Diferença entre e-commerce e marketplace

Qual a diferença entre e-commerce e marketplace?

Os comércios online são ótimas oportunidades pra expandir os negócios e conseguir aumentar as vendas. Cada vez mais as pessoas buscam essa alternativa pela praticidade na compra, viu? Porém, se a empresa pretende ingressar nesse mercado precisa entender a diferença entre e-commerce e marketplace.

Você sabe o que muda em cada um? A gente sabe que muita gente confunde esses termos e acredita que eles são sinônimos. Só que existem aspectos distintos entre os dois modelos. Que tal entender melhor a diferença entre e-commerce e marketplace e quais são as vantagens de cada um? Dá só uma olhada!

O que é um e-commerce?

O e-commerce é um comércio eletrônico, então, engloba todas as compras feitas pela internet, utilizando computadores, celulares e tablets. Nesse caso, a empresa precisa criar um site pra poder comercializar seus produtos livremente.

Imagine só que você tem uma loja de eletrônicos no shopping da sua cidade, mas com capacidade de vender pra mais pessoas e entregar em diversas regiões. Bom demais, não é? É um potencial grande de retorno, mas aí vai ser preciso investir na ideia de vender pela internet.

O seu site vai contar com uma página de vendas com todas as funcionalidades, como carrinho de compras, formas de pagamento e suporte ao consumidor. Ao fazer isso, você criou um e-commerce, entendeu? Simples assim!

O que é um marketplace?

O marketplace já é um lugar onde as pessoas podem comercializar produtos e comprar os itens desejados, porém, as negociações ocorrem pela internet.

Aqui, existe um site que abre espaço pra que vários lojistas consigam vender seus produtos. Acontece que esse conceito evoluiu bastante e, agora, é possível encontrar essa opção em sites de grandes varejistas — como o Magalu!

A ideia é que o e-commerce de uma grande rede abra espaço pra que outros vendedores comercializem seus produtos. É como se fosse um vasto shopping center, só que online. Dá pra todo mundo ver produtos de diferentes lojas no mesmo site, por exemplo.

Com um site próprio criado ou não, você pode se cadastrar no marketplace, criar um perfil, incluir os produtos vendidos e iniciar as vendas. A plataforma escolhida vai oferecer toda a estrutura necessária. Então, ele pode ser usado como canal principal de vendas ou enquanto meio complementar, pra atingir um público ainda maior.

Quais são as vantagens de cada uma das plataformas?

Ao comparar os dois conceitos, deu pra notar que a diferença entre e-commerce e marketplace está em seu formato, certo? Enquanto o primeiro tem um modelo exclusivo pra uma única loja, o segundo permite a comercialização de itens de diversas empresas.

Provavelmente, você quer saber qual modelo escolher. Cada um apresenta vantagens específicas, então, listamos as principais pra ajudar. Acompanhe!

Vantagens do e-commerce

O comércio eletrônico traz alguns benefícios interessantes. Vamos ver?

Maior controle da competitividade

O e-commerce trabalha de forma individual, então, é possível controlar melhor a concorrência. Como o marketplace conta com várias lojas, o consumidor tem acesso a todas as ofertas ao pesquisar um produto, não é assim?

Isso pode fazer com que ele opte mais facilmente pelos produtos dos concorrentes, ou seja, a competitividade é maior. Não há dúvidas de que a internet já oferece um ambiente concorrido e que as ferramentas de busca podem trazer esse mesmo efeito. O jeito é aproveitar seu próprio e-commerce pra se destacar.

Lucratividade

O e-commerce não precisa pagar taxas, logo, dá pra ter uma lucratividade maior. Mas é preciso fazer essa avaliação com atenção, com projeções e comparando dados. Primeiro, considere o investimento necessário pra manter o site ativo em comparação ao marketplace. Outro ponto é o volume de vendas, já que você vai precisar de um bom público pra conseguir mais conversões e aumentar o retorno obtido.

Vantagens do marketplace

Já o marketplace conta com outros benefícios que merecem destaque. O primeiro é a possibilidade de ter os produtos comercializados em grandes portais criados por lojas que já têm reconhecimento no mercado e uma boa reputação entre os clientes.

Isso traz mais credibilidade às empresas que decidem se tornar parceiras, concorda? Só que existem mais vantagens que devem ser consideradas pra garantir a melhor escolha. Veja quais são!

Oportunidade de crescimento

Ao utilizar um marketplace de empresas reconhecidas, você tem mais chances de crescimento. Isso porque a plataforma já tem maior visibilidade, então, traz pra você um público frequente com acesso às suas ofertas. Assim, basta investir em uma boa estratégia de preços e na criação de ótimos anúncios pra ter mais chances de sucesso nas vendas de marketplace.

Menor custo na operação

Você não precisa ter muitos custos pra implementar a estratégia. Os gastos de implementação de um e-commerce costumam exigir a criação de uma plataforma de vendas completa, estratégias incisivas de divulgação do site e diversos sistemas de segurança do ambiente online. O marketplace já oferece esse pacote completo, o que reduz as despesas necessárias pra começar a vender online.

Facilidade de implementação

O processo pra implementar a estratégia é mais simples, já que todo o sistema está pronto. Além do mais, é comum que o marketplace ofereça suporte aos lojistas pra ajudar no início dessa jornada. Somado a isso, os clientes vão ter toda a segurança necessária pra comprar online, aumentando o nível de confiança da sua loja.

O marketplace consegue oferecer mais diferenciais competitivos e ajuda sua empresa a conseguir maior destaque, além de garantir economia e segurança aos clientes e vendedores. Deu pra notar? Mas, para aproveitar todos os benefícios, é essencial ter um bom parceiro de vendas, pra trabalhar nesse modelo, combinado?

Agora que você já sabe a diferença entre e-commerce e marketplace, esperamos que consiga identificar a melhor estratégia pra sua empresa. Em alguns casos, também é possível combinar as ferramentas: criar um e-commerce, mas trabalhar também com um marketplace pra potencializar os resultados e aproveitar os benefícios dos dois recursos.

Quer mais dicas sobre como vender online e ter sucesso na internet? Então, antes de ir embora, segue o Magalu Marketplace lá nas redes sociais — Instagram e YouTube — e fique por dentro das novidades!

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