dropshipping e marketplace

Qual a diferença entre dropshipping e marketplace? Entenda

Que a internet abre as portas para a venda de produtos, não há dúvida, certo? Mas, pra participar do e-commerce, é necessário escolher entre as opções: loja virtual, marketplace ou dropshipping. A loja virtual é conhecida de muita gente, mas qual é a diferença entre dropshipping e marketplace?

Pra que você possa vender com segurança no ambiente online, precisa ter informações sobre as diferentes formas de explorar o e-commerce.

Por isso, preparamos um post especial sobre o assunto pra ajudar você! Continue a leitura e entenda como funciona o dropshipping e o marketplace. Assim, você saberá qual é a melhor opção para as suas vendas!

Como funciona o dropshipping?

O dropshipping é um modelo de negócio em que o vendedor faz a intermediação da venda. Assim, ele tem uma loja virtual, anuncia o produto e, quando o cliente faz a compra, o pedido é encaminhado diretamente a um fornecedor parceiro (em muitos casos um importador).

A partir dessa etapa, todos os processos, como embalar e enviar o produto, ficam por conta da empresa fornecedora. Dessa maneira, o vendedor cuida apenas do processo de venda, visto que as questões de estoque e entrega são de responsabilidade do fornecedor.

Então, o empreendedor que opta por esse modelo participa de uma parte dos lucros da venda. Há a vantagem de não precisar ter um local físico para guardar as mercadorias, de não ter o gasto com o envio dos produtos, nem a preocupação com logística.

Por outro lado, é fundamental trabalhar com um fornecedor sério, que honre com seus compromissos. Esse cuidado é importante, pois com o dropshipping, o vendedor não controla as etapas de entrega.

Além disso, é importante ter uma comunicação eficiente com o fornecedor para saber a quantidade de itens em estoque, visto que a imagem do vendedor ficaria abalada se o cliente comprar um produto que não está disponível.

Outro ponto é conhecer bem os produtos com os quais você trabalha para não correr o risco de vender algo de qualidade duvidosa para o seu cliente. É preciso ainda ter preparo para agilizar todo o processo de troca (caso necessário), pois o contato é feito com a sua loja. Isso ocorre porque o cliente não tem ciência de que existe esse modelo de negócio por trás da compra realizada.

Assim, como você observar, existem diversas facilidades para o empreendedor que escolhe o dropshipping. Mas é preciso selecionar com bastante critério os fabricantes pra ter não apenas produtos de qualidade, mas também compromisso com os prazos de entrega.

Como funciona o marketplace?

O marketplace pode ser comparado a um shopping virtual, em que os empreendedores realizam toda a operação de venda. Desse modo, você pode ter a sua loja virtual em grandes sites de vendas, o que garante uma ampla visualização dos seus produtos. Tudo funciona por meio de uma parceria, em que o pequeno varejista tem todos os recursos que precisa pra vender online, inclusive as ações de marketing.

Por exemplo: se vende brinquedos, cabe a você oferecer produtos de qualidade, caprichar nas fotos, descrição dos itens e trabalhar com preços competitivos. Além disso, você precisa ter organização e um bom planejamento quanto aos estoques. Assim, não corre o risco de oferecer um produto que já tenha acabado e que demorará a ser reposto.

É necessário ainda atenção com a logística para realizar as entregas com qualidade e deixar o seu cliente satisfeito. Em resumo, é um modelo de negócio em que você se associa a uma grande marca, como o Magalu Marketplace. Tem ainda o fato de você ter mais autonomia sobre todo o processo de venda.

E vale ressaltar que, ao utilizar o marketplace, você não precisa investir em um domínio próprio, nem em formas de divulgação. Em relação ao custo, no caso do Magalu Marketplace, por exemplo, você apenas paga uma comissão sobre as vendas realizadas.

Por fim, quando você realiza esse tipo de parceria, pode aproveitar diferentes recursos pra alavancar a sua loja, porém é preciso ter em mente a necessidade de seguir as regras estabelecidas pela plataforma. Uma delas diz respeito ao modo correto de fazer as fotos dos produtos.

Dropshipping ou marketplace? Afinal, qual é a melhor opção?

Depois de acompanhar o funcionamento dos modelos dropshipping e marketplace, pode surgir a dúvida: qual é a melhor opção para o vendedor. Como você viu, apesar de os dois sistemas estarem relacionados com o comércio eletrônico, o dropshipping limita a sua atuação.

É claro que pode ter vendedor que está interessado em apenas fazer a intermediação da compra, mas, como foi ressaltado, é preciso ter parcerias com fornecedores de referência. Ter essa precaução garante que os prazos serão cumpridos, evitando aborrecimentos com os clientes.

Em contrapartida, se você escolhe trabalhar em parceria com um marketplace terá o domínio sobre todo o processo de venda, como colocar seu produto na vitrine da plataforma (cuidando da foto e descrição), fazer o controle do estoque e acompanhar entrega ao cliente.

No Magalu Marketplace, você ainda conta com o Magalu Entregas. Dessa forma, caso seja necessária alguma troca, consegue realizar o procedimento de maneira mais ágil, pois não depende de um fornecedor. Ou seja, é um meio de fidelizar o público.

No caso do marketplace, há ainda o diferencial de colocar seus produtos à venda em um site de e-commerce de grande reconhecimento nacional. Com isso, os clientes têm mais confiança para comprar, um fator que vai impulsionar o seu negócio.

Você ainda aproveita a divulgação dos produtos realizada pela plataforma parceira, podendo aparecer com destaque nos motores de busca, como o Google. Com isso, mais pessoas têm acesso à sua loja.

Quer entrar no e-commerce e fica na dúvida entre dropshipping e marketplace? Com este post, você pôde conferir os prós e contras de cada modelo de negócio. Caso decida pelo marketplace, a precaução é escolher uma plataforma de referência, como o Magalu!

Você gostaria de conhecer todas as vantagens do Magalu Marketplace? Acesse a nossa página e descubra os diferenciais de fazer parceria com a gente!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa