Criando uma persona

Criando uma persona: como conhecer seu consumidor mais a fundo?

Com o crescimento das vendas pela internet e também o interesse do consumidor em saber mais sobre os produtos e serviços que consome, o marketing de conteúdo tem crescido bastante, virando um grande aliado pra alavancar as vendas. Assim, criando uma persona ideal para o seu negócio, você aumenta as chances de sucesso nos seus resultados.

Isso acontece porque, ao conhecer o seu consumidor de forma profunda, é possível produzir conteúdos personalizados, o que aumenta as chances de conversão dos leads — que são as pessoas interessadas nos seus produtos e serviços — em clientes.

Quer saber por que criando uma persona você pode ter muito mais resultados? É só continuar a leitura e seguir as dicas do Magalu!

O que é persona?

A gente pode definir como persona, ou buyer persona, a representação fictícia do perfil de um consumidor ideal pra um tipo de negócio. Ela é usada por organizações que desejam atrair, reter e direcionar o cliente pra compra de determinada mercadoria ou serviço. Assim, são usadas estratégias de produção de conteúdos, aliadas a outras de marketing digital.

Pensando nisso, essa estratégia tem como objetivo educar a persona. É preciso, então, que a representação do cliente ideal tenha características muito bem detalhadas. O descritivo da persona deve trazer informações de personalidade, dificuldades na vida profissional, passatempos, marcas favoritas, entre outras que ainda vamos mencionar neste artigo.

Assim, as personas representam o público-alvo do negócio, usando como base as informações que as empresas já sabem sobre os seus clientes e leads reais. Nesse cenário, ao produzir um conteúdo focado nas necessidades desse perfil, a equipe de marketing consegue alcançar diversos outros que tenham as mesmas características, aumentando as chances de educá-las sobre e apresentá-las aos seus produtos e serviços.

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

Muita gente confunde público-alvo com persona. É verdade que esses são conceitos bem parecidos, mas existe uma real diferença entre eles. Nesse sentido, a persona é a representação fiel do cliente ideal, enquanto o público-alvo traz informações mais genéricas considerando uma amostra de pessoas.

Uma persona, então, deve ser entendida como uma versão ideal e bastante detalhada do público-alvo. Para que você possa entender esse conceito melhor, dê uma olhada nos exemplos a seguir.

Público-alvo

Mulheres entre 30 e 45 anos, atuantes no mercado de moda, pequenas empresárias, que procuram dar mais visibilidade para as suas marcas de roupa.

Persona

Júlia Silvestre, 35 anos, empresária no ramo de moda de uma empresa de 15 a 20 empregados, É apaixonada por moda, casada e tem 2 filhos. Além da dificuldade de conciliar a carreira e a vida pessoal, Júlia tem o desafio de ampliar a sua empresa e deseja fortalecer a sua marca no mercado.

Percebe como a persona traz uma riqueza de detalhes muito maior e, por isso, é possível entender melhor as suas “dores”, ou seja, quais são os problemas que a ela enfrenta?

Com esse conhecimento, é possível aliar a solução que a sua empresa oferece aos desejos deste perfil. Então, com empatia, é mais fácil gerar uma conexão, o que aumenta as chances dessa persona se tornar fiel à sua marca.

Por que criar uma persona para o seu negócio?

A partir do que foi falado, fica claro que, ao criar uma persona para a sua empresa, é muito mais fácil identificar como a sua marca pode ajudar os clientes. De posse desse conhecimento, é possível apostar em estratégias de marketing mais objetivas, o que aumenta as chances de conversão em vendas.

Como criar uma persona?

Ao conferir a diferença entre persona e público-alvo, fica mais fácil entender que a persona é criada a partir do público-alvo. Isso acontece porque, a partir das primeiras informações relacionadas a essa amostra, é que será possível criar um ou dois perfis mais recorrentes no seu banco de clientes.

Com isso, ao analisar as características que mais se evidenciam nessas pessoas, é possível saber quais já se relacionaram com a sua empresa. Pra colher as informações sobre a persona, também é possível conduzir entrevistas e aplicar questionários. Assim, você consegue relacionar essas informações e chegar ao perfil ideal.

Soma-se a essa estratégia estudar as tendências do mercado e o comportamento do consumidor. Da mesma forma, também é possível fazer um levantamento com a equipe de vendas pra saber quais são as demandas que eles mais recebem do mercado.

Outra atitude interessante ao criar uma persona é analisar as redes sociais da empresa e ver como as pessoas se comportam, o que elas estão dizendo, quais são as preferências e outras tendências.

Quais informações não podem faltar na criação de uma persona?

Procurar as informações essenciais deve ser o foco do trabalho de construção de uma persona. Pensando nisso, ao detalhar demais as características de um cliente ideal a estratégia pode ficar muito confusa.

Mas, se as informações forem muito rasas, não será possível criar um conteúdo relevante pra persona. Nesse sentido, saber exatamente o que considerar na hora de montar uma persona, é o ideal. Dê uma olhada nessas dicas essenciais que o time do Magalu preparou!

Nome

Dar um nome pra sua persona é fundamental. Além de criar mais empatia, é possível identificar a época de nascimento e até mesmo a idade da persona, em determinados casos.

Idade

Definir uma idade para o seu cliente ideal é importante porque define o grau de maturidade e conhecimento que ele tem sobre a vida. A faixa etária do cliente determina a linguagem que vai ser usada e a densidade dos temas tratados.

Formação

Quando você define um nível de escolaridade pra sua persona, é possível identificar o quanto ela sabe sobre determinado tema e até mesmo sobre a sua empresa. Isso também dita o tom da linguagem, ou seja, se ele será mais superficial ou mais profundo.

Dores

Resumidamente, as dores são as dificuldades que a persona enfrenta em seu dia a dia. As dores também deixam claras as questões que você precisa trabalhar para convencê-la de que a sua empresa pode ajudar. Lembra da necessidade da Júlia de expandir a equipe e tornar a marca dela conhecida? É sobre isso.

Objetivos

Identificar qual o objetivo da persona, seja em qual área da vida for, contribui para a elaboração de conteúdos que destaquem como essas metas podem ser alcançadas com a ajuda da sua empresa. O objetivo da Júlia, pelo nosso exemplo, é tornar a marca dela conhecida no mercado.

Como vimos durante esta leitura, criando uma persona você se aproxima do seu cliente ideal e pode educá-lo sobre seus produtos e serviços, o que ajuda a atrair, reter e converter os leads em consumidores fiéis. Para isso, além de uma boa persona, você precisará de uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente.

Se você gostou deste artigo, não deixe de conferir também este outro a respeito do mercado de vendas online! O Magalu pode te ajudar ainda mais!

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