Datas comemorativas: planejando suas ações

Gente, tá na hora de começar a preparar as suas ações pras datas comemorativas nesse segundo semestre, viu? Pra se ter uma ideia, tem mais de 20 dias que são muito especiais pras vendas, em especial a Black Friday! Então que tal umas dicas de como chamar atenção pra sua loja, hein? Nós aqui do Magalu temos algumas bem legais! Vem ver!

Preparando suas ações

Pra começar, pense quais são as datas comemorativas que fazem a diferença pro seu e-commerce, tá? Depois de escolher as melhores, a dica é pensar a sua estratégia com início, meio e fim!

Ah, mas nem sempre os planos precisam seguir a proximidade das datas, viu? Então, mesmo que o Dia dos Pais esteja mais próximo do que a Black Friday e a sua loja costuma ter um bom desempenho nessa data, nada impede que os preparativos pra data mais distante comece antes. O prazo de antecedência pra começar com os trabalhos vai depender muito de quanto tempo você e sua equipe têm pra preparar tudo!

Também é legal aproveitar oportunidades em que menos vendas costumam acontecer pra testar ideias novas. Assim, se algo não sair como esperado, seus resultados podem ser menos impactados. Por isso, a dica aqui é evitar novidades em datas de grande movimento, como Dia dos Pais e Black Friday, a não ser que tenha feito uma preparação muito bem planejada pra isso!

E todo esse esforço é ainda mais importante pra empresas de pequeno porte, que têm equipes bem enxutas e um pouco mais de dificuldade em lidar com grandes mudanças de última hora.

O que é legal fazer 

Olha, em qualquer data comemorativa é bom negociar com fornecedores pra conseguir baixar os preços e manter margens de lucro! Isso vai fazer com que o seu e-commerce tenha produtos em condições de pagamento incríveis. E isso faz toda a diferença na internet, que facilita muito a vida dos consumidores na hora de fazer pesquisa de preço, né?

Outra dica é criar expectativas pra aumentar a atenção do cliente pra sua loja virtual, tá? Então, vale a pena anunciar todos os benefícios que você pode oferecer em cada data! E isso pode ser feito de vários jeitos diferentes. E tem algumas sugestões bem legais a seguir que vão te ajudar a ter ideias!

Social listening: tá em dúvida sobre o que funciona na hora de trabalhar cada data comemorativa com diferentes perfis de clientes? O social listening pode ajudar bastante! Esse trabalho vai facilitar sua vida na hora de entender o que os consumidores querem, o que eles acharam do que sua empresa já fez e em que os concorrentes acertaram. Saiba mais sobre ele aqui!

Guest post: o guest post é um texto que você faz pra ser publicado no site de outras empresas, tá? Você escreve sobre algum assunto que conhece bem e daí aproveita pra colocar um link pro site da sua loja! O bom é que isso ajuda a atrair leitores pra sua página e ainda mostra ao público como você e seu e-commerce são reconhecidos como uma fonte confiável de informação! Dá uma lida na nossa matéria sobre ele aqui!

Anúncios on-line: eles são um dos jeitos mais rápidos de atrair a atenção pra sua loja, viu? E podem aparecer tanto em outras páginas de internet, como blogs e sites de notícias, como redes sociais! Pra conhecer as ferramentas que vão te dar uma ajudinha pra fazer essa publicidade on-line, é só ler essa matéria aqui!

O que não fazer


Olha, alguns detalhes são fundamentais pra conquistar novos clientes, além de manter os antigos também! O primeiro é sempre fazer promoções de verdade! Tem até ferramentas que ajudam o consumidor a perceber quando o preço de um item subiu muito antes de uma data em especial. Anunciar desconto em cima de um preço que era maior do que a média do produto pode deixar a imagem do seu e-commerce bem ruim!

Dar descontos muito grandes, sem fazer o cálculo do seu custo, também não é uma boa. Valores baixos demais geram até desconfiança dos clientes, sabia? E também a expectativa de um preço atrativo demais não vai se manter pra próxima compra, já que não tem como manter a empresa funcionando se os recursos que entram não são suficientes, né?

Ah, e quer saber quais são algumas das principais datas comemorativas entre este mês de julho e dezembro? É só clicar aqui!

Gostou? Nós aqui do Magalu sempre temos dicas bem legais pros nossos parceiros, viu? Fica de olho no nosso blog!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa