Dia do consumidor

Dia do consumidor: entenda a relação dos clientes com a data

Você que já tem ou está pensando em ter um negócio online deve se atentar a alguns aspectos fundamentais para conquistar o sucesso desejado. Independentemente do nicho de mercado escolhido, tudo depende do poder de decisão de cada pessoa que visita o seu site. Daí a importância de campanhas de marketing específicas, como aquelas criadas para o Dia do Consumidor.

A data é de suma importância pelo fato de destacar a necessidade de levar você, empresário, a refletir sobre os detalhes que convencem uma pessoa a adquirir um produto da sua loja e não da concorrente. Mais do que isso, ela também estimula a observar as inevitáveis (às vezes sutis) mudanças comportamentais relacionadas ao próprio perfil de consumo de um dado público-alvo.

Para enxergar tudo isso de forma mais ampla, vale a pena analisar os dados coletados pela pesquisa feita pela Mind Miners sobre o Dia do Consumidor. Assim, você poderá elaborar um planejamento estratégico que dialogue com as necessidades da sua empresa e com o momento vivido pelo mercado.

Você quer mesmo alavancar as vendas do seu marketplace? Então, continue com a gente nas próximas linhas!

A relação dos clientes com o Dia do Consumidor

Recentemente, esta tem sido mais uma das datas importantes para o varejo aumentar as receitas de vendas por meio de campanhas de descontos e condições especiais de compra. Mas se você quiser que sua marca vá além disso, é preciso dedicar tempo à análise de algumas informações valiosas, combinado?

De maneira geral, é preciso fazer o exercício mental de descobrir o que leva alguém a adquirir um determinado produto. No caso de uma loja virtual, também é importante pensar nos motivos que fazem as pessoas desistirem das compras, esvaziando seus carrinhos.

Mesmo que a atitude final seja a de obter o item, ainda há outra questão, vinculada à marca, à loja etc. Afinal, nunca se teve tanta opção e diversificação de um mesmo (ou similar) produto à disposição das pessoas.

O ponto é que o cenário socioeconômico interfere profundamente nesses e em outros fatores relevantes para o ato de aquisição de serviços ou produtos. Isso porque ele está atrelado ao gasto de dinheiro, elemento que pode estar em falta ou em risco, de acordo com o contexto.

Em um período pandêmico, como o atual, as preocupações com a economia influenciam o consumo, pois, na dúvida, as pessoas se voltam aos itens essenciais. Porém, cabe notar que até mesmo a classificação do que é considerado essencial varia de um público para outro, não é verdade?

Isso ajuda a explicar por que empresas que pautam suas ações para públicos de maior poder aquisitivo tendem a se sobressair em crises econômicas. No entanto, o resultado também depende consideravelmente do ramo de atuação.

Dados importantes sobre o Dia do Consumidor para o seu negócio

Nesse sentido, a pesquisa da Mind Miners aponta dados que, se bem utilizados, podem se transformar em informações determinantes para aproveitar melhor o recente crescimento das vendas online.

Para começar, é bom dizer que 69% das pessoas ouvidas conhecem o Dia do Consumidor. O registro, por si só, demonstra a necessidade de as organizações darem mais atenção à data.

Afinal, ele indica que há certa espera pelo dia, assim como acontece em outros intervalos do ano, como o Dia dos Namorados. É evidente que algumas datas têm um peso comercial maior do que outras, mas isso não significa que você deva considerar somente aquelas de maior apelo, como o Natal, ok?

Quer uma prova disso? 43% das pessoas que participaram do levantamento disseram que pesquisam possíveis descontos oferecidos no Dia do Consumidor. Logo, existe um hábito de procura se consolidando, o que é uma excelente notícia para todo o comércio e, principalmente, para o online!

A razão disso é que, do total mencionado acima, 34% buscaram campanhas promocionais exclusivamente pela web. Aqui, entram pesquisas feitas nos mais variados canais de comunicação disponibilizados pela internet, como aplicativos das lojas, sites e redes sociais.

A referente consulta feita ao consumidor também mostrou que, apesar de toda essa busca, as empresas ainda não exploram o Dia do Consumidor como deveriam. De acordo com as pessoas ouvidas, 43% acreditam que os descontos ofertados foram apenas razoáveis.

Desse total, 45% e 44% das respostas vêm de consumidores pertencentes às classes sociais B e C, respectivamente. A classe A exibiu uma porcentagem um pouco inferior: 36%.

Entre as pessoas que compraram algum item na data comemorativa, as classes A e B aparecem bem próximas, com 24% e 21%, respectivamente. Já a classe C surge com apenas 13%. Com relação às faixas etárias, o destaque fica com os consumidores de idade entre 25 e 30 anos, com 19%, e entre 31 e 40 anos, com 18%.

Outro dado de extrema importância se refere às preferências de tipos de produtos de todas essas pessoas. No topo da lista de mais vendidos aparece o nicho de roupas, com 24%, seguido de perto pelos nichos de moda & beleza e de cervejas e bebidas alcóolicas, ambos com 22%. Em terceiro lugar, ficou o setor de livros, que registrou 20%. Em quarto, o mercado de games mostrou sua força, com 18% de vendas.

Ainda com relação ao nicho de roupas, vale salientar que a maior faixa do público consumidor pertence à classe A e C, com 30% cada. No que diz respeito às idades, o destaque fica com as pessoas com mais de 24 anos, que respondem por 27% das vendas. Elas também foram superadas pelos consumidores situados entre 31 e 40 anos, que representaram 38% do resultado total.

As mudanças no perfil do consumidor nas últimas décadas

À medida que você interpreta esses e outros dados da maneira correta, alcança uma dimensão mais nítida quanto à elaboração das próximas campanhas de vendas.

Um fator a se observar é o elevado grau de exigência do público consumidor. Das últimas décadas para cá, houve uma intensificação da atenção das pessoas quanto à jornada de compra.

Não é à toa que as empresas mais bem-sucedidas do mercado se dedicam a estudar profundamente novos métodos que ajudem a aprimorar a experiência do cliente. Você também pode começar a fazer o mesmo, tornando o Dia do Consumidor uma das melhores datas do ano para realizar ótimas vendas!

Quer saber por onde começar? Leia agora mesmo nosso post sobre como atrair e engajar consumidores!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa