Assuntos para Instagram

11 dicas de assuntos para vídeos no YouTube e publicações no Instagram

Manter as redes sociais atualizadas se tornou cada vez mais necessário para atrair os clientes e deixá-los bem engajados, não é mesmo? Só que escolher temas pra postar no YouTube e assuntos para Instagram pode ser bem desafiador na maioria das vezes. Você também sente isso?

Além de saber sobre o que falar, tem que postar com frequência para o seu público não esquecer seu e-commerce e pra garantir que o algoritmo vai entregar os conteúdos para os seus seguidores. Muita coisa para pensar, né?

E se alguém contar para você que existem várias dicas que vão deixar seu dia a dia de gravação bem mais prático? Nós aqui do Magalu temos algumas bem legais! Vem conferir neste post!

Assuntos para os seus vídeos do YouTube

O YouTube é uma plataforma que permite fazer vídeos de diversos estilos e com um formato que permite que eles sejam assistidos em diferentes telas, como o celular, tablet, computador e até mesmo na televisão. Essa é uma vantagem que você pode aproveitar pra fazer com que os seus clientes fiquem cada vez mais perto e para participar do dia a dia do seu público.

Veja 6 sugestões de assuntos que vale a pena abordar nos vídeos do YouTube e dicas para garantir uma boa produção de conteúdo!

1. Dúvidas dos clientes

Se você já começou a postar, fique de olho nos comentários das pessoas. Sempre aparecem algumas dúvidas que é possível abordar em outras produções! E no final de cada vídeo, é legal pedir pra comentar o conteúdo, tá? Isso mostra que você quer ouvir o que as pessoas têm a dizer!

2. Produtos específicos

Mesmo parecendo óbvio falar sobre algum produto que seu e-commerce vende, isso é importante. Afinal, sempre existe pelo menos uma pessoa com dúvidas na hora da compra e que não conhece os seus produtos ou a loja no marketplace.

Além disso, é importante explicar sempre as qualidades dos produtos. Por exemplo, no caso de um smartphone ou computador, não adianta dizer apenas qual é o processador. No lugar disso, informe os dados básicos e explique o que dá pra fazer com o aparelho, se é um modelo ideal para tarefas básicas ou que roda programas pesados.

3. Listas de melhores itens

Você sabia que as pessoas simplesmente adoram listas em que produtos são comparados? O legal é que cada item pode ser apresentado como ideal pra uma parte do seu público.

Se a sua loja tem várias cafeteiras, por exemplo, você pode fazer uma classificação das atuais! Assim, dá pra mostrar um modelo mais prático, simples e ideal para o dia a dia de quem gosta de café puro, outroperfeito pra quem quer várias bebidas diferentes e um terceiro intermediário, que tem valor em conta e opções variadas de cafés. Demais, né?

4. Temas gerais de interesse

Não precisa tratar apenas dos produtos específicos que você vende, tá? Por exemplo, pra e-commerces de beleza e estética, pode ser interessante dizer como usar shampoos ou esmaltes pra que eles durem mais tempo! Ou, então, dê exemplos de misturas de tons pra deixar as unhas pintadas bem estilosas.

É possível até contar as suas experiências pessoais ou alguma história que chegou até você, explicando como o item podia ter sido mais bem aproveitado. Daí o público percebe que sua loja está atenta às necessidades do cliente, sabe?

5. Entrevistas e parcerias

É muito bom chamar convidados que possam trazer informações interessantes para o vídeo. Se sua loja virtual é de artigos esportivos, dá pra entrevistar um atleta que fale sobre a diferença que esses acessórios fazem na prática!

Além disso, convidar lojas parceiras que complementam os seus produtos é outra dica de sucesso. Se você trabalha com móveis, que tal fazer um vídeo com alguma pessoa de uma loja de produtos de decoração? Fica incrível e dá várias ideias novas para o seu público!

6. Cronograma de vídeos

Outra dica valiosa é montar um cronograma de postagem dos conteúdos. O legal de fazer esse planejamento é que fica mais fácil elaborar vídeos para datas comemorativas, por exemplo. E também seu dia a dia de gravação fica mais organizado, né?

Assuntos para o Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas pelo público, devido à sua versatilidade para conferir conteúdos visuais, como fotos e vídeos. Além disso, a plataforma é repleta de recursos que ajudam a atrair clientes, como Reels, IGTV, hashtags e Stories.

Outro ponto positivo é que dá pra conversar com os clientes pelos comentários e pelas mensagens diretas. Isso é ótimo para se aproximar do público, tirar dúvidas e resolver problemas rapidamente. Isso sem contar que as pessoas amam receber uma atenção extra das lojas em que consomem, não é mesmo?

A seguir, confira 5 assuntos que você pode utilizar para produzir conteúdos para o Instagram!

1. Apresente-se

Tenha uma postagem apresentando quem está por trás da loja. Essa é uma estratégia que ajuda a ganhar a confiança dos clientes e, ainda, contar um pouco da história da criação do e-commerce.

Aproveite para deixar o vídeo salvo no feed de publicações ou, se preferir gravar Stories, coloque-os nos destaques para que os novos visitantes possam ter um acesso fácil ao conteúdo.

2. Mostre os bastidores da produção

Que tal mostrar os bastidores da sua loja? Você pode, por exemplo, gravar vídeos curtinhos mostrando como é feita a embalagem dos pedidos ou como a equipe se organiza para entregar tudo direitinho aos clientes.

Além de ser um conteúdo relaxante para quem está assistindo, é uma estratégia de vendas fantástica, pois serve pra apresentar os processos internos com transparência, ganhando ainda mais a confiança dos seguidores.

3. Coloque depoimentos de clientes satisfeitos

Quer mais uma forma de fazer com que as pessoas acreditem no potencial da sua loja? Então, mostre como os clientes ficam satisfeitos com os seus produtos. Essa é uma ideia e tanto para dizer que o seu e-commerce é comprometido em oferecer o melhor ao público.

4. Faça conteúdos que agreguem

Da mesma forma que não é necessário falar apenas dos produtos que você vende no YouTube, é possível fazer conteúdos para o Instagram que agreguem valor ao dia a dia dos clientes. Umas dicas práticas ali, sugestões de filmes e séries aqui. Vale de tudo que esteja de acordo com a preferência do público e combine com a sua marca.

5. Interaja nos Stories

Já percebeu que os Stories são espaços enriquecedores? Ali, dá pra trocar ideias, fazer avisos, apresentar novos produtos, mostrar as promoções, falar sobre o dia a dia da loja e, ainda, interagir com os clientes.

Portanto, aproveite bem essa oportunidade. Tente produzir Stories diariamente, para manter um bom volume de conteúdo e fazer com que a rede social ajude o seu perfil a chegar a mais pessoas.

Gostou das dicas de assuntos para Instagram e YouTube na hora de gravar vídeos? Então, comece agora mesmo a produzir os seus conteúdos. Aproveite o momento pra superar a timidez na hora de gravar e se aproximar dos seus clientes!

Fala sério, aqui no Magalu nós temos dicas incríveis para os nossos parceiros, né? Quer ver mais um material interessante? Então, confira também como caprichar na estratégia de marketing para marketplace!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa