Criar a descrição dos produtos

Confira 4 ideias arrasadoras pra criar a descrição dos produtos

Ao decidir vender pela internet (por meio de lojas virtuais e marketplaces, por exemplo), muitas pessoas têm facilidade pra escolher as fotos que vão subir e inserir títulos arrasadores pra atrair o público-alvo. Mas quando chega a hora de criar a descrição dos produtos, elas se deparam com uma dificuldade que não esperavam.

Acontece que esse texto não deve ser longo e cansativo ou tomar o tempo do consumidor. Mas ainda assim é importante trazer informações e características relevantes pra deixar o usuário por dentro de detalhes, funções e particularidades dos itens. Uma missão e tanto, né?

Mas estamos aqui pra te dizer: não se preocupe! O time do Magalu Marketplace separou 4 dicas excelentes pra te ajudar a sair do problema e caprichar na produção de novas descrições. Confira e se inspire!

1. Pense pra quem você está falando

A primeira dica é esquecer aqueles textos genéricos e pensar pra quem você está falando. Isso porque a descrição dos produtos deve ser feita conforme o seu público-alvo, considerando o nível de conhecimento e familiaridade dele com o material, as necessidades que ele tem e a realidade em que esses usuários vivem.

Por exemplo, se você vende instrumentos pra músicos, o texto desses materiais deve ser personalizado pra esses profissionais e se encaixar no dia a dia e na experiência deles.

2. Segmente a descrição

Ao criar a descrição dos produtos, você pode seguir uma estrutura-base com segmentos de informações que o texto deve conter pra deixar o cliente atento a tudo o que precisa sobre item X ou item Y. Por exemplo, se você vende suplementos, pode colocar:

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  • dados nutricionais;
  • peso com a embalagem;
  • dimensões do produto;
  • forma adequada de armazenar;
  • composição do suplemento.

Além de deixar a descrição bem detalhada, essa técnica evita que você acabe se repetindo ou, pior, seja prolixo — que é quando você fala e fala, mas, no fundo, não diz nada.

3. Faça um resumo atraente na descrição dos produtos

Fora os segmentos que mencionamos há pouco, você pode produzir um pequeno resumo de, mais ou menos, três a quatro linhas pra falar sobre os itens que vende. O objetivo é mostrar como eles farão a diferença na vida do cliente, pontuando os diferenciais competitivos dos seus produtos.

Essa é uma forma simples, prática e rápida de chamar a atenção do seu público-alvo, levando-o a conferir a descrição completa dos artigos e, é claro, a comprá-los.

4. Trabalhe com palavras-chave

Por último, não deixe de trabalhar com algumas palavras-chave na descrição dos produtos. Ou seja, aqueles termos usados com frequência pelos clientes ao pesquisar por determinado item na internet. O Google Ads, por exemplo, é uma ótima ferramenta para conhecê-las e investir no marketing digital em e-commerce.

Tenha em mente que essas palavras-chave ajudam — e muito! — a ranquear melhor a sua página nos buscadores, fazendo com que mais pessoas encontrem a sua loja e, consequentemente, passem a comprar nela.

Viu só como criar a descrição dos produtos pode ser algo bem mais simples e descomplicado de fazer quando você segue as dicas do Magalu? Por isso, comece a segui-las e veja como o resultado pode atrair e conquistar cada vez mais clientes para o seu negócio!

E já que estamos falando em produtos, aproveite pra conferir as melhores práticas pra cadastrar produtos em marketplace!

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