crescimento das vendas online

Saiba o que explica o crescimento das vendas online nos últimos anos!

O notável crescimento das vendas online durante a pandemia do novo coronavírus pode ter deixado muita gente de boca aberta. Porém, isso não é muito surpreendente pra quem já atuava no e-commerce; afinal, as mudanças impostas pelo vírus no cotidiano das pessoas apenas aceleraram a tendência de consumo observada nos últimos anos.

Você sabia que o Brasil é o 3º país que mais compra pela internet? Pois é, e isso não é de hoje, já que as transações online são bastante convenientes pra todos os elos dessa cadeia.

Mas quais são as tendências para o setor e os motivos que atraem os consumidores aqui pra internet? É sobre isso que a gente vai falar! Confira!

Qual é a tendência das vendas online?

Existem muitas inovações sendo lançadas frequentemente no e-commerce. Todas são voltadas para melhorar a experiência do cliente com a compra, o que aumenta a chance de retorno e de fidelização.

A gente separou alguns exemplos pra você ficar de olho e adaptá-los de acordo com seu mercado de nicho.

Marketplaces

Os marketplaces são a maior tendência das vendas online. As diversas vantagens que as plataformas virtuais oferecem (tanto pra clientes quanto pra lojistas) ao intermediarem a compra e a venda de produtos são as responsáveis pelo crescimento do canal.

Pra quem já tem uma loja própria, é uma oportunidade de diversificação. Pra quem está começando, é a chance de entrar para o e-commerce com o pé direito e ter sucesso nas vendas.

Omnichannel

O omnichannel é a integração de todos os canais de comunicação que você tenha disponíveis para os seus clientes. Investir em um sistema assim é essencial, já que não há nada mais inconveniente do que não conseguir concluir uma compra porque o site da loja não tem uma versão pra smartphone, não é?

Com essa integração, o consumidor pode iniciar o processo de compra em um canal e concluir em outro, se assim desejar. Tudo pela experiência do cliente!

Melhorias na logística

Atrasos e longas esperas pela encomenda já não são aceitáveis pelo público. Pode apostar que, se o concorrente tiver um serviço de entregas excelente, é bem provável que o cliente finalize a compra com ele, mesmo que o valor total seja um pouquinho mais alto.

Ou seja, as melhorias na logística, com fretes sendo realizados no mesmo dia, inclusive, são fortes aliadas para o crescimento das vendas online.

Quais fatores explicam a consolidação dessa tendência?

Há muitos fatores que explicam o porquê de o e-commerce ter surgido pra ficar; o maior deles certamente é a conveniência. Veja só.

Facilidade

Quer coisa mais fácil do que comprar tudo o que precisa e deseja com poucos cliques, em qualquer lugar que você esteja e a qualquer hora do dia? E que tal encontrar produtos de vendedores de outros estados do país, sem sair de casa?

Ou, quem sabe, poder comparar preços e ler avaliações de outros usuários com uma rápida pesquisa na internet? E, depois de tudo isso, ainda receber a encomenda na porta de casa? A gente poderia listar outras inúmeras facilidades, mas deu pra entender o ponto, não é?

Segurança

Foi-se o tempo em que as pessoas tinham medo de comprar pela internet. Hoje em dia, há diversos serviços que garantem a segurança da transação e dos dados do cliente. E isso vale também para o lojista!

Disponibilidade

A enorme variedade de produtos e a disponibilidade deles em centenas de sites pela internet são muito atrativas para os consumidores. É frustrante demais ter que se locomover até a loja e não encontrar o que queria, concorda?

Por que as empresas devem ter presença digital?

Você já deve ter notado que, se a sua marca ainda não está na internet, está mais do que na hora de se organizar. Não pense que quando a pandemia passar as pessoas abandonarão esse hábito — essas mudanças de comportamento já vinham acontecendo, e os momentos de crise apenas evidenciam e aceleram renovações no setor.

Além de promover o crescimento das vendas online, ter presença digital estreita a relação da empresa com os clientes. E, no momento que você sabe o que o público pensa sobre a sua marca, inovar fica muito mais fácil.

Curtiu o nosso post? Então, acompanhe a gente de pertinho nas redes sociais! Estamos no Instagram, no YouTube e no Eventials. Também temos um grupo no Facebook, não fique de fora!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa