Datas importantes para o varejo

9 datas importantes para o varejo alavancar as vendas em 2021

Ficar por dentro de todas as datas importantes para o varejo é essencial para quem trabalha com vendas. Afinal, isso o ajuda a se preparar com antecedência para aproveitar as oportunidades comerciais e explorar novos negócios que o permitam alcançar um retorno financeiro acima da média e, de quebra, um maior espaço no mercado.

Por essa razão, listamos nove datas comemorativas que merecem a sua atenção em 2021. Elas prometem estar entre os fatores que vão impulsionar o comércio varejista neste ano, levando-o a ter um avanço de 4,2%, como apontado em nota oficial da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Animado para saber mais a respeito? Então acompanhe!

A pandemia e o efeito dela no mercado varejista em 2021

Antes da gente discutir quais são as datas em questão, é importante ter em mente algo crucial: infelizmente, ainda existirão reflexos da pandemia em 2021. Enquanto a população não estiver vacinada, o coronavírus seguirá representando um risco sanitário grave.

Ou seja, as medidas de restrições quanto à circulação e à aglomeração de pessoas vai continuar em vigor em muitos estados do país. Outro exemplo, são as limitações e/ou reduções quanto ao horário, ao funcionamento e à capacidade dos comércios nas cidades, principalmente aquelas com mais casos de Covid-19.

Tudo isso acaba também afetando o comércio online, colocando-o na dianteira da preferência dos consumidores por maior praticidade, segurança e de menor exposição na hora da compra.

Não é pra menos que uma pesquisa produzida pela Ebit em parceria com o Instituto Nielsen e divulgada em artigo pela CNN, mostrou que o e-commerce terá um crescimento de 26% em 2021 — um percentual bem acima do que foi previsto pela CNC para o comércio varejista físico. 

Inclusive, a estimativa é que as lojas virtuais e os marketplaces movimentem nada mais, nada menos que R$ 110 bilhões neste ano. Isto é, um resultado que só mostra como eles vão se expandir e se consolidar ainda mais no mercado brasileiro.

A importância do planejamento

O planejamento é fundamental para aproveitar ao máximo as datas importantes para o varejo em 2021. Você tem como providenciar pesquisas de mercado, sondagens sobre os concorrentes e levantamentos sobre tendências do varejo.

Ou seja, de antemão, é possível ficar a par sobre quais são os produtos com mais saída nesses períodos, o perfil do consumidor mais recorrente neles, qual média de gastos as pessoas desejam ter e, inclusive, por onde os seus clientes vão comprar — nas lojas físicas ou nas lojas virtuais.

Informações valiosas que o ajudam a definir estratégias de vendas online para agradar e reter a clientela, atrair novos compradores e até mesmo alcançar novos nichos de mercado.

As 9 datas mais importantes para o varejo em 2021

Agora, depois de entender a importância do planejamento e os impactos da pandemia, veja quais são as principais datas para o varejo brasileiro em 2021.

1. Carnaval

A festa da folia e da celebração cultural costuma ser muito aguardada todos os anos. Porém, em 2021, ela está sendo cancelada ou reagendada, variando de estado para estado. O objetivo é claro: evitar aglomerações e, assim, reduzir as contaminações pelo coronavírus.

Por isso, é importante se manter informado sobre o status do Carnaval pra pensar em estratégias de como vender mais no período, mesmo que não haja celebrações.

2. Páscoa

A Páscoa é uma data que promove a união familiar, mas que também incentiva muitos eventos religiosos. Por isso, assim como o Carnaval, eles devem ser suspensos ou adaptados para o meio online, sem a presença de fiéis.

3. Dia das mães

O dia das mães é uma data para celebrar as heroínas da vida real, demonstrar o afeto e agradecer às mães por todo o comprometimento e amor incondicional que elas nos dão, não é mesmo? Em 2021, não será diferente!

4. Dia dos namorados

Já o dia dos namorados abre a porta para uma celebração do amor mais precavida e consciente, dada a situação da pandemia em que a gente ainda se encontra. O meio virtual, sem dúvidas, vai ser de grande ajuda pra matar a saudade e presentear o outro.

5. Dia dos pais

O dia dos pais, assim como o das mães, é uma data necessária e relevante pra que os filhos possam presentear e homenagear aqueles que não só deram a vida a eles, mas seguem sendo apoio, companhia e parceria em todos os momentos.

6. Dia das crianças

Outra data que não pode ficar de fora da nossa lista é o dia das crianças, que comemora essa fase tão bonita da vida e que é marcada pelas descobertas, a imaginação, a inocência e a pureza dos pequenos.

7. Dia do consumidor

O dia do consumidor ainda é recente no comércio brasileiro. Pra se ter ideia, ela apenas se tornou popular na última década. Apesar disso, já se firmou como uma data marcante a nível nacional porque celebra o consumidor e a importância dele para economia e o mercado, oferecendo o que ele mais gosta: boas oportunidades de ofertas e descontos pra comprar aquilo que ele precisa e deseja.

8. Black Friday

A Black Friday, por sua vez, é originalmente um dia de vendas tradicional dos EUA e sucede o feriado norte-americano de ação de graças. Essa é uma data conhecida por reunir as últimas grandes liquidações e promoções do ano.

Nas últimas décadas, ela tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil e é feita na internet, principalmente porque engaja bastante os consumidores.

9. Natal

Por fim, há o Natal, outra data que costuma promover a união familiar. Dessa vez, para celebrar o nascimento de Cristo. É uma época proveitosa para os negócios que atuam em setores como decoração e alimentação.

Como mostrado, há muitas datas importantes para o varejo em 2021, desde as mais tradicionais até aquelas que ganharam mais destaque nos últimos anos. Por isso, é importante conhecer as particularidades de cada uma.

Assim, dá pra promover o seu negócio com campanhas de anúncios na internet e lançar promoções e ofertas pra atrair novos clientes. Ainda é interessante assegurar o estoque dos produtos, investir na comercialização de novas mercadorias e treinar a sua equipe pra ofertar um atendimento de primeira nesses períodos.

Curtiu o texto? Então segue a gente no Instagram e no YouTube pra acompanhar mais dicas de como expandir o seu negócio e conquistar bons resultados!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa