dia do orgulho nerd

Como aproveitar o Dia do Orgulho Nerd no varejo

O dia 25 de maio está chegando e você já planejou como vender no Dia do Orgulho Nerd? Esse é um dos meses mais importantes para a cultura pop, tendo em vista que várias datas são comemoradas.

No dia 25/05 é comemorado o Dia da Toalha, uma referência à série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias. Além disso, em 04/05, ainda temos o Dia do Star Wars. Então, que a força esteja com você e com a sua loja.

Já que essa época faz bastante sucesso entre o público geek, nada melhor do que aproveitar tudo o que ela tem para oferecer para os negócios, não é? Vem com a gente, pois vamos dar ótimas dicas pra aumentar as vendas em maio!

O que é o Dia do Orgulho Nerd?

Pra começar, que tal entender um pouco mais sobre essas datas comemorativas para o público geek? No Dia do Orgulho Nerd são celebradas as obras que mais marcaram a cultura pop:

  • Star Wars;
  • Senhor dos Anéis;
  • Marvel e DC comics;
  • animações japonesas (os animes);
  • Game of Thrones;
  • Harry Potter;
  • League of Legends (LOL);
  • Friends;
  • entre muitos outros títulos de filmes, séries, jogos e livros, que fazem muito sucesso entre as pessoas.

No Dia do Orgulho Nerd, diversos eventos ocorrem pra reunir os fãs das mais diversas obras, como festivais, concursos de fantasias, competições de jogos, entre muitos outros.

Por isso, prepare-se para ver muitos personagens icônicos da TV e dos cinemas rodando pela sua página inicial das redes sociais e pelas ruas. Afinal, cada vez mais pessoas entram no espírito da comemoração e compartilham os seus gostos.

Além disso, será praticamente impossível não se deparar com, pelo menos, um may the force be with you (traduzido do inglês “que a força esteja com você”) por aí, durante o mês de maio.

Por que essa é uma oportunidade para vendas?

Não são apenas as pessoas que podem entrar nesse clima de homenagens às maiores obras da cultura pop. Para o comércio, essa é a época ideal para lançar promoções que alcancem esse público e que chamem a atenção de quem tem interesse em adentrar nesse mundo. 

Ou seja, essa é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas do seu negócio, seja físico ou virtual. De um lado, existem os fãs, que querem comprar mais produtos que fazem referência às suas obras favoritas. De outro, há as pessoas que, inspiradas por esse período, decidem dar uma chance para conhecer mais sobre a cultura geek.

Desse modo, quanto mais a sua loja se preparar pra lançar promoções temáticas e produzir conteúdo apoiando o Dia do Orgulho Nerd, mais fácil será para se destacar e aumentar o faturamento no mês de maio. Lembre-se também de que aproveitar as vendas sazonais é interessante pra conseguir um melhor giro de caixa.

Só que, pra acertar nas estratégias de marketing e de vendas, você precisa escolher as melhores jogadas. Para começar, conhecer bem o público faz toda a diferença para falar na mesma língua que os clientes ideais.

Quem é o público geek?

Deixe para trás todo o tom negativo que criaram, no início dos anos 2000, sobre quem era nerd — ou CDF, como chamavam antigamente. Agora, ser geek está totalmente em alta e cada vez mais pessoas se rendem pra conhecer o que esse universo tem a oferecer.

O mundo nerd, na verdade, abrange diversas culturas. Sua principal característica é valorizar obras relacionadas à fantasia e à criação de novos universos, como é o caso de:

  • Star Wars, com os conflitos que ocorrem em uma galáxia muito, muito, muito distante;
  • Game of Thrones, em um ambiente medieval, na luta por quem conquista o trono de ferro de Westeros;
  • Senhor dos Anéis, também medieval, que traça toda a história em volta de um anel, com propriedades mágicas, e muitas criaturas míticas;
  • Harry Potter, que traz as aventuras do bruxo mais querido de todo o mundo;
  • Marvel e DC, apresentando histórias dos mais diversos heróis, como Vingadores, X-Men, Batman, Superman, Liga da Justiça etc.;
  • Matrix, que mostra um universo distópico, tecnológico e repleto de reflexões filosóficas;
  • entre várias outras franquias de filmes, livros, jogos digitais e séries de TV.

O público geek nada mais é do que um grupo de pessoas que apreciam esse tipo de produção. Como consequência, costumam usar uma linguagem que faz referência a essas obras e adota um estilo de vida baseado nessas tendências.

Qual o valor movimentado por esse público nerd/geek?

Sabe qual é o segredo pra conquistar o público geek? Compartilhar dos valores que eles mais apreciam. Ou seja, é só mostrar que gosta também desse mundo repleto de referências a obras cinematográficas e literárias.

A boa notícia é que o comércio também consegue fazer isso e, inclusive, transformar esses valores em uma estratégia pra aproximar o público do negócio. Assim, é possível ter uma maior fidelização dos clientes, gerar identificação com a marca e se desenvolver dentro de um nicho do mercado.

Quer saber, de uma vez por todas, quais são os principais valores movimentados pelo público nerd? Dentre todos eles, podemos destacar os seguintes:

  • forte apego à tecnologia;
  • interesse por histórias de ficção científica;
  • engajamento com obras fictícias;
  • preferência por histórias repletas de valores, filosofias e conteúdos bem elaborados;
  • exigência pela qualidade dos produtos e fidelidade à obra original;
  • curiosidade por conteúdos exclusivos e que permitam se aprofundar em conhecimentos sobre uma determinada história.

Como preparar sua loja para o Dia do Orgulho Nerd?

Já deu pra perceber que agradar o público geek nem sempre é uma tarefa fácil, não é? Por isso, prezar pela qualidade e atenção aos detalhes vai fazer toda a diferença pra se destacar no Dia do Orgulho Nerd.

Quer ajuda nessa preparação? A seguir, veja ótimas dicas pra garantir todos os cuidados necessários para gerar destaque à sua loja nessa época!

Decore a loja com elementos temáticos

Pra começar, vale a pena mostrar que a sua loja está atenta à chegada do Dia do Orgulho Nerd. Utilizar imagens e símbolos que fazem referência aos personagens mais famosos e amados da cultura pop é um ótimo passo.

E não pense que essa dica vale só para as lojas físicas. Os estabelecimentos virtuais também devem usar elementos temáticos, como nas fotos de perfil das redes sociais ou dentro do próprio site de vendas online, para entrar no clima. 

Faça posts em redes sociais

A produção de conteúdo digital, principalmente em espaços de alto acesso, como as redes sociais, também é uma ótima maneira de se engajar com a causa. Então o que acha de planejar as postagens?

Lembra que falamos que a linguagem faz toda a diferença? Sendo assim, não poupe nas expressões temáticas, como citações das principais obras, e experimente fazer conteúdos mais descontraídos. Nesse caso, vale até usar algumas piadinhas internas para mostrar que a loja é realmente fã da cultura.

Realize algum sorteio ou promoção específica

É claro que as promoções não podem faltar quando chegam as datas sazonais. Afinal, é isso que vai fazer com que mais pessoas prefiram comprar com o seu negócio do que com os concorrentes.

Só não se esqueça de que, antes de lançar uma promoção ou fazer descontos no valor dos produtos, é importante realizar um bom planejamento financeiro. Assim, você garante que essas estratégias não prejudiquem a loja, mas que tragam ótimos retornos.

Além disso, sempre tem como ir além. Por exemplo, fazer um sorteio temático aumenta ainda mais o alcance da marca e faz com que mais pessoas se interessem pela loja.

Aqui, concursos de fantasias ou, até mesmo, de memes, podem ser boas estratégias. Outra ideia é oferecer cupons no final de cada compra, para que os clientes preencham os dados pessoais e participem de sorteios para ganhar prêmios temáticos.

Organize o estoque

Anote uma dica importante pra caprichar nas ações promocionais: gestão de estoque. Nesse período, as vendas tendem a aumentar. Por isso, é importante ter produtos suficientes pra atender a essa nova demanda.

Afinal, você não vai querer atrair novos clientes para, quando finalmente chegar o momento de venda, ter que avisar que o produto se esgotou. Ou, pior ainda, vender um item online, mas descobrir que está em falta no estoque.

Para evitar todos esses transtornos, nada melhor do que agir com força na gestão de estoque. É por isso que se planejar com antecedência faz toda a diferença. Assim, você tem tempo o suficiente para juntar dinheiro pra investir nessa estratégia e pra que as mercadorias cheguem dentro do prazo.

Aposte em bons fornecedores

Ao comercializar um produto voltado para o universo nerd, você tem duas possibilidades: 

  • acertar na escolha e se tornar uma referência para o público;
  • deixar algum detalhe passar e receber inúmeras críticas dos fãs, com altas chances de se tornar um meme na internet.

A segunda opção acontece muito com os estabelecimentos que não se apegam aos detalhes. Por exemplo, na venda de bonecos colecionáveis, os famosos action figures, quanto mais fiel o produto for da obra original, maior a preferência do público.

Por outro lado, se a qualidade do item não for a melhor, a credibilidade da sua loja vai cair bastante entre esse grupo de pessoas. Afinal, isso prejudica a estética do produto e mostra que o estabelecimento, na verdade, não está engajado com a cultura pop. 

Invista no marketplace

Independentemente de ter uma loja física ou virtual, marcar presença nos marketplaces é sempre uma ótima ideia. Esses são espaços que recebem um enorme volume de visitas online diariamente. Ou seja, aumentam as chances de mais pessoas encontrarem o seu negócio.

Em épocas sazonais, ter a sua loja dentro de um marketplace favorece o alcance ao público desejado. Além disso, esse tipo de plataforma oferece toda a segurança e a praticidade pra organizar o negócio, mesmo com o aumento da demanda de pedidos. Em outras palavras, você só tem vantagens.

O que vender no Dia do Orgulho Nerd?

Agora, vamos pensar na oferta de produtos que você pode trazer para o Dia do Orgulho Nerd? Aqui estão algumas opções de itens que fazem bastante sucesso nessa época!

Livros

Esse é o momento ideal para vender boxes de trilogias famosas na cultura pop. Isso porque, quem é fã quer ter a obra completa em casa, e quem apenas tem interesse pode comprar tudo de uma vez para conhecer a história inteira.

Outra estratégia é vender edições especiais. Lembra que o público geek gosta de exclusividade? Ter exemplares que não são encontrados tão facilmente no mercado aumenta a satisfação e, inclusive, dá um toque extra na decoração da casa dos clientes.

Games

Promoções e estreias de jogos também são muito comuns no mês de maio. Por isso, que tal ver o que está em alta entre os gamers e garantir que o seu estoque esteja repleto desses títulos?

Existem outras estratégias que podem funcionar aqui. Vender cartões pré-pagos para lojas de jogos digitais, como Steam, PlayStation Store, XBox, Google Play e Nintendo, também atrai o público.

Artigos de decoração

Ícones temáticos sempre fazem parte da casa de quem gosta bastante da cultura pop. Não é à toa que artigos de decoração saiam tanto nessa época. Por isso, vender bonecos colecionáveis, quadros, canecas e almofadas, por exemplo, é interessante no Dia do Orgulho Nerd.

Roupas temáticas

É claro que as peças de vestuário não poderiam ficar de fora da lista. Camisetas e acessórios temáticos são uma febre na moda geek e podem ser os itens mais procurados nessa época, principalmente se estiverem com alguma promoção associada.

Acessórios de informática

A afinidade com a tecnologia é uma característica marcante dos nerds, lembra? Por isso, acessórios de informática que fazem referência às obras de destaque da cultura pop também são boas opções de produtos pra venda em maio. 

O mesmo vale para itens tecnológicos, como pen drive, SSD, HD externo, teclado e mouse gamers, entre outros. Aqui, oferecer peças inovadoras vai aumentar ainda mais a procura, por conta do diferencial atribuído ao produto.

Viu só como vender no Dia do Orgulho Nerd tem de tudo pra fazer a sua loja faturar mais? Tudo o que você precisa fazer é apostar nas melhores estratégias pra conversar com o público e ganhar a sua preferência. 

Gostou das nossas dicas? Então saiba como contar com o apoio de um marketplace da Magalu!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa