que o fluxo de caixa seja de fato sustentável. 

Analise o mercado e monitore as operações financeiras externas

Não adianta o empreendedor se preocupar apenas com os valores que entram e saem da empresa se não está de olho na situação econômica macro, a nível de país e mundo. Também é fundamental manter uma relação clara e equilibrada com a instituição financeira que dá suporte ao negócio, alinhando objetivos e ajustando as necessidades da empresa de maneira consciente. 

Conte com especialistas na área de finanças

Ter um contator ou um gestor de negócios pode auxiliar a empresa em questões e dúvidas financeiras. Tudo o que envolve questões contratuais, tributação e documentação deve ser avaliado por um profissional da área. É uma forma de dar segurança às ações do negócio, diminuindo as chances de erros e clareando as tomadas de decisão.

Conte com um bom ERP online

Como citamos, manter o processo financeiro integrado aos outros setores da empresa é importante, pois isso proporciona a automatização no pagamento de contas e na emissão de notas fiscais para os clientes. Além disso, a integração de informações auxilia o fluxo de caixa e o controle de estoque. 

Substituir os controles manuais é um avanço para quem tem um negócio, tornando o dia a dia mais facilitado: a gestão de vendas e o fechamento de caixa sincronizado se dão sem erros e com muito mais rapidez. 

O processo também traz agilidade aos colaboradores. Isso porque, sem a necessidade de realizar as tarefas que ficam a cargo do ERP, eles passam a ter mais tempo para pensar no negócio de maneira dinâmica, sem ficar horas presos em planilhas. Isto é, podem se dedicar a funções menos mecânicas e mais estratégicas.

Enfim, o futuro do seu negócio depende da gestão financeira feita todos os dias. Um ERP integrado é um caminho importante para melhorar os processos e ver a diferença nas vendas e no lucro da empresa. 

Diante desta leitura, você viu que a gestão financeira impacta os resultados do seu negócio e tem relação direta com a otimização de lucros. Para melhorá-la, é fundamental ter um bom software de gestão integrada. Assim, fica muito mais fácil controlar as finanças de forma eficiente!

Então, se você ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por quatro meses utilizando o cupom #magalu e descomplique de vez a gestão do seu negócio!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa